Confira os vencedores do Startup Weekend Unisinos

Evento ocorreu na Unitec e contou com mais de 100 participantes

Foto: Divulgação

De 20 a 23 de maio ocorreu na Incubadora Tecnológica – Unitec, unidade de inovação e tecnologia da Unisinos, localizada no Campus São Leopoldo – o Startup Weekend Unisinos.

O evento contou com mais de 100 participantes e, no último dia, as três equipes vencedoras foram premiadas. A primeira, com seis meses de incubação na Unitec e, as demais, com três meses de incubação. De acordo com Eduarda Sawaya, organizadora do evento, os critérios de julgamento dos projetos em eventos Startup Weekend são divididos em sessões principais. Os times são julgados de acordo com três critérios: validação, execução e design e modelo de negócios.

“No quesito validação consideramos se o time saiu e conversou com os clientes, se resolveu o problema e identificou um nicho de mercado específico. Sobre a execução e design, avaliamos se a equipe já tem um MVP ou protótipo e se é funcional. Já no que diz respeito ao modelo de negócios, é avaliado o problema a ser resolvido, se é uma ideia única e quais serão os passos realizados para o negócio ter sucesso”, pontua.

Nessa edição, o primeiro lugar foi ocupado pelo aplicativo DEEPER, que tem por objetivo criar uma rede de relacionamento que se baseia nos interesses em comum entre as pessoas. Idealizador da ideia, Leonardo Alves da Costa, estudante de Engenharia Mecânica da Unisinos, explica que o grande diferencial em relação aos aplicativos de relacionamentos tradicionais é que ele não se restringe somente à aparência física. “Após um tempo determinado de conversa a pessoa pode escolher revelar sua identidade ou não”, destaca.

Segundo Costa, o Startup Weekend foi uma grande oportunidade para alavancar o projeto. “Trabalhar com colegas da área de tecnologia foi muito importante para o desenvolvimento do aplicativo. Já estamos nos empenhando em seu aprimoramento e, em julho, esperamos que ele já esteja disponível para o público”, comemora.

Facilidade e sustentabilidade

O App LIMPE JÁ recebeu o segundo lugar. Bruno Kindel, um dos autores da ideia, explica que o objetivo do aplicativo é unir diaristas com pessoas que precisam de alguém para limpar sua casa. “Como nossa equipe não tinha nenhum integrante que atuasse na área de desenvolvimento e design, não conseguimos disponibilizar o aplicativo na Apple Store e na Play Store, mas estamos trabalhando no desenvolvimento dele e em breve as pessoas poderão utilizá-lo nos seus smartphones”, explica.

Já o terceiro lugar foi ocupado pelo projeto RYD – Reach Your Dreams, que consiste na confecção de cadeira de rodas com material especial, que se adapta ao corpo da pessoa e ao longo do dia faz pressão em diferentes partes do corpo do cadeirante. A equipe que idealizou o projeto é formada por seis estudantes de Engenharia Mecânica e um estudante de Engenharia Elétrica.

O autor da ideia, Lucas Lopes de Morim Oliveira, conta que a cadeira foi concebida visando o conforto do usuário. “Foi desenvolvido um sistema de amortecimento inovador que possibilitará a redução do impacto que o cadeirante sofre quando utiliza a cadeira em terrenos um pouco mais acidentados. A cadeira, possui ainda, um sistema de bolsões de ar sobre o assento, permitindo a alteração da zona de concentração de pressão o que irá reduzir a formação de ulceras nos usuários. Ela também tem regulagem de altura e inclinação do encosto”, pondera.

Além disso, a cadeira possui materiais ecológicos alternativos, por isso é compacto e leve o suficiente para ser entregue pelos correios para qualquer lugar do Brasil. “A compra da cadeira poderá ser realizada on-line em nosso portal, onde também são encontradas todas as peças de reposição e kits de manutenção necessários para deixar a cadeira sempre em ótimas condições”, finaliza.