Formação de Gestores

Evento aconteceu nesta quinta-feira, 16/1

Crédito: Matheus N. Vargas

A manhã desta quinta-feira, 16/1, foi marcada pelo evento Formação de Gestores, que faz parte da Capacitação Colegiado Unisinos 2020/1. A atividade, que aconteceu no Campus Porto Alegre, teve como objetivo aprofundar o conhecimento institucional e fortalecer o exercício da gestão e liderança universitária, a partir das competências previstas no PDI 2019-2023.

Na abertura do evento, a responsável pela Formação Docente, Viviane Weschenfelder deu boas-vindas aos gestores presentes e destacou a programação da Capacitação. Na sequência, o vice-reitor, Pe. Pedro Gilberto Gomes falou sobre a importância desse momento de compartilhamento com os coordenadores. “Temos que compartilhar os traços que são da Unisinos e que justificam a nossa existência como universidade da Companhia de Jesus”, afirmou.

O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI Unisinos foi apresentado pelo professor Artur Jacobus. Ele falou sobre o trabalho da gestão com e a partir do Plano e destacou que o resultado é fruto de um trabalho coletivo. “O PDI é um Plano de Desenvolvimento Institucional, então tem a ideia de movimento. É importante pensar o PDI como uma sinalização para onde ir. As pessoas vêm para a universidade porque elas querem desenvolver uma profissão, elas estão pensando no seu trabalho. E isso está no cerne da nossa missão”, explicou.

Crédito: Matheus N. Vargas

Sustentabilidade econômico-financeira da Unisinos foi o tema abordado pelo pró-reitor de Administração, Luiz Felipe Vallandro. Na oportunidade, ele apresentou pontos que são levados em consideração para manter a estabilidade e destacou a relevância da sustentabilidade econômico-financeira para a Universidade. “Por isso, é importante que todas as nossas decisões estejam embasadas e sejam possíveis de serem atingidas”, completou.

Crédito: Matheus N. Vargas

O pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Alsones Balestrin falou sobre Pedagogia Universitária no Século XXI. “A Universidade precisa continuar sendo relevante em um século de muitas transformações. E o que mais chama atenção é a transformação digital que está mudando não só o contexto das universidades, mas está transformando a própria sociedade”, afirmou.

Crédito: Matheus N. Vargas

Balestrin explicou que essas mudanças vão afetar as organizações. E acredita que a forma de ensinar, aprender, trabalhar em sala de aula e de fazer gestão acadêmica, certamente, precisa ser contextualizada dentro desses grandes desafios do século XXI. “E como vamos continuar sendo relevantes para a sociedade? Formando e preparando para a sociedade, profissionais competentes tecnicamente, mas também pessoas com uma formação integral dentro da pedagogia inaciana”, ressaltou.

O encerramento do evento ficou por conta do reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino que falou sobre a missão, visão, credo e valores da Unisinos. Na ocasião, o reitor destacou a importância da formação integral da pessoa humana e a produção do conhecimento.

Crédito: Matheus N. Vargas

“Aqui é um ponto importante no que estamos vivendo como sociedade humana. A transformação da produção em todos os sentidos. Desde a econômica, a cultural e a produção do conhecimento. Aquilo que até pouco tempo chamávamos de revolução tecnológica. Acredito que essa questão desvela que ainda não temos a dimensão de que está se tratando do nascimento de uma verdadeira civilização científico-tecnológica”, concluiu.

A Capacitação Colegiado Unisinos 2020/1 segue com atividades até esta sexta-feira, 17/1.