Unisinos recebe o seminário Sistema Judicial, Direitos Sociais e Doutrina Franciscana

Evento foi realizado pelo canal da Universidade no Youtube e teve a participação do reitor, Pe. Sérigo Mariucci, na abertura

Crédito: Reprodução Youtube

Ocorreu na última sexta-feira, 29/05, o seminário Sistema Judicial, Direitos Sociais e Doutrina Franciscana, que marcou a instalação do Capítulo Brasileiro do COPAJU, instituído pelo Papa Francisco durante a Primeira Cúpula Pan-Americana de Juízas e Juízes pelos Direitos Sociais e pela Doutrina Franciscana, realizada em 2019, no Vaticano.

O evento aconteceu de forma on-line pelo canal da Unisinos no Youtube e, em sua abertura, conduzida por Ananda Tostes Isoni, coordenadora do evento e Juíza do Trabalho, contou com as presenças de Roberto Andrés Gallardo, presidente do COPAJU e Juiz de Primeira Instância do Contencioso Administrativo e Tributário da Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina; Ana Inés Algorta Latorre, vice-presidente do COPAJU e Juíza Federal; e do reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci. “Essa proposta de diálogo do Papa é forte, ela requer que nós aprendamos a resgatar o diálogo e buscar no argumento e na palavra possibilidades de ações comprometidas com a vida e que possam, efetivamente, ampliarmos os horizontes para a nossa sobrevivência e sobrevivência fraterna do nosso planeta”, destaca o reitor em sua participação.

Para promover reflexões críticas envolvendo direitos sociais, o seminário apresentou um ciclo de palestras com as participações de Herman Benjamin, Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Silvio Almeida, advogado, professor e autor do livro Racismo Estrutural; e Sônia Guajajara, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). “O evento foi muito importante pela relevância da instituição desse capítulo brasileiro do comitê panamericano ocorrer na Unisinos, uma Universidade jesuíta, comprometida com os valores da pessoa humana e da proteção do ambiente”, salienta o decano da Escola de Direito, Miguel Wedy.

Abaixo, você pode ver ou rever o seminário Sistema Judicial, Direitos Sociais e Doutrina Franciscana.