Saúde dos adolescentes em foco

Pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Enfermagem estuda o tema

Crédito: Getty Images

O Mestrado Profissional em Enfermagem da Unisinos desenvolve várias pesquisas dentro das linhas Cuidado em Saúde e Enfermagem e Educação em Saúde, uma delas é Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens: proposta de implantação da Linha de Cuidado no município de Porto Alegre, coordenada pela professora Rosângela Barbiani. “A ideia de pesquisar o tema veio de uma demanda identificada pela área técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, que ainda não possui uma política específica de atendimento às necessidades de saúde desse segmento populacional”, explica Rosângela.

Segundo a professora, o cuidado integral com a saúde de adolescentes e jovens interfere na melhora dos índices gerais de saúde da população, já que a promoção da saúde e a prevenção de agravos, acidentes e violências são cruciais para essa faixa etária e seus resultados incidem diretamente na diminuição de óbitos por causas externas e sequelas de acidentes ou violências. “A mortalidade por causas externas vem aumentando entre adolescentes e jovens em Porto Alegre e seus determinantes são evitáveis. Além disso, a educação em saúde nessa faixa etária é fundamental para as práticas de autocuidado, sobretudo em relação à saúde sexual e reprodutiva, saúde mental e desenvolvimento integral, evitando uma série de intercorrências e agravos como gravidez precoce, infecções sexualmente transmissíveis, uso abusivo de álcool e outras drogas e as doenças crônicas”, enfatiza.

A implantação da Linha de Cuidado no município de Porto Alegre tem o objetivo de mudar o cenário da saúde desse grupo na capital. “Esse é o propósito da pesquisa que tem, na sua concepção, a visão estratégica de propor ações resolutivas a partir da realidade dos distritos de saúde de Porto Alegre, com a participação de seus atores: gestores, trabalhadores da saúde, adolescentes e jovens”, destaca a pesquisadora.

Além disso, Rosângela explica que o projeto é uma proposta interinstitucional de pesquisa aplicada, considerando a convergência de propósitos entre as instâncias gestoras e acadêmicas. “Estamos integrando esforços de instâncias da gestão pública, assistência (rede de serviços) e formação (universidades) o que certamente reverterá benefícios para a população, mas também para a educação interprofissional de nossos acadêmicos, além da produção de conhecimentos aplicáveis a outras experiências e regiões”, afirma.

O projeto será implantado em 2018, com previsão de conclusão em dois anos. Para saber mais sobre o Mestrado Profissional em Enfermagem acesse o site. O processo seletivo está com inscrições abertas.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar