Aulas do MBA em Ecossistemas de Inovação iniciaram nesta quinta-feira

Curso é fruto da articulação entre Aliança e Pacto Alegre

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na tarde desta quinta-feira, 24/10, iniciaram as aulas do MBA em Ecossistemas de Inovação. O curso é uma realização da Aliança para Inovação, fruto da articulação entre UFRGS, PUCRS e Unisinos, e parte do projeto Formação de Agentes de Inovação do Pacto Alegre.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na abertura do evento, o coordenador do Pacto, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho disse estar alegre em ver a ação se tornar realidade com o curso e agradeceu aos reitores das três universidades que apoiaram a iniciativa. “Com o início do funcionamento do MBA em Ecossistemas de Inovação, a cidade ganha uma câmara de ressonância muito importante. Porque vamos ter as Universidades se unindo com muitos talentos que estão participando deste MBA para pensar problemas da cidade e poder avançar rapidamente nas ações que vão transformar nossa Porto Alegre, dentro da lógica do que o Pacto Alegre se propõe”, afirmou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A aula inaugural aconteceu no Campus Porto Alegre e contou com a presença de autoridades públicas e representantes das três instituições. O reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann manifestou a alegria pelo início do MBA. “Estamos felizes pelo que a Aliança e o Pacto estão realizando. Nós temos uma capacidade transformadora muito grande. E essa é uma das maiores realizações que podemos ter como gestores educacionais, como líderes que decidiram juntar, as ter grandes universidades de pesquisa de Porto Alegre, para realizar essa iniciativa que é a Aliança”, afirmou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na oportunidade, a diretora do setor de Educação Continuada da PUCRS, Renata Bernardon, representou o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira. “Confesso que me sinto extremamente honrada por estar representando o reitor neste momento que concretiza mais uma iniciativa deste importante movimento que é a Aliança para Inovação, que possui um propósito tão nobre de colaborar para transformar o conhecimento em desenvolvimento. Em nome do Ir. Evilázio, reforço o compromisso da PUCRS com essa iniciativa e desejo sucesso a cada um de vocês”, disse.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Para o reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, as universidades podem dar uma notável contribuição para o Rio Grande do Sul com a produção de conhecimento. “É um momento muito especial ver a comunidade da UFRGS, PUCRS e Unisinos dizendo que estamos juntas e que estamos fazendo uma aposta que é muito verdadeira. Essa proposta da Aliança para Inovação é uma oportunidade para fazer um diálogo entre a inteligência humana e a inteligência artificial. Qual é o futuro dos valores que nós humanos agregaremos em uma civilização científico-tecnológica?”, questionou.

Após a cerimônia de abertura, a professora Aurélia de Melo apresentou o cronograma do curso e os professores falaram para os alunos sobre as disciplinas. Na sequência, aconteceu a primeira aula do MBA em Ecossistemas de Invocação que foi ministrada pelo pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos, Alsones Balestrin.

MBA em Ecossistemas de Inovação

O curso aborda os espaços que unem a infraestrutura aos arranjos institucionais e culturais, atraindo empreendedores e recursos, constituindo organizações que potencializam o desenvolvimento da sociedade do conhecimento. O MBA oferece uma visão global sobre novos ecossistemas e aspectos inovadores em diferentes ângulos e perspectivas, influenciando no desenvolvimento de pessoas, negócios, regiões e países. O curso trabalhará a construção e o gerenciamento de um ecossistema de inovação. O currículo oferece ainda experiências imersivas, visando transformação da capital em uma referência na área de inovação e empreendedorismo, potencializando conexões locais, nacionais e internacionais. Essa edição do MBA ocorrerá na Unisinos, mas suas aulas serão ministradas por professores das três universidades. A disciplina Imersão em Ecossistemas de Inovação, também oportunizará experiências com aulas nas três instituições da Aliança. O que proporciona o contato com a infraestrutura, modelos de negócio e de gestão e pessoas dos Ecossistemas de Inovação das Universidades que integram a Aliança para Inovação.