Semana Municipal da Consciência Negra começou na Unisinos

Além da Universidade, evento acontece também em outros locais de Porto Alegre

Crédito: Rodrigo W. Blum

Um fórum marcou a abertura da Semana Municipal da Consciência Negra 2018. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 14/11, no Campus Unisinos Porto Alegre, e debateu o Direito Universal à saúde da população negra. Antes do evento, os participantes foram recebidos com uma exposição de arte, feira de afro-empreendedores e apresentação de dança da Companhia Brasil Estrangeiro. A abertura da Semana contou com uma cerimônia. Na oportunidade, o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, destacou a forma séria com que a Unisinos trata a questão da igualdade e o respeito às diferenças.

“Estou muito feliz de estar aqui para tratar de um tema tão importante. Eu sou adepto do nós, não do eu contra ele, e sim do nós juntos tentando evoluir, tentando somar. E eu acho que o mais importante é nos colocarmos no lugar do outro. Acho que isso é uma regra de convivência. Tratar o outro como a gente gostaria de ser tratado”, enfatizou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Para a coordenadora do evento, professora Rosalia Borges, a Unisinos possui o compromisso de desenvolver a dimensão humana seja no ensino, pesquisa e na extensão. “A Universidade tem trabalhado de forma potente o tema do evento contribuindo para a promoção de ações com a entidade privada que possam garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades e o combate à descriminação”, ressaltou.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro, instituído pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Este dia está incluído na Semana da Consciência Negra e tem como objetivo uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.

“Neste momento, nós não queremos falar para nós negros. Nós sabemos o que precisamos. Nós sabemos quais são as dificuldades. Nós queremos que pessoas que não são negras, possam se sensibilizar pela causa, nos ajudar na transformação e a buscar essa igualdade que tanto almejamos. Nós queremos oportunidades”, afirmou a coordenadora Municipal da Igualdade Racial, Elisete Moretto.

A Decana da Escola de Humanidades da Unisinos, Maura Corcini Lopes, destacou que entender o sofrimento da pessoa é entender o contexto onde ela está inserida. “É na leitura do mundo, no repertório cultural, social, político que nós podemos fazer a diferença. Somos uma universidade comunitária e temos que fazer a diferença na formação”, ressaltou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A Unisinos conta com o Programa Neabi – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, um dos parceiros do evento. O Neabi é um espaço para estudos, pesquisas e reflexão sobre a condição do negro na sociedade brasileira. O núcleo oferece palestras, assessoria às escolas, acervo bibliográfico, oficinas, cursos, seminários, conferências e divulgação de ações afirmativas dentro da temática da Educação das Relações Étnico-raciais.

“Para o Neabi é uma alegria e uma honra muito grande receber esse evento de tal grandeza na cidade de Porto Alegre. A abertura da Semana da Consciência Negra marca uma série de atividades que a prefeitura estará realizando ao redor de toda nossa cidade. A nossa população negra de Porto Alegre é marcada fortemente pela exclusão de espaços institucionais. Ao estar institucionalmente representados aqui marca o que eu chamo de uma alegria muito grande de início dessas atividades acadêmicas na Unisinos”, afirmou o integrante do Neabi, professor Jorge Teixeira.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A Semana da Consciência Negra é uma realização da Unisinos, por meio do Mestrado de Enfermagem e do Neabi, em conjunto com a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Esporte, organizado pela Coordenadoria da Igualdade Racial, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro. “Estou extremamente emocionada de estar aqui hoje em um espaço importante de educação, de construção, de valorização de todo ensino”, frisou a secretária Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Gabriela Cruz.

A Semana da Consciência Negra se estende até dia 20 de novembro, com evento extra no dia 25 com diversificada programação em vários pontos da cidade. Ficou interessado em participar? A programação completa em unisinos.br/eventos.