Tecnosinos recebe estudantes da Argentina

Visita faz parte do Programa Talentos que, desde 2011, busca aproximar jovens das empresas do Parque e promover o empreendedorismo

Crédito: Rodrigo W. Blum

Cerca de 27 alunos e professores do 1º ano do ensino médio do Colégio Alemán Córdoba, da Argentina, passaram a manhã desta terça-feira, 15 de maio, em visita ao Tecnosinos e à Unisinos. Na oportunidade, os estudantes conheceram o funcionamento do Parque Tecnológico de São Leopoldo e da incubadora de empresas, e tiveram a chance de interagir diretamente com os empreendedores do Tecnosinos.

Na apresentação para os alunos, um dos fundadores da AdTools, startup incubada na Unitec, Mike Rodrigues, falou sobre a sua trajetória como empreendedor e estimulou os estudantes a buscarem ideias para desenvolver. “Temos que entender que errar não é feio e que faz parte do aprendizado, e esse é o melhor momento de testar e errar, quando ainda se é muito jovem e pouco se tem a perder”, instigou. Além dele, Anderson Fiuza Garcia, fundador da Work Box, também incubada na Unitec, apresentou a empresa e tirou dúvidas sobre empreendedorismo.

A coordenadora do Programa Talentos, Delmara Bohrer, espera que essa aproximação com os empreendedores seja capaz de despertar nos estudantes uma veia empreendedora e o interesse pela tecnologia.  “Nos relatos dos jovens empreendedores do Parque sempre há exemplos de sonhos que pareciam distantes e que eles conseguiram transformar em algo viável e mudar realidades. São esses exemplos que queremos que os estudantes que passam por aqui levem consigo”, comenta.

Depois da visita ao Tecnosinos, os estudantes conheceram a Rádio e TV Unisinos e o Laboratório de Anatomia das Ciências Médicas da Universidade. A aproximação com o Tecnosinos é viabilizada através do intercâmbio estudantil que o Colégio Alemán Córdoba possui com o Instituto de Educação Ivoti, do Rio Grande do Sul, e faz parte das ações do Programa Talentos.

O Talentos Tecnosinos já recebeu mais de 4 mil alunos de cerca de 150 escolas públicas e privadas de várias cidades do Rio Grande do Sul desde sua criação em 2011. As visitas são guiadas por membros da Unitec – a Unidade de Inovação da Unisinos e podem contar com apresentação de empresas instaladas, oficinas práticas, visitas a institutos de pesquisas e empresas. O Programa não tem custo e as escolas interessadas em participar precisam enviar um e-mail para unitec@unisinos.br.

Crédito: Rodrigo W. Blum