Vestibular de Verão 2019

Mais de oito mil vagas foram abertas no processo seletivo

Crédito: Juliana Borgmann

O sábado foi de provas na Unisinos. Na manhã de 24 de novembro, os candidatos do Vestibular de Verão se reuniram nos campi e polos de educação a distância da Universidade. Todos com o mesmo propósito: passar nas provas e garantir uma vaga no Ensino Superior.

Essa edição do processo seletivo veio com mudanças: a prova objetiva diminuiu de 50 para 23 questões e a aplicação dos dois testes (objetivas e redação) ficou restrita ao período da manhã — antes seguia até a tarde. Na redação, os candidatos puderam escolher um entre estes dois temas: qualidade de vida e imigração de estrangeiros.

Esse também foi o primeiro Vestibular para a Graduação Pro, uma iniciativa que vem para ressignificar a jornada do estudante e o currículo dos cursos, começando pelos bacharelados.

Na Graduação Pro, o aluno é o protagonista de seu conhecimento e conta com o acompanhamento permanente da Universidade. Assim, tem mais facilidade para conectar carreira, formação acadêmica e projeto de vida em uma trajetória que é só sua. Vinte e uma graduações já fazem parte deste movimento, que, em breve, vai se espalhar por toda a Unisinos.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Valentina Bressan, candidata ao curso de Jornalismo em Porto Alegre, está perto de se tornar essa protagonista: “Com a mudança na graduação, o curso de Jornalismo dá muitas escolhas de fazer cadeiras que se gosta e que adicionam na tua vida profissional depois. Eu espero, da Graduação Pro, uma experiência prática da profissão. Acho que vai ser bem legal”, comentou a vestibulanda.

Assim como Valentina, centenas de outros candidatos escolheram cursos que seguem o modelo de Graduação Pro. Confira o que eles falaram sobre suas opções:

Crédito: Comunicação Institucional

Mesmo os cursos que ainda não integram a Graduação Pro têm bastante procura. Entre eles, o de Gastronomia. “Estava muito indecisa, mas com o tempo fui vendo que minha paixão, o que eu quero fazer da vida, é cozinhar e viajar, e Gastronomia me proporciona isso”, disse a vestibulanda Gabriela Hahn. “Meu sonho é a Unisinos. Até deixei de fazer outros vestibulares porque gosto muito daqui. O espaço é bom, a estrutura, as pessoas. A coordenação do curso me convidou para uma aula experimental e eu me senti mais acolhida.”

Mas a manhã não foi apenas dos vestibulandos. Em São Leopoldo e Porto Alegre, quem acompanhou os candidatos também se sentiu em casa. Enquanto Vitória Rodrigues fazia as provas, sua mãe, Fabiane Teixeira, aguardava na Praça do Vestibular, mandando boas energias para a filha.

Crédito: Crédito: Rodrigo W. Blum

A Praça do Vestibular é um espaço de convivência, principalmente para os amigos e familiares que esperam a conclusão das provas. Nesse local, é possível conhecer e tirar dúvidas com os coordenadores dos cursos, saber mais sobre o que a Universidade oferece e descontrair. Também é nele que acontece o café da manhã, com sanduíches, frutas e café à vontade, além de ser feita a distribuição de mudas de plantas e temperos.

Do Mato Grosso ao Rio Grande do Sul

Nem mesmo os mais de dois mil quilômetros que separam Primavera do Leste (MT) e São Leopoldo (RS) foram suficientes para que Ivani Teresa Costa e sua filha, Giovana, desistissem do Vestibular na Unisinos. Elas saíram de casa na quarta-feira, às 14h, e chegaram aqui na madrugada deste sábado.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Ivani fez o Vestibular para Psicologia; Giovana, para Engenharia Biomédica. Contou Ivani: “Quando ela fez a inscrição, a gente ficou naquela expectativa para vir. Graças a Deus, foi dando tudo certo e, semana passada, eu disse pra ela: ‘Giovana, vou fazer minha inscrição, o que você acha?’. Ela respondeu: ‘Vai ser muito bom, porque eu vou pra faculdade lá’. Ela já vinha com a certeza de que ia passar, então eu disse: ‘Vamos!’”.

Ivani comentou que sempre quis fazer Psicologia para ajudar as pessoas e a si própria, para entender melhor a vida, e que o curso na Unisinos foi o que mais a atraiu. “Se a gente sonha, a gente pode realizar. Estou muito grata por estar aqui. Eu não imaginava que a universidade tinha toda essa dimensão”, concluiu.

Esperançosas em relação ao resultado, mãe e filha estão preparadas, já até pesquisaram apartamentos na região. Agora aguardam ansiosas pelo listão e pela hora de fazer as malas para se mudarem de vez para o sul.

Gabarito e lista dos aprovados

O gabarito será publicado ainda hoje no site do Vestibular, à tarde. O listão dos aprovados será divulgado até quarta-feira, 28 de novembro.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Além disso, seguem abertas as inscrições para o Extravestibular Unisinos, o processo seletivo para quem quer trocar de curso, pedir transferência, fazer uma segunda graduação, entre outras opções. Conheça as formas de inscrição e confira qual é a mais indicada para você.