Neurociência será tema de debate

Liga acadêmica da Unisinos irá participar do I Congresso Gaúcho de Neuroligas e Jornada Gaúcha de Neurologia e Neurocirurgia 2020

Crédito: Divulgação

Entre os dias 17 e 24/10, acontece o I Congresso Gaúcho de Neuroligas e a Jornada Gaúcha de Neurologia e Neurocirurgia 2020. O evento que terá como tema central o debate sobre neurociência irá reunir diversas ligas acadêmicas de várias universidades do Estado. A Liga Acadêmica do Cérebro e da Mente (LACERM), da Unisinos, estará presente no congresso. O grupo conta com a participação de 33 estudantes e três docentes.

Segundo o professor coordenador da equipe, Amauri Dalla Corte, a Jornada Gaúcha de Neurologia e Neurocirurgia é um evento tradicional dessas especialidades no Rio Grande do Sul e ocorre, bianualmente, com o intuito de dinamizar as discussões e avanços de pesquisas, assim como promover a integração do ensino e o desenvolvimento científico na sociedade. “O Cogneuro foi idealizado por estudantes para estudantes, com o objetivo de disseminar conhecimento, oportunizar atualização e troca de experiências entre a comunidade acadêmica de neurologia, neurocirurgia e neurociências, além de fomentar uma maior integração entre as ligas acadêmicas do Estado”, afirma.

Para Dalla Corte, o evento é importante para a formação acadêmica dos estudantes porque no campo de atuação das ciências médicas, espera-se que o profissional desempenhe um papel essencialmente construtivo e estruturador na sociedade, uma vez que, ao produzir, discutir e difundir conhecimento, ele contribui para o desenvolvimento e para a transformação social. “A formação acadêmica do médico, e demais profissionais da área da saúde, precisa ser ampla, flexível e, principalmente, de caráter interdisciplinar, por isso a importância das atividades extracurriculares em consonância com as disciplinas cursadas e os conhecimentos já obtidos em sala de aula para a formação profissional e intelectual dos estudantes. Nesse contexto, o Cogneuro visa além de complementar o currículo dos acadêmicos de Medicina e áreas afins, proporcionar a eles inovação e novas perspectivas na área de neurologia, neurocirurgia e neurociências”, explica o professor.

O evento é gratuito e que está sendo organizado por todas as Ligas de Neurologia e Neurocirurgia do Estado. Devido à pandemia, as palestras serão transmitidas online. Para saber mais sobre o evento e conferir a programação completa, clique aqui.