Como evitar a procrastinação nos estudos

Crédito: Divulgação

Você já deve ter escutado aquela “voz” ao ouvido que sugere, singelamente, que façamos essa ou aquela tarefa um pouquinho mais tarde. Pois é, a procrastinação é exatamente o inverso do famoso ditado popular “não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje”. E cair nesse ciclo de procrastinar, pode ser um equívoco que compromete o desempenho de qualquer estudante — principalmente pelo fato de que cada um deve ser o responsável pelo gerenciamento de seu tempo e afazeres.

Crédito: Divulgação

A verdade é que não podemos enxergar a procrastinação como um grande erro: é muito comum as pessoas deixarem lições, aulas e trabalhos universitários para a última hora possível. Porém, a situação não pode se tornar recorrente, ainda mais quando os horários são flexíveis e é possível escolher os “melhores” momentos para estudar uma disciplina, como no ensino a distância.

Quando se trata de estudar, principalmente para aquelas pessoas que têm uma rotina envolvendo família, filhos e carreira, a organização é um dos pilares para conseguir manter tudo em dia. E a boa notícia é que é possível driblar a procrastinação, encontrando um caminho mais seguro durante a graduação EAD para ficar distante deste ato que realizamos — às vezes até — subconscientemente.

Por isso, confira algumas dicas que podem ajudar a evitar, ou mesmo corrigir, o hábito de procrastinar. Boa leitura!

Reconheça que você está adiando tarefas

A primeira dica é se policiar para evitar que o problema da procrastinação tome conta. Se você deixou de fazer alguma tarefa por força de um motivo maior, isso não significa que você está procrastinado. Agora, se acontece de ficar trocando o foco ou mudando as prioridades com frequência, tirando da sua visão alguma tarefa que submeta maior complexidade para ser substituída por outra simples, mas que não tenha a mesma relevância, então é possível que você esteja caindo nessa cilada.

Uma maneira que pode ser usada para reconhecer se você está procrastinando é fazer perguntas a si mesmo. Podem ser como “ Qual tarefa está fazendo eu procrastinar?” ou ainda “O que é que tira meu foco daquilo que é importante?”.

Porém, não esqueça: é fundamental ser sincero consigo mesmo nas respostas.

Sem distrações: organize e gerencie o seu tempo

Muitas pessoas se distraem com qualquer coisa: televisão ligada, conversas paralelas, celular com seus infinitos aplicativos de interação… O que talvez você não saiba é que a distração é uma aliada da procrastinação.

Por isso, para evitar distrações, uma proposta é blindar-se de qualquer estímulo externo enquanto realiza uma tarefa ou lição da sua graduação. Tente criar a sua rotina, que seja logo após chegar do trabalho, ou mesmo antes de sair de casa. O importante é estipular alguns horários e respeitá-los.

Mas não deixe de manter na agenda alguns períodos para descansar. Afinal, eles são importantes para que você permaneça engajado no momento em que precisa se concentrar. Saber que há um período livre para ler algum livro interessante, olhar uma série ou visitar os amigos, reduz as frustrações e sensações de ansiedade nos momentos de estudo.

Faça uma lista das tarefas e resolva uma de cada vez

Um cronograma é uma boa ferramenta para estudar a distância sem perder o foco. Por isso, a dica aqui é reunir em uma lista tudo aquilo que você precisa fazer. Com as tarefas listadas, defina uma ordem por aquilo que é prioridade (você pode escolher se vai determinar a prioridade por prazos, disciplinas que necessita de mais nota ou nível de dificuldade na execução). O importante é que este ato evitará que trabalhos e entregas sejam atrasadas.

Sabe aquela impressão de enviar tudo correndo e não ficar satisfeito com a sua produção? A listagem também evita o sobrecarregamento de muitas tarefas ao mesmo tempo. Com a prioridade definida, você desenvolverá um trabalho por vez, entregando-os com tranquilidade — além de uma melhor qualidade.

Não se cobre demais

Se você acha que seu trabalho ficará melhor amanhã do que ficaria hoje, já está perdendo tempo. Ainda que você acredite que tal lição precise ficar perfeita (o que aconteceria somente um prazo maior, como “amanhã”), nada justifica que você não inicie e atividade — e melhor ainda se puder terminar — ainda hoje. Cobrar-se demais pode ser um dos motivos da procrastinação.

A procrastinação pode restringir o seu desempenho e prejudicar seus estudos. Caso sinta que tem o hábito de procrastinar, identifique as razões desse comportamento e use estratégias adequadas para superá-lo. Com certeza, os resultados do seus estudos serão a sua própria motivação.

E não esqueça: se procrastinar, identifique esta ação e tente transcendê-la! Não se puna e não deixe de realizar as tarefas por conta de uma frustração. Lembre-se que é uma situação comum, mas seguindo as dicas acima, esperamos que você esteja mais preparado quando ela vier. Bons estudos e conte conosco em sua trajetória!