Exposição apresenta projetos criados em parceria entre Unisinos e SMDE

Evento que teve cerimônia de abertura nesta manhã, segue até quinta-feira, 21 de dezembro no Campus Porto Alegre

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na manhã desta segunda-feira, 18 de dezembro, aconteceu a abertura da exposição Circuitos Alternativos da Economia Criativa de Porto Alegre. O evento é resultado da parceria da Unisinos com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SMDE, via Diretoria de Turismo. A exposição pode ser conferida até a próxima quinta-feira, 21 de dezembro, no foyer do Teatro Unisinos, no Campus Porto Alegre.

“Obrigado pela riquíssima oportunidade de ver esse filho, que começou em sala de aula, bem desenvolvido pela Unisinos. Isso mostra o quanto é visionária a universidade. Nós estamos deixando uma semente plantada e espero que vire um exemplo para todos”, afirmou o diretor de Turismo de Porto Alegre, Roberto Snel.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O decano da Escola da Indústria Criativa da Unisinos, Carlo Franzato destacou a importância das parcerias. “Esse projeto é significativo por unir diversos níveis de ensino pelo futuro da cidade. É importante para os nossos alunos serem desafiados por problemas reais. É uma possibilidade para os nossos professores e alunos de mostrarem engajamento e carinho pela nossa cidade”, ressaltou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A parceria envolve a diretoria da SMDE com os Ateliers de Projeto dos cursos de Design e Moda, e Workshops das Especializações em Design Estratégico e Gráfico. Ao longo do semestre foram desenvolvidos projetos a partir de demandas apontadas pela Diretoria de Turismo. Agora, são apresentados os trabalhos finais, resultados das atividades dos cursos.

Crédito: Rodrigo W. Blum

“Foi um projeto muito desafiador e interessante de ser trabalhado. Fomos desafiados a enxergar outras facetas de Porto Alegre. Explorar uma Porto Alegre mais criativa ao identificar alguns circuitos já conhecidos na cidade e alguns elementos que podem ser trabalhados. A gente acredita que é possível mostrar outras maneiras de enxergar a cidade”, explicou a coordenadora da Especialização em Design Estratégico e responsável pelo projeto, Paula Visoná.

De acordo com a gerente de Relações de Mercado e Pós-Graduação da Unisinos, Juliana Suzin, o projeto demonstra o que a universidade busca entregar. “A partir do ensino ter a integração dos nossos alunos e que possam contribuir e fortalecer laços com a cidade. Para que tenhamos outras oportunidades como essa”, concluiu.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A exposição aborda temáticas e elementos importantes que contribuem para Porto Alegre ser uma cidade mais criativa e inovadora. Os temas foram trabalhados por cinco cursos da Unisinos: Bacharel em Design, Tecnólogo em Produto, Bacharel em Moda e Especializações em Design Estratégico e Design Gráfico.