Estudantes ajudam a população na Declaração do Imposto de Renda

Durante o mês de abril, alunos do curso de Ciências Contábeis auxiliarão a comunidade na Declaração do Imposto de Renda

Crédito: Divulgação

O Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), do curso de Ciências Contábeis da Unisinos, em parceria com a Receita Federal, está atendendo, de forma gratuita, contribuintes que necessitam de ajuda para fazer a Declaração do Imposto sobre a Renda de Pessoa Física (DIRPF). Ao longo de mês, seis estudantes, orientados por professores, auxiliarão quem tiver dificuldades com a operação. O atendimento é das 17h30 às 19h30, em terças e quintas-feiras. Não é necessário agendar horário, basta comparecer na sala B02 107, no Campus São Leopoldo, nos dias e horários pré-estabelecidos.

O professor responsável pela atividade, Jonas Ismael da Silva, conta que o serviço ajuda estudantes e a comunidade. “A atividade é voluntária e conta como horas complementares para os alunos. Já para comunidade, ao longo do ano, além da Declaração do Imposto de Renda, tem outros serviços oferecidos de forma gratuita, como parcelamento e regularização de obras”, afirma.

Para o auxílio na Declaração ser feito, o contribuinte deve ter os seguintes documentos em mãos: declaração de ano anterior, RG, CPF, comprovante de residência, dados bancários, recibos de pagamentos efetuados, lista de dependentes com o número de CPF, a partir de oito anos de idade, extrato de Imposto de Renda, dados de imóveis, veículos outros bens adquiridos em 2018.