Experiência no Chile

Confira o relato de um aluno sobre intercâmbio acadêmico

Crédito: Arquivo Pessoal

Alunos dos cursos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais viajaram, recentemente, para o Chile, em um intercâmbio previsto nos currículos das duas graduações. Eles foram acompanhados pela professora Lia Weber. Confira, a seguir, o depoimento do estudante Regis Luiz da Cruz sobre a atividade:

O Chile é um país cheio de possibilidades e alternativas. Neste contexto, a oportunidade de sair de nossa zona de conforto e visitar um país que fala outra língua, possui cultura divergente, encontra outras soluções para outros problemas, se torna uma experiência muito enriquecedora. Envolve muito esforço, desde os estudos com nova língua, pesquisar as estratégias de cada empresa, pesquisar performance das instituições, preparação para apresentar o contexto em que vivemos e as soluções que encontramos.

No Chile, visitamos empresas brasileiras, com unidades instaladas em território chileno, visitamos empresas chilenas e Universidades. Em todas aprendemos muito, pois muitas vezes ficamos enraizados em contextos tradicionais e esquecemo-nos de contextualizar a história e cultura do povo com o qual estamos inseridos. O fato de ir totalmente aberto a aprender e contextualizar as experiências tornou esta viagem incrivelmente enriquecedora.

Crédito: Arquivo Pessoal

De maneira geral, posso dizer que esta experiência no Chile mudou a minha vida, não somente pelos conhecimentos adquiridos, mas principalmente pelo desenvolvimento de competências para encontrar alternativas viáveis. Gostaria de deixar aqui o meu agradecimento à professora Lia, à coordenadora Cassia, ao guia Carlos, à Unisinos e a todos que juntaram esforços para viabilizar este projeto. Que possamos investir mais em intercâmbios e trocas de experiências… todos ganham com essa troca de experiências.