Unisinos e Projeto Prosperar oferecem capacitações gratuitas em gastronomia para pessoas em vulnerabilidade social

Objetivo é proporcionar incentivo ao trabalho e carreira a jovens adultos com deficiência intelectual e cognitiva

Crédito: Divulgação/Clube Social Pertence

Um projeto que ensina gastronomia e incentiva o ingresso no mercado de trabalho. Estes são alguns dos objetivos das oficinas oferecidas pela Unisinos em parceria com o Clube Social Pertence. As aulas do Projeto Prosperar são ministradas por professores da Graduação em Gastronomia e conta com a participação voluntária de alunos do curso.

Conforme o professor da Escola de Saúde, Israel Bertamoni, as aulas foram planejadas de forma a capacitar esses jovens, não apenas para cozinhar, mas poder exercer algumas funções no campo profissional. “Nas duas aulas que já foram ministradas, podemos perceber a felicidade e satisfação dos participantes. Quanto aos alunos do curso e professores envolvidos, todos se sentiram gratificados com a atividade e em poder ajudar nessa pequena vitória de todos os participantes”, avalia.

Em cada oficina, duas ou três mães ou responsáveis podem acompanhar os alunos. Segundo o professor, essa é uma oportunidade de incentivar a geração de renda para a família. Todos os participantes são selecionados pelo Projeto Pertence.

A aluna de Gastronomia, Silvia Berno, decidiu participar das oficinas como voluntária. Ela conta que auxilia no pré-preparo dos alimentos, orienta os participantes a preparar as receitas conforme as instruções e organiza a cozinha após as atividades. “Os alunos ficaram muito felizes em ter sucesso em todo o desenvolvimento e se tem uma interação muito gratificante com todos eles. É muito interessante para mim, pois desenvolve as habilidades culinárias e de treinamento e orientação”.

Crédito: Divulgação/Clube Social Pertence

Na primeira edição da oficina, os participantes aprenderam uma receita de biscoitos recheados com doce de leite e, na segunda, a preparar rissoles recheados com frango. “A cada aula que passa, os jovens ficam mais interessados no projeto e saem realizados da aula e de suas produções. Acreditamos que o curso tem um grande potencial social e com certeza vai impactar na vida desses jovens e suas famílias”, diz Israel.

O diretor do Clube Social Pertence, Victor Freiberg, diz que a Unisinos é uma grande aliada para a execução de projetos como este. “É uma instituição de referência e assim como o Pertence quer formar pessoas que sejam protagonistas de sua própria história”.

Ele avalia que ações como as desenvolvidas durante as oficinas proporcionam uma chance para pessoas que, infelizmente, acabam tendo o convívio social e oportunidades limitadas. Para Victor, projetos como o Prosperar ajudam a mudar esse cenário. “Estas ações ajudam a mostrar as potencialidades das pessoas com deficiência e provoca uma reflexão, que pode contribuir para uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, opina.

Serão realizadas mais quatro capacitações nos dias 24/06, 22/07, 26/08 e 23/09, na Unisinos Campus Porto Alegre.