Curso de RI da Unisinos conquista o posto de melhor do Estado

A graduação de Relações Internacionais de Porto Alegre conquistou a melhor colocação no Rio Grande do Sul entre instituições públicas e privadas

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na última quarta-feira, 11/12, saiu o resultado da avalição dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Segundo o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), o curso de Relações Internacionais da Unisinos conquistou a colocação de melhor graduação do Estado, na área, e segunda melhor do Brasil, entre universidades públicas e privadas.

Os coordenadores do curso de RI, Nádia Menezes e Álvaro Leme, ficaram muito felizes com a conquista. “É gratificante receber o reconhecimento de um trabalho sério que estamos desenvolvendo e que vai ao encontro do que a Unisinos nos desafia, que é a excelência acadêmica, a competência para o mercado de trabalho e a formação de um profissional global”, afirmou Nádia.

Segundo a professora, o mercado busca profissionais internacionalistas com competências para atuarem em um mundo em constante transformação. “Esses resultados refletem a colaboração, dedicação e comprometimento dos nossos professores, dos nossos estudantes e da nossa Universidade, que tem seus valores alicerçados na excelência acadêmica”, destacou.

Para Álvaro, essa conquista atesta a seriedade e a competência do trabalho conjunto de estudantes, professores e funcionários. “A permanente busca pela excelência acadêmica, aliada a um ambiente propício ao aprendizado e à inovação, tem permitido ao curso de RI da Unisinos alcançar importantes reconhecimentos em âmbito nacional e internacional”, enfatizou o coordenador.

Segundo a decana da Escola de Humanidades, Maura Corcini Lopes, o curso de RI da Unisinos foca nas relações diplomáticas e nas políticas humanitárias. “Seu foco está alinhado aos problemas humanos e diplomáticos do século XXI. No conjunto da Escola de Humanidades, ele representa o engajamento de jovens na formação de uma cidadania global, eticamente responsável”, afirmou.

Sobre o resultado alcançado pelo curso, Maura destacou: “Tenho muito orgulho da atuação do RI e parabenizo, em nome de seus coordenadores, todos os colegas e os alunos pelo desempenho na avaliação. O resultado da avaliação reflete a qualidade do ensino, o engajamento e o espirito humano e empreendedor daqueles que lá estão. Acredito que os profissionais formados pelo RI da Unisinos farão a diferença onde estiverem”, reforçou.

A decana da Escola de Gestão e Negócios, Cláudia Bitencourt, também falou da importância dessa conquista. “Para nós é uma alegria receber o reconhecimento do INEP e fechar o ano com chave de ouro. O curso de RI é um curso que está vinculado a Escola de Gestão e Negócios e também a Escola de Humanidades. Acho que esse olhar transdisciplinar confere ao curso diferenciais importantes. Gostaria de destacar, também, a vocação internacional dessa graduação, que acompanha a visão da Unisinos e a missão da Escola de Gestão e Negócios, recentemente indicada para ser acreditada pela AACSB”, finalizou.