Padre Marcelo segue na liderança da Unisinos para um novo mandato

Crédito: Rodrigo W. Blum

Dentro do modo de proceder dos jesuítas e em conformidade com os Estatutos da Associação Antônio Vieira (ASAV) e da Unisinos, na última quinta-feira (04/05), o Diretor-Presidente da ASAV, Pe. João Geraldo Kolling, e o Provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. João Renato Eidt, comunicaram a decisão de nomear o Pe. Marcelo Fernandes de Aquino como Reitor da Unisinos para mais um mandato (quadriênio 2018 a 2021) e nomear o Pe. Pedro Gilberto Gomes para exercer o cargo de Vice-Reitor, a partir de janeiro de 2018, pro tempore. Padre Marcelo é o Reitor desta Universidade desde 2006, e o Pe. Pedro é o Pró-Reitor Acadêmico desde 2004, tendo exercido, antes disso, os cargos de Vice-Reitor e de Pró-Reitor de Ensino e Pesquisa.

O Pe. José Ivo Follmann, Vice-Reitor da Unisinos desde 2007, passará, a partir de janeiro de 2018, a dedicar-se mais ainda às suas funções como Secretário para a Justiça Socioambiental da Província Religiosa dos Jesuítas do Brasil (BRA) e de Diretor de Ação Social das Mantenedoras das Obras da Companhia de Jesus no Brasil, respondendo também pela Coordenação do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), sediado em Brasília; seguirá na sua função de professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Unisinos.

Em correspondência dirigida ao Reitor, o Provincial manifestou: “Em pleno espírito pascal escrevo para agradecer, em nome da Companhia de Jesus, pelo importante trabalho que você vem realizando na liderança da Unisinos como Reitor. Agradeço também pela sua disponibilidade e generosidades em continuar nesta mesma missão por mais quatro anos. É com satisfação, caro Pe. Marcelo, que confirmo você para a função de Reitor da Unisinos no quadriênio de 2018 a 2021. Conforme conversamos, sem deixar de cuidar dos recursos financeiros, vale a pena enfatizar, nos próximos anos, o debate pedagógico, fortalecer sempre mais a inflexão tecnológica, dar atenção ao planejamento estratégico, manter e garantir a área das humanidades e zelar para que os jovens que frequentam a Universidade possam formar-se com valores humanos e aptidões profissionais para a sua imersão na sociedade”.

Com gratidão e alegria, Pe. Marcelo destacou a importância de viver essa experiência e ressaltou sua confiança no futuro: “A participação na comunidade universitária da Unisinos a partir de 1998 constitui, para mim, fascinante experiência pessoal. Muitas oportunidades de desenvolvimento espiritual, científico, social me vem sendo proporcionadas por colegas das mais diversas condições sociais, culturais, religiosas. Por gratidão à amizade e à colaboração que venho recebendo ao longo dos anos neste engajamento na construção coletiva do corpo histórico da nossa Unisinos, respondo com a totalidade da minha inteligência e do meu coração: Presente! Estamos juntos. Este quarto mandato de Reitor da Unisinos é uma convocação por parte da Companhia de Jesus, mediante a Associação Antônio Vieira (ASAV) e todos(as) vocês, para avançarmos sempre mais no nosso reconhecimento como Universidade Global de Pesquisa”.

Já Padre Pedro falou sobre como tem assumido essa missão de estar à frente da Unisinos: “É uma manifestação de confiança por parte do Provincial e do Presidente da Mantenedora. Desde 1998, venho participando da Alta Administração da Unisinos. Sempre encarei esses cargos como uma missão conferida pela Companhia de Jesus, procurando desempenhá-los com a maior dedicação e competência possíveis. É esse o espírito que me move nesse momento. No caso da Unisinos, meu empenho é no sentido de que ela, com sustentabilidade, seja um exemplo na formação de homens e mulheres para o nosso tempo”.

Para os cargos de Pró-Reitor Acadêmico e Pró-Reitor de Administração foram indicados os professores Alsones Balestrin e Luiz Felipe Vallandro, que já iniciam o processo de transição. Confira os nomes dos demais integrantes da alta administração da Unisinos.

Unidades acadêmicas:

Diretor da Unidade Acadêmica de Graduação: Gustavo Severo de Borba

Diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação: Dorotea Frank Kersch

Unidades de Apoio:

Diretora da Unidade de Apoio de Finanças e Gestão de Pessoas: Silvana Cristina da Silva Model

Diretor da Unidade de Apoio de Serviços Acadêmicos: Vinícius Costa de Souza

Diretor da Unidade de Apoio de Administração de Infraestrutura e Serviços: Cristiano Richter