Unisinos Desafia: proponha soluções para problemas do mundo

Tema da 2ª edição do evento será o Dia Internacional da Juventude

Crédito: Divulgação

Já pensou em ter um momento para colocar em prática todo o seu conhecimento e criatividade em prol de uma solução de impacto social? Esse é o grande objetivo do Unisinos Desafia, um evento que põe os participantes como protagonistas de mudanças sociais, trabalhando e compartilhando experiências a partir de um novo tema para sua 2ª edição: Dia Internacional da Juventude.

“O grande objetivo do Unisinos Desafia é oportunizar um momento de conexão com temáticas sociais através de um desafio, onde um grupo transdisciplinar, seja curso ou nível acadêmico, colabora e cocria em busca de soluções criativas de impacto. É um momento de conhecer pessoas novas, experienciar um ambiente criativo, competitivo e plural, e se conectar com temas da sociedade” afirmou um dos organizadores do evento, Gabriel Tassinari.

O evento, que acontecerá no dia 12 de agosto, a partir das 19h30 na claraboia da biblioteca no campus São Leopoldo, contará com a presença de professores e facilitadores para auxiliar os grupos no desenvolvimento de suas soluções. Com isso, será possível compartilhar experiências de forma informal entre mentores e participantes, construindo um evento colaborativo e com bastante networking.

Como funcionará o Unisinos Desafia?

Segundo Gabriel, o evento será realizado da seguinte forma:

  • Divulgação do desafio: será apresentado somente na hora, sendo o foco das soluções dos grupos.
  • Desenvolvimento das soluções: momento de colocar as ideias em prática, colaborar, projetar e ser criativo para resolver o desafio da noite.
  • Pitchs: hora para defender a ideia para os jurados, resumindo em dois minutos os seus propósitos e como aplicá-la.
  • Divulgação dos premiados: a banca de avaliadores formada por professores e facilitadores convidados divulgarão os grupos vencedores. A premiação contará com troféus para os três primeiros colocados, além de um prêmio especial para a equipe vencedora.

Não perca o pré-evento!

Antes dos participantes tirarem as ideias do papel e construírem suas soluções para o desafio da noite, haverá a partir das 18h, atrações divertidas como jogos, música, intervenção artística e a dinâmica dos selos. “Para dividirmos os grupos do Unisinos Desafia, nós iremos distribuir 10 cartelas para as 10 primeiras pessoas que se credenciarem no dia, tornando-se os “líderes” dos grupos. Então, a medida que os outros participantes chegarem, eles ganharão um selo que servirá para completar as cartelas distribuídas com estas pessoas. O primeiro grupo que completar a cartela, ganhará um prêmio especial” destaca Gabriel.

O tema da 2ª edição do Unisinos Desafia

Em sua primeira edição realizada no ano passado, o evento trouxe 5 temas baseados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, sendo eles: Segurança Pública; Refugiados; Igualdade de gênero; Sustentabilidade e Economia. Em cada um, existia uma proposta a ser seguida pelos participantes, por exemplo, “construir novas realidades urbanas a partir de parcerias globais”, referindo-se ao assunto da Segurança Pública.

Agora, a nova edição se propõe a participar da programação oficial do Internacional Youth Day, no dia 12 de Agosto. Além de colocar a Unisinos no mapa global da ONU de ações para a juventude, o evento tem o propósito de engajar os alunos, através de desafios e colaboração, à discutirem e criarem soluções de impacto para juventude.

Criado em 1999 pela ONU, a data tem como objetivo principal celebrar a importância dos jovens na geração de mudanças e transformações para o mundo, assim como aumentar a conscientização sobre as dificuldades enfrentadas pela juventude mundial.

Quero me inscrever

Você pode garantir sua participação na 2ª edição do Unisinos Desafia através da Unisinos Lab, plataforma inovadora para você personalizar sua trajetória acadêmica a partir de atividades que vão além da formação específica do seu curso. Nela, as atividades realizadas somam pontos em competências fundamentais para o profissional do futuro. E como o Unisinos Desafia irá desenvolver conhecimentos como Colaboração, Pensamento Projetual, Senso Crítico-Reflexivo e Resolução de Problemas, nada melhor que já potencializar sua carreira.

Ah não podemos esquecer que a participação no evento valerá horas complementares, e o melhor: assim como na primeira edição, será sorteado vários presentes para os integrantes dos grupos. Então, não perca essa oportunidade de propor novas soluções criativas para um problema real da sociedade e venha para o Unisinos Desafia!

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar