Semana Acadêmica da Escola Politécnica

Inscrições para cerca de 80 atividades estão abertas

Crédito: Rodrigo W. Blum

Entre os dias 16 e 19 de outubro, ocorrerá a 3ª Semana Acadêmica da Escola Politécnica da Unisinos. O evento reunirá cerca de 80 atividades gratuitas e abertas ao público no Campus São Leopoldo. Para participar, é preciso fazer inscrição pelo site unisinos.br/eventos.

A Semana, que tem como característica principal a interdisciplinaridade, é organizada por alunos de 27 cursos de graduação e pós-graduação da Unisinos. Na edição anterior, o evento contou com a participação de mais de 2.200 pessoas.

O propósito das atividades é promover espaços de aprendizado, reflexão e discussão. Oferecer um espaço livre para o “pensamento fora da caixa”, fazendo com que os alunos se sintam à vontade para se aventurarem em outras áreas, além de aprofundarem o conhecimento em suas respectivas áreas de atuação.

Mulheres que programam

Uma das atrações que começará na Semana Acadêmica da Escola Politécnica e seguirá até o sábado será o Django Girls, um workshop de programação voltado para mulheres. Essa atividade acontecerá nos dias 19 e 20/10, no Auditório Sérgio Concli Gomes e nos laboratórios de informática do setor D10.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Fabiane Kuhn, aluna do curso de Ciências da Computação e uma das voluntárias envolvidas na organização da atividade, explica como será a dinâmica: “Com o objetivo de ensinar programação às mulheres, o Django Girls é um evento onde as participantes seguem um tutorial online, cada uma no seu ritmo e com auxílio das treinadoras. Ao final do tutorial, as participantes têm um site desenvolvido por elas mesmas, onde utilizaram a linguagem Python e o framework Django, além de outros conhecimentos adquiridos. Um dos pontos mais interessantes é que cada participante consegue ir avançando no seu ritmo, dentro de seu entendimento sobre o conteúdo”.

Na sexta-feira, haverá palestras motivacionais sobre experiências de mulheres na tecnologia, e a participação é aberta a todas(os). Para participar do Django Girls no sábado, é necessário se inscrever pelo site e receber o e-mail de confirmação.

Confira essa e outras atividades da Semana e faça sua inscrição na página do evento.