Professor da Escola de Direito ganha Prêmio Jabuti

José Rodrigo Rodriguez foi prestigiado pelo livro “Como decidem as cortes”

Crédito: Divulgação

Foram anunciados na última quinta-feira, 16 de outubro, os vencedores da 56ª edição do Prêmio Jabuti, a mais tradicional premiação literária do Brasil. O professor e pesquisador do PPG em Direito da Unisinos, José Rodrigo Rodriguez, ficou em primeiro lugar, na categoria Direito, com a obra “Como decidem as cortes”. Dentre as 2.240 obras inscritas, o livro se destacou entre outras nove da categoria.

Crédito: Divulgação

O professor esclareceu que o livro, publicado no ano passado, é uma crítica ao direito brasileiro. Segundo ele, as discussões informais que se geram em torno do poder judiciário são acerca da rapidez com que as decisões são tomadas. Nesse sentido, o professor problematizou em sua obra como os casos são solucionados nas cortes brasileiras, quais os argumentos utilizados e por que há tantas divergências, mesmo a lei sendo uma só. “Procurei utilizar uma linguagem que fosse acessível a todos, com termos técnicos, mas nada que fosse pedante; não pressuponho que todos saibam especificidades da área”, comentou.

Rodriguez afirmou que o destaque foi uma surpresa devido à quantidade de obras qualificadas que concorriam. Para ele, o Prêmio Jabuti é de grande relevância, visto que incentiva a produção de livros acadêmicos, um mercado muito disputado. “Foi muito importante para mim, que não tenho nem dez anos de carreira acadêmica, poder contar com uma premiação que me desse tal visibilidade. Isso incentiva os acadêmicos a arriscarem em suas pesquisas”, concluiu.