Moving the Cities chega em sua quinta edição promovendo ideias inovadoras

Crédito: Rodrigo W. Blum

O Moving the Cities chegou em sua quinta edição consolidando o formato híbrido inaugurado em 2021. O projeto realizado pela Unisinos em parceria com o UAS7 e a FH Münster tem como objetivo abordar os desafios regionais enfrentados pelas cidades. Realizado entre os dias 17 e 28 de outubro, o evento contou com uma série de desafios e oportunidades para os acadêmicos aprimorarem suas competências empreendedoras e interdisciplinares, explorando a vivência multicultural enquanto desenvolvem ideias inovadoras.

Durante as duas semanas, os participantes de seis países receberam mentorias sobre modelagem de negócios, inovação, mercado e tecnologia com profissionais de diferentes países. Além disso, realizaram uma imersão em ecossistemas de inovação, passando por um tour no Tecnosinos e em outros espaços da Unisinos. Na reta final, os estudantes tiveram três dias para criar soluções alinhadas com o tema Cidades e Comunidades Sustentáveis, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Crédito: Rodrigo W. Blum

No último dia, os grupos multidisciplinares se dividiram em ambientes virtuais e presenciais na SAP, onde expuseram as ideias desenvolvidas por meio de pitches para uma banca avaliadora. Conduzidos pelo vice-presidente para cooperação, inovação e marketing da FH Münster, Carsten Schröder, os selecionados para a etapa final apresentaram as iniciativas para os jurados. O projeto Ver de Novo foi o vencedor desta edição, propondo uma solução de descarte de plástico em supermercados e comércios locais que oferece um sistema de recompensas.

Crédito: Rodrigo W. Blum

De acordo com a professora Tatiana Rocha, gerente acadêmica da Unidade de Graduação da Unisinos, o Moving the Cities trata-se de conectar pessoas e essa troca cultural é que enriquece as iniciativas concebidas pelos times. “A ideia é que, a partir de problemas globais, os estudantes encontrem soluções sustentáveis que possam ser implementadas localmente, em qualquer lugar do mundo”, explica.

Sobre o Moving the Cities

O projeto Moving the Cities é uma ação idealizada pela Unisinos em parceria com o UAS7 e a FH-Münster para promover o desenvolvimento de soluções a desafios atuais por meio da cooperação internacional e intercultural entre ciência, empreendedorismo, inovação, tecnologia e sociedade. Essa ação visa potencializar iniciativas de alto impacto em prol do avanço dos ecossistemas universitários de inovação e do desenvolvimento para a sociedade.