Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada

Linha de Pesquisa

Confira abaixo as linhas de pesquisa do Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada:

  • Linguagem e Práticas Escolares

    Estuda as práticas discursivas e interacionais no contexto da escola, levando em conta sua relação com o contexto histórico e sociocultural. O objetivo desta linha é desenvolver pesquisas que investiguem fenômenos linguísticos que se realizam no âmbito do ensino e da aprendizagem de línguas, em diferentes contextos educacionais, formais ou não. As perspectivas teórico-metodológicas que fundamentam as pesquisas na Linha I são: Sociolinguística Variacionista, Interacionismo Social, Interacionismo Sociodiscursivo, Novos Estudos de Letramento. Esta linha acolhe projetos diversificados, com interesse pelas práticas discursivas e interacionais que caracterizam os seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna e línguas estrangeiras; letramentos; bilinguismo e identidades sociais; ensino e aprendizagem em contextos digitais e multimidiáticos; desenvolvimento da linguagem; agir do profissional do ensino; formação de docentes; educação de alunos surdos; processos de inclusão; interações familiares em contraste com as interações escolares; relação entre as modalidades oral e escrita; políticas linguísticas.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa
  • Texto, Léxico e Tecnologia

    A linha de pesquisa Texto, Léxico e Tecnologia (LP2) reúne estudos relacionados a fenômenos linguístico-discursivos no âmbito do texto e situados em contextos interacionais. Destacam-se os estudos acerca dos discursos midiáticos e de divulgação científica, assim como as pesquisas na área da Lexicografia e Terminologia, com ênfase para a Lexicografia Pedagógica e uso das linguagens profissionais. A linha também acolhe pesquisas nas áreas da Semântica Cognitiva, Semântica Computacional, Linguística de Corpus e Tradução, com ênfase em seus aspectos culturais, cognitivos e tecnológicos.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa
  • Interação e Práticas Discursivas

    O objetivo desta linha é desenvolver pesquisas que investiguem práticas discursivas sob a perspectiva da interação, que é compreendida como evento interacional em si e como uma atividade conjunta de constituição de sentidos. As perspectivas teórico-metodológicas que fundamentam as investigações da linha são: a Análise da Conversa de base etnometodológica, o Interacionismo Sociodiscursivo e a Análise da Conversação. Essa linha desenvolve e orienta projetos de pesquisa com interesse em investigar fenômenos interacionais e discursivos envolvidos no âmbito da interação social, em diferentes contextos como: empresa, família, escola, hospitais, consultórios, entre outros.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa

»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades