Mestrado e Doutorado em Filosofia

Linha de Pesquisa

Confira abaixo as linhas de pesquisa do Mestrado e Doutorado em Filosofia:

  • Sistemas Éticos

    Investiga-se, na linha de pesquisa, os temas clássicos da Ética e os problemas contemporâneos de Metaética e de Ética Aplicada. Discute-se, ademais, questões centrais sobre a fundamentação do dever-ser, da justificação dos primeiros princípios e das relações entre ética e cultura. Além disso, busca-se estabelecer, no capo da filosofia prática, o diálogo interdisciplinar, hoje urgente, com outras áreas do conhecimento e da atividade humana.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa
  • Linguagem, Racionalidade e o Discurso da Ciência

    Articula-se, na linha de pesquisa, questões filosóficas compreendidas sob esses referenciais temáticos, respondendo-se às demandas da problematização filosófica contemporânea na indagação pelas suas mútuas relações e na sua necessária interface com a ciência na construção da realidade. Para tanto, parte-se da exploração da linguagem, da racionalidade e do discurso da ciência em suas diversas dimensões, explorando-se os alcances e os limites das concepções envolvidas, além de suas inter-relações, mediante disciplinas que contemplem os diversos aspectos filosóficos envolvidos: lógicos, éticos, epistemológicos e ontológicos.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa
  • Filosofia Social e Política

    Estuda-se, na linha de pesquisa, a tensão que articula teoria e prática, visando a construir referenciais teóricos para refletir sobre relevantes questões sociais e políticas. Pretende-se realizar um diálogo produtivo, emancipatório e transdisciplinar com outras áreas, tais como as Ciências Sociais, o Direito, a História, a Psicologia e a Educação. Enfatiza-se, para tanto, a pesquisa acerca dos desafios éticos, políticos e sociais da atualidade: a globalização da economia, a massificação unidimensional da tecnologia e da cultura, a unidirecionalidade da política mundial e a tecnocultura. Investiga-se, além do mais, a ideologia, o poder, os Direitos Humanos, as teorias da História e as teorias da Justiça.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa

»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades