Mestrado e Doutorado em Educação

Grupos de Pesquisa

O que é um Grupo de Pesquisa?

Um Grupo de Pesquisa é, conforme a definição do CNPq, um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças, objetivando o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico, no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa, cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos. Além disso, por meio dos grupos de pesquisa, o programa de pós-graduação apresenta-se ao mercado para captar recursos, construir visibilidade e credibilidade, atendendo-se, assim, à premissa excelência acadêmica e sustentabilidade da universidade.

Grupos de Pesquisa coordenados pelos professores do PPG em Educação

Grupo de Pesquisa Mediações Pedagógicas e Cidadania (UNISINOS/CNPq): coordenação do professor Danilo Romeu Streck (UNISINOS) e do professor Emil Sobttka (PUC). Certificado pelo CNPq em 2000.

Grupo de Pesquisa História, Política e Gestão da Escola Básica (CNPq): coordenação da professora Flávia Werle (UNISINOS) e da professora Berenice Corsetti (UNISINOS). Certificado pelo CNPq em 2002.

Grupo de Pesquisa Educação Digital (GPe-dU UNISINOS/CNPq): coordenação da professora Eliane Schlemmer (UNISINOS) e do professor Daniel Lopes (UFRGS). Certificado pelo CNPq em 2004.

Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq): coordenação da professora Maura Corcini Lopes (UNISINOS) e da professora Morgana Domênico Hattge (UNIVATES). Certificado pelo CNPq em 2010.

Grupo Interinstitucional de Pesquisas em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS/CNPq/UNISINOS): coordenação da professora Gelsa Knijnik (Professora voluntária). Certificado pelo CNPq em 2012.

Grupo de Pesquisa Educação no Brasil: memórias, instituições e cultura escolar (EBRAMIC/CNPq): coordenação da professora Luciane Sgarbi Santos Grazziotin (UNISINOS) e da professora Dóris Bittencourt Almeida (UFRGS). Certificado pelo CNPq em 2013.

Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/UNISINOS/CNPq): coordenação da professora Elí Terezinha Henn Fabris (UNISINOS) e da professora Maria Cláudia Dal’Igna (UNISINOS). Certificado pelo CNPq em 2015.

Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia da Educação (UNISINOS/CNPq): coordenação do professor Rodrigo Manoel Dias da Silva (UNISINOS). Certificado pelo CNPq em 2018.

Redes de Pesquisa

As Redes são articulações regionais, nacionais e internacionais que mantem contato e relações para trocas e fortalecimento das pesquisas.
No PPGEDU, são várias as redes que são acionadas pelos professores, mas de forma mais intensa são as seguintes Redes:

Núcleo Em Rede: além do PPGE da UNISINOS, compõem o Núcleo em Rede as seguintes instituições: UNIOESTE/Foz Iguaçu; UNESP/Marília; UFSC/SC. UPF/RS; URI/RS; IFRS; Centro Universitário La Salle; Universidade Federal da Fronteira Sul; e a Universidade do Minho/Portugal.

Rede Iberoamericana De Trabalho E Estudos Sobre Educação Profissional E Evasão Escolar – RIMEPES: é um grupo Iberoamericano e várias IES brasileiras fazem parte do grupo, incluindo a UNISINOS, instituições latino-americanas e europeias (Itália, Espanha, Portugal).

Red De Investigación Em Educación Y Pensamiento Contemporáneo: formada por pesquisadores do PPGEdu da UNISINOS e das seguintes instituições: UNICAMP; USP; UNIFESP; UFRGS; Universidad Nacional de Mexico (UNAM), Universidad Pedagogica y Tecnologica de Colombia (UPTC), Universidade Minuto de Dios (UNIMINUTO) e Universidad de Los Andes (UdeA).

Rede Interdisciplinar E Multidisciplinar De Pesquisa (RIMPS) Do Instituto Latino- Americano De Estudos Avançados (ILEA): com o Projeto "Cartografias do pensamento na infância: composições entre arte, educação e filosofia", composto pelas seguintes instituições: UFRGS, UNISINOS, UERJ, UNEB, UCS, UERGS, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, SMED/POA.

Rede De Pesquisadores Da Dinamarca (Aalborg University), Suécia (Malmo University), Colômbia (Universidad Nacional Pedagógica) e Brasil (UNISINOS). Sob coordenação da pesquisadora profa. Dra. Gelsa Knijnik e seu grupo de pesquisa participam dessa rede as pesquisadoras do GIPEMS/CNPq.

Red De Investigadores Y Gestores En Internacionalización De La Educación Superior De América Latina (REDALINT). Rede estabelecida por meio do Centro de Estudos sobre Internacionalização (PPGEdu/UNISINOS) com países da América Latina. Formada por pesquisadores do PPGEdu da UNISINOS e das seguintes instituições: Universidade Estadual Paulista, Univesidad Nacional del Comahue e Universidad Nacional del Sur.

CLACSO, por meio do Grupo de Trabajo: Educación popular y pedagogías críticas: O grupo é coordenado por Anahi Guelman, Secretaría de Investigación y Posgrado Universidad de Buenos Aires (Argentina), por Edgardo Leandro Álvarez Puga, do Programa Interdisciplinario de Investigaciones en Educación – (Chile), por Mónica Fernanda Salazar Castilla, do Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud Alianza, Universidad de Manizales (Colombia), e integrado por pesquisadores da América Central, do Caribe e da América do Sul.

Appeal – Alternativas Pedagógicas E Perspectivas Educativas Na América Latina: Programa de investigação latinoamericano iniciado em 1981 no México, com a Dra. Adriana Puiggrós. Participam ainda a Universidade Francisco José de Caldas (Colômbia), a Universidade Estadual do Ceará (Brasil) e a pelo Grupo Mediações Pedagógicas e Cidadania da UNISINOS.

The Immersive Learning Research Network (ILRN): Organização internacional de desenvolvedores, educadores e profissionais de pesquisa que colaboram para desenvolver o potencial científico, técnico e aplicado da aprendizagem imersiva.

Red De Inducción A La Docencia / Rede Inserçao No Ensino – Red de intercambio sobre los problemas y procesos de formación del profesorado principiante en cualquiera de los niveles educativos. Coordenado pelo prof. Carlos Marcelo Garcia de Espanha. Uma rede internacional de investigadores.

 


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades