Mestrado e Doutorado em Comunicação

Linha de Pesquisa

Confira abaixo as linhas de pesquisa do Mestrado e Doutorado em Comunicação:

  • Mídias e Processos Audiovisuais

    Pesquisa as mídias audiovisuais em perspectiva tecnocultural, filosófica e arqueológica. Desenvolve estudos teóricos e metodológicos sobre a natureza dos meios e dos processos midiáticos que mobilizam áudios e imagens de qualquer origem e de qualquer época, inclusive os que se disfarçam à percepção nas materialidades estudadas. Investiga mudanças ambientais que incidem sobre os regimes de audiovisibilidade e que levam ao esquecimento de meios e máquinas, os quais, todavia, ainda comparecem em audiovisualidades contemporâneas - do cinema, da TV, dos games, das fotografias, das plataformas na internet, das redes sociais, dos vídeos.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa
  • Linguagem e Práticas Jornalísticas

    Pesquisa o jornalismo, em seu desenvolvimento nas mídias, produtos e processos que se realizam em uma sociedade complexa. Busca compreender, no âmbito dos processos midiáticos, a natureza dos acontecimentos, linguagens, práticas e a produção de sentidos que proliferam em espaços comunicacionais e temporalidades distintas, por meio da investigação teórica e empírica. Foca-se no jornalismo, enquanto disciplina teórica e atividade profissional, caracterizado historicamente pela ação de múltiplos agentes e instituições sociais, que se reconfiguram por conta dos processos em rede.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa
  • Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação

    Pesquisa os processos midiáticos focalizados nas dimensões da cultura, da cidadania comunicacional, das redes sociotécnicas e das tecnologias da comunicação. Problematiza e investiga as esferas comunicacionais e midiáticas nas suas configurações multidimensionais, ao contemplar a produção, os produtos e a inter-relação comunicativa (‘recepção’) dos públicos com os sistemas midiáticos. Enfatiza a experimentação transmetodológica, a partir da confluência e da combinação de lógicas provenientes de várias vertentes científicas. Desenvolve pesquisa crítica colaborativa internacional sobre processos contemporâneos de transformação midiática.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa
  • Midiatização e Processos Sociais

    Pesquisa a midiatização enquanto processo de circulação, inclusive em seus momentos de produção, circulação e de recepção de mensagens que se desenvolvem através de períodos distintos e nos quais se produzem transformações de técnicas em meios, gerando elementos que afetam as interações e o funcionamento de práticas sociais, bem como, ainda , a constituição de nova ambiência, em termos de organização social, permeada por lógicas e operações tecno-midiáticas. Trata da especificidade da midiatização e de suas relações com a ambiência segundo três dimensões: no plano social, examina as dinâmicas dos processos midiáticos nas suas inter-relações com práticas institucionais diversas; no âmbito das técnicas e tecnologias, suas transformações em meios de comunicação e a geração de possibilidades de seus usos e apropriações a partir de lógicas e modalidades sociais diversas; e, na esfera da significação, o exame das condições e das exteriorizações de materialidades de sentidos na processualidade e periodização da própria semiose. Propõe, ainda, refletir a partir de fundamentos epistemológicos no campo da comunicação, o papel da midiatização na complexificação da circulação de mensagens, nos seus aspectos teóricos, metodológicos e empíricos.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa

»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades