Mestrado e Doutorado em Comunicação

Mestrado Duração: 2 anos Aulas: preferencialmente, no período da tarde

Doutorado Duração: 4 anos Aulas: disciplinas obrigatórias são ofertadas pela manhã (em semanas alternadas)
Curso recomendado pela Capes
Conceito 6

reconhecimento capes

Área de concentração: Processos midiáticos

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos proporciona qualificação, em nível técnico e aplicado, a comunicadores, pesquisadores, profissionais e docentes universitários. Os cursos de mestrado e doutorado oferecem formação de excelência, realizada por um corpo docente qualificado, que reúne professores com forte experiência acadêmica e de mercado.

O PPG em Ciências da Comunicação é recomendado pela Capes, avaliado com conceito 6, e possui convênios com diversas universidades do exterior.

O foco do Programa reside nos processos midiáticos em perspectiva comunicacional, abordando interações sociais mediadas por tecnologias em quaisquer esferas de exercício social. Nessa perspectiva, investigamos culturas e sistemas comunicacionais envolvendo estratégias de produção, apropriação e circulação de produtos de ordem interacional e informativa, tanto pela observação de objetos específicos nestas angulações como no estudo de relações entre elas, bem como suas implicações na sociedade, na identidade dos sujeitos participantes e na cultura geral. Investigamos, ainda, o papel desses processos midiáticos e suas lógicas e estratégias na configuração dos ambientes sociais mais diversos.

Linhas de Pesquisa

• Mídias e Processos Audiovisuais
  • Linguagem e Práticas Jornalísticas
  • Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação