Gestão do Varejo de Combustíveis
Local
Remoto
Dias de aula
Quinzenalmente
Carga horária
360 horas
Horários de aula
Aulas online ao vivo, nas terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 22h30. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.
Para quê
Único MBA do país com foco na cadeia de varejo de combustíveis, essa pós-graduação une a excelência acadêmica da Unisinos com a expertise de negócio do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no RS (Sulpetro).
No MBA em Gestão do Varejo de Combustíveis, você se prepara para as transformações que estão acontecendo no mercado e amplia seus conhecimentos sobre o gerenciamento de empresas da cadeia de combustíveis e seus derivados.
O propósito do curso é capacitar para a condução eficaz desses negócios frente às contingências do atual cenário econômico e tecnológico global, que afetam diretamente a matriz energética e o próprio setor, mantendo um olhar de atenção para as novas tendências a fim de incrementar a rentabilidade.
As aulas apresentam e discutem os novos modelos de negócios, métodos, técnicas e ferramentas de gestão para postos de combustíveis, buscando sua efetiva aplicação nas empresas. E quem ensina tudo isso são professores com sólida formação acadêmica e reconhecida atuação profissional nesse mercado.
Durante o MBA, você ainda aprende a atender os consumidores que cada vez mais buscam serviços além da revenda do etanol, gasolina ou diesel. Lavação de automóveis, restaurantes, padarias, lavanderias, farmácias, rede wi-fi gratuita e lojas de conveniência são algumas das facilidades que os postos de combustíveis precisam oferecer hoje em dia para proporcionar um atendimento personalizado e, assim, alavancar o empreendimento.
Para quem
O MBA é voltado para profissionais com curso superior, proprietários e gestores de postos de combustíveis e sucessores e colaboradores de empresas do setor. Também pode ser cursado por profissionais de outras áreas que tenham afinidade ou interesse em ampliar seus conhecimentos no tema.
A qualificação profissional pós-curso
Você estará preparado para planejar e implementar a gestão estratégica de empresas da cadeia de varejo de combustíveis, identificando e adaptando os negócios às variáveis mercadológicas e sabendo aproveitar as oportunidades de transformação digital para melhorar os serviços. Também ficará apto a liderar e gerir equipes, reconhecer oportunidades de aumento das vendas B2C com gestão de dados alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e implementar e gerenciar processos que envolvam finanças, contabilidade, operações, marketing e vendas para otimizar custos e melhorar a definição de preços. Ainda, conhecerá a legislação geral e ambiental do setor para aplicá-la em suas empresas.
Confira também:
Coordenação do Curso
José Jerônimo de Menezes Lima
E-mail: jeronimol@unisinos.br
ESTRUTURA CURRICULAR
A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:
Projeto Empresarial e Gestão Estratégica de Negócios (24h)
Tomada de Decisão Baseada em Dados (24h)
Transformação Digital e Modelos de Negócios Inovadores (24h)
Legislação Aplicada ao Setor de Combustíveis (24h)
Responsabilidade Ambiental Aplicada ao Setor de Combustíveis (24h)
Proteção e Privacidade de Dados e Direitos do Consumidor (24h)
Marketing Digital (24h)
Vendas B2C (24h)
Análise Econômico-Financeira de Empresas (24h)
Gestão de Custos e Formação de Preço (24h)
Liderança e Gestão de Equipes (24h)
Logística de Comercialização e Distribuição (24h)
Gestão de Empresas Familiares (24h)
Pensamento Sistêmico e Solução de Problemas Complexos (24h)
Construção do Book de Conhecimentos Aplicados (24h)
SOMA CARGA HORÁRIA (360 Horas)
COMO INGRESSAR
Veja as orientações para o processo seletivo do curso:
COMPROVANTE
Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.
AcessarPROFESSORES DO CURSO
O aluno do Gestão do Varejo de Combustíveis tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:
Ailton Rodrigues da Silva Júnior
Engenheiro químico com especialização em Gestão Empresarial e Controladoria, com experiência profissional de 20 nos na indústria e mais de 21 anos no varejo de combustíveis e varejo de vestuário e calçados.
Claudio Fleck Baethgen
Especialista em Direito Contratual, LLM em Direito Empresarial, Bacharel em Direito. Consultor em direito empresarial, com ênfase em direito civil, trabalhista, contratual e gestão de negócios. Assessor jurídico do Sulpetro e advogado no setor varejista de combustíveis.
Crismeri Delfino
Diretora da Possibilità ? Consultoria Organizacional. Presidente da ABRH-RS (Gestão 2019 ? 2021). Há 30 anos trabalha com foco em RH, coaching, desenvolvimento de pessoas e organizações, transformação cultural e formação de sucessores. Embaixadora da HSM no RS e GA Partners do Gestão do Amanhã. Coordena missões de negócios para o Vale do Silício, Portugal e São Paulo. Desenvolvedora de games de aprendizagem. Certificada como Codificadora da Face Humana pelo F-M Group Internacional Neuro FACS. Certificada como Instrutora de Expressões Faciais das Emoções ? Ciência da Leitura da Face Humana Pelo FMGroup de Portugal. Professora convidada de MBAs da PUCRS, UOL EDTECH e da Unisinos. Coordena Formação em Dinâmica de Grupos pela SBDG.
Cristiano Colombo
Advogado com experiência há mais de vinte anos, com atuação no consultivo e contencioso empresarial. Professor do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios da UNISINOS, Professor dos cursos de graduação em Direito, Comércio Exterior e Relações Internacionais da UNISINOS. Coordenador do LLM em Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Foi membro da Comissão de Ensino Jurídico (CEJ) da OAB/RS. Pós Doutor, Doutor, Mestre e Graduado em Direito. Bacharel em Ciências Contábeis.
Fabio Miguel Junges
Empreendedor na área de tecnologia. CEO da SOU.cloud (Cloud Computing) e Co-Founder da OnePercent (Blockchain, DeFi e NFT). Especialista em gestão e planejamento estratégico, finanças empresariais, liderança e times de alta performance, fusões e aquisições e governança gorporativa. Doutor em Administração.
José Jerônimo de Menezes Lima
Doutor e Mestre em Administração de Empresas. Bacharel em Ciência da Computação. Conselheiro, consultor, instrutor e palestrante. Presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Consultores. Coordenador dos MBAs em Business Analytics, Business Process Management e Gestão e Negócios de Tecnologia da Informação da Unisinos. Diretor do Instituto Brasileiro de Competição Analítica. CEO da Mettodo - Reflexão Estratégica.
Paulo Cesar Tondo
Consultor e Professor no tema de Empresas Familiares. Coautor dos livros Desenvolvendo a Empresa Familiar e a Família Empresária e Protocolos Familiares - Ferramentas para a Continuidade. Sócio da Tondo Desenvolvimento de Empresas Familiares. Mestre em Controladoria e Bacharel em Administração de Empresas pela UFRGS
Roberto Pinho Mazzilli
Mestre em Administração de Empresas UFGRGS. Pós LLM em Lei Geral de Proteção de Dados pela Unisinos. Graduado em Análise de Sistemas de Informação pela PUCRS. Diretor de Negócios da Domínio Consultoria em Informação. Diretor de Relacionamento com as Instituições de Ensino do Sindicato das Empresas de Informática do RS (SEPRORGS). Data Protection Officer (DPO) da Associação Brasileira de Consultores (ABCO). Consultor nas áreas de Proteção e Privacidade de Dados (LGPD). "
Sara Cecin
Mestre em Engenharia de Produção, Arquiteta e Urbanista Diretora de empresa por 15 anos, avaliadora sênior em Prêmios de Excelência por mais de 10 anos. Consultora com 20 anos de experiência em Planejamento Estratégico, Processos (BPM), Modelos de Excelência em Gestão e Pensamento Sistêmico.
Suely Schmitt
Graduada em Direito pela UCS, Pós-graduada em Gestão de pessoas pela FSG e em EAD pelo Senac-RJ. Mentora certificada pela FGV e Escola de Mentores. DPO na LGPD certificada pela Assespro-RS. Coordenadora do Comitê de Ética da Associação Brasileira de Consultores. Consultora associada à SBGC Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Vendedora em atividade de produtos e serviços com experiência em implantação e aperfeiçoamento de profissionais e equipes comerciais. Especialista em venda consultiva, venda remota, atendimento e pós-vendas. Empresária e Diretora da Versa Treinamentos e da Universa Educação Corporativa.
Suzana Vicente Gnipper
Consultora especialista em Estratégia e Gestão. Membro do CMO Council. Diretora de Marketing da ABCO Associação Brasileira de Consultores. Mentora de startups na B2Mamy Aceleradora de Negócios. Empreendedora há mais de 20 anos. Jornalista profissional, graduada em Comunicação Social, pós-graduada em Gestão de Marketing e Negócios e com MBA em Gestão de Pessoas e Negócios.