Pós Graduação Unisinos - Gestão de Pessoas - EAD
MBA

Gestão de Pessoas

EAD

Período

Início: 05/08/2024
Término: 31/07/2025

Local

Online

Dias de aula

Semanalmente

Carga horária

360 horas

Horários de aula

Aulas ao vivo semanais ou quinzenais, predominantemente em segundas, quartas e quintas-feiras, entre 19h30 e 22h. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.

Para quê

A gestão efetiva de pessoas é um componente crítico para a competitividade de uma organização. Empresas de alto desempenho constroem estratégias de negócios conectadas com a gestão de talentos. Assim, o reconhecimento do papel da liderança e do engajamento dos funcionários para o sucesso de uma organização trouxe a necessidade de qualificar as políticas e práticas de gestão, fortalecer a cultura e o propósito de liderança e preocupar-se com a reputação da marca no mercado de trabalho.

As pessoas são parte do negócio e, portanto, sua importância e sua complexidade devem ser prioridade na formação dos profissionais da área. Gabaritado com todo o histórico da Unisinos, o MBA em Gestão de Pessoas desenvolve a capacidade de análise e intervenção do aluno, ensinando-o a lidar com diferentes situações e decisões complexas. Ainda mostra ao profissional as vantagens da visão estratégica para interagir com mudanças e alavancar a performance das pessoas e dos resultados empresariais.

Com uma abordagem interdisciplinar, as aulas incluem a compreensão de cenários econômicos e a criação de processos inovativos como fontes de novas estratégias para um crescimento sustentável das organizações. A formação também foca na discussão de temas estruturais em gestão de pessoas como a atração, desenvolvimento e gestão de talentos, a educação corporativa, carreira, remuneração, saúde e qualidade de vida no trabalho. O gestor de pessoas formado neste MBA assumirá o papel de protagonista e agente de mudanças, apoiando as lideranças da empresa e seus colaboradores no crescimento pessoal, profissional e do negócio.


Para quem

O curso é destinado amplamente a profissionais com curso superior de instituições públicas, privadas e/ou não-governamentais que busquem formação continuada e atualização na área de Gestão de Pessoas. Graduados que tenham espírito de liderança e visão estratégica, como gestores, colaboradores da área de RH, líderes de equipes e profissionais de outras áreas com interesse no tema também serão beneficiados.


A qualificação profissional pós-curso

Como gestor de pessoas, o seu trabalho estará orientado para as estratégias da organização, contribuindo na obtenção de resultados positivos para o negócio. Por isso, além de preparado para identificar, entender e integrar a gestão de pessoas à estratégia empresarial, você também irá criar processos inovativos, implementar e gerir projetos estratégicos, sabendo avaliar impactos e resultados. Enriquecido com conhecimentos teóricos, ferramentas e com a concepção do design thinking, você trará os conceitos da Gestão de Pessoas para o cotidiano da sua organização, criando condições inovadoras para o desenvolvimento do potencial das suas equipes.

Coordenação do Curso


Luciane Wolff

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: luwolff@unisinos.br

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ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura do curso está organizada em dois módulos semestrais e independentes. Isso possibilita ingressar tanto no início como no meio do ano letivo e concluir o curso em 12 meses. Integram o currículo desta especialização as seguintes disciplinas:

 

Gestão Estratégica de Pessoas (24h) keyboard_arrow_down

aprender sobre os desafios enfrentados por empreendedores, líderes, gestores e profissionais de Gestão de Pessoas, para atuar de forma estratégica as exigências do mercado. São abordados conhecimentos acerca dos perfis multigeracionais, tecnologia da informação, entre outras tendências e desafios presentes no ambiente organizacional.

Cultura, Clima e Comportamento Organizacional (24h) keyboard_arrow_down

diagnosticar a cultura organizacional, identificar disfunções, aprender a elaborar intervenções e transformações junto aos gestores e equipes. Além disso, vai analisar as relações de poder e as relações com a cultura organizacional, buscando promover melhorias no clima organizacional.

Responsabilidade Ambiental, Social e Governança (ESG) (24h) keyboard_arrow_down

compreender os desafios enfrentados por gestores e profissionais na implantação da ESG. Além disso, aprenderá sobre a evolução dos modelos em gestão organizacional e de pessoas, frente às demandas e necessidades do mercado. Vai identificar as práticas mais adequadas à competitividade e particularidade do negócio.

Gestão de Pessoas na Era Digital (24h) keyboard_arrow_down

compreender as mudanças no mundo do trabalho na era digital e  os impactos desta transformação na gestão de pessoas. A disciplina aborda os cenários e tendências que transformam a economia, a sociedade e os negócios. Também irá aprender a propor, implementar e gerir processos de mudança e inovação comportamental nas organizações

Gestão da Mudança Organizacional (24h) keyboard_arrow_down

realizar o diagnóstico e mapeamento do contexto da organização e irá identificar as mudanças necessárias. Além disso, irá estudar sobre gestão da mudança e suas dimensões para beneficiar atuações mais eficazes nos projetos.

Comunicação Organizacional e Endomarketing (24h) keyboard_arrow_down

Propõe uma discussão teórico-prática sobre os processos de comunicação organizacional e endomarketing para garantir competitividade mercadológica, desenvolvimento dos negócios e vinculação das pessoas nele inseridas. Aborda a comunicação em uma perspectiva que prioriza o humano e seus aspectos motivacionais, promovendo o bom relacionamento entre os colaboradores e a organização, contribuindo para o clima organizacional.

Psicologia Positiva, Saúde Mental e Bem-estar (24h) keyboard_arrow_down

compreender e aplicar conceitos de Saúde e Bem-estar no trabalho. Além disso, vai aprender a reconhecer fatores estressores e/ou causadores de descontentamento no trabalho, bem como elementos potenciais para prevenção ou alívio do estresse e para gratificação no trabalho.

Desing Thiking aplicado em projetos de Gestão de Pessoas (12h) keyboard_arrow_down

identificar temas emergentes para o desenvolvimento da gestão de pessoas, e desenvolverá uma visão mais sistêmica. Irá aprender a propor soluções para problemas, embasados na metodologia do design thinking.

Atração, Seleção, Integração e Acompanhamento funcional (24h) keyboard_arrow_down

aprender a selecionar novos profissionais para a empresa, qualificar e otimizar as etapas do processo de seleção de candidatos. Também aprenderá a identificar oportunidades para melhoria na retenção de pessoas, envolvendo subsistemas de gestão de pessoas e as necessidades do negócio.

Treinamento, Desenvolvimento e Educação (24h) keyboard_arrow_down

discutir os processos de treinamento e educação corporativa nas organizações, considerando as práticas, as modalidades e as medidas de avaliação em treinamento e desenvolvimento para a formação dos profissionais. Também vai aprender a planejar, implementar e avaliar programas de TD&E.

Desenvolvimento de Lideranças (24h) keyboard_arrow_down

conhecer as etapas de formação e desenvolvimento das lideranças e identificar as competências gerenciais, estrutura base para uma gestão qualificada. Também irá compreender o processo de liderança nas dimensões individual e coletiva, assim como a interdependência com a Cultura Organizacional.

Gestão do Desempenho (24h) keyboard_arrow_down

identificar métodos e processos para conduzir uma gestão do desempenho humano nas organizações. Você também irá compreender e aplicar os conhecimentos relacionados à avaliação e acompanhamento de desempenho humano no trabalho, por meio de criação e análise dos dados. Também irá realizar devolutivas que se transformam em planos de ação para o desenvolvimento humano no trabalho.

Gestão de Equipes (24h) keyboard_arrow_down

Abordar as variáveis que interferem nos processos de formação, desenvolvimento e gestão de equipes de alta performance. Também serão estudadas as diferentes ferramentas de gestão de times e as possíveis aplicações, com o objetivo de potencializar os resultados e reforçar a autonomia e o autogerenciamento.

Carreira e Remuneração (24h) keyboard_arrow_down

estudar sobre os principais modelos de gestão de carreira e recrutamento, explorando as relações entre as necessidades das empresas e dos profissionais. Você vai aprender a estruturar um subsistema que destaque as oportunidades e desafios para a gestão estratégica de pessoas. Além disso, você vai aprender a estruturar um sistema de cargos e salários, considerando as premissas da legislação trabalhista

Life Design e Construção de Carreira (24h) keyboard_arrow_down

abordar a perspectiva conceitual e a orientação de carreira para a construção da vida e tomada de decisões no âmbito profissional. Será possível analisar a gestão e sustentabilidade da carreira por meio de narrativas pessoais e profissionais. Você compreenderá as possibilidades e intervenções para construir e gerenciar uma carreira, a relação entre narrativas e etapas da biografia com as decisões de vida e carreira

Métodos Àgeis aplicado em projetos de Gestão de Pessoas (12h) keyboard_arrow_down

mapear demandas, problemas e oportunidades de melhoria em um ambiente organizacional, visando apoiar a elaboração de projetos relacionados à gestão de pessoas. Aprenderá sobre a utilização de Métodos Ágeis para identificar oportunidades e promover novas abordagens. Você pode desenvolver habilidade de identificar temas emergentes na gestão de pessoas, demonstrar visão sistêmica e propor soluções embasadas em metodologia ágil para problemas reais.

INVESTIMENTO

Valores referentes ao ano de 2024 segundo semestre. O valor do curso pode ser financiado em 6 parcelas sem juros, ou em 12, 18, ou 24 vezes com juros.

 Matrículas antecipadas até o dia 07/07 tem desconto* no pagamento à vista ou no parcelamento.

Vagas limitadas! Escolha abaixo sua opção de pagamento.

 

* confira as condições do desconto promocional em orientações financeiras. 

Egressos Unisinos

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Desconto % Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.574,70 25% R$ 1.181,03
12 R$ 835,20 25% R$ 626,40
18 R$ 575,10 20% R$ 460,08
24 R$ 445,50 20% R$ 356,40
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Participantes em Geral

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Desconto % Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.749,67 25% R$ 1.312,25
12 R$ 928,00 25% R$ 696,00
18 R$ 639,00 20% R$ 511,20
24 R$ 495,00 20% R$ 396,00
30 ---- - ----
36 ---- - ----

Orientações financeiras keyboard_arrow_down

PARCELAS
O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos.
A segunda parcela vence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês (exceto fevereiro, que terá o vencimento no último dia do mês), de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.


PAGAMENTO
Para pagamento, o aluno deve utilizar o Documento de Cobrança (DOC) acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio.

A Universidade também oferta outros meios de pagamento da mensalidade no Portal do aluno, além do Boleto Bancário, o aluno poderá quitar a mensalidade nas modalidades PIX QR CODE, Cartão de Crédito e Cartão de Crédito Recorrente. Acesse o portal do aluno e veja as opções.


DESCONTO:
Não cumulativo, exceto com desconto de Egresso Unisinos e desconto família.

Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matricula seja efetivada no período indicado na condição da promoção.


Condição promocional exclusiva para novos alunos que ingressarem no segundo semestre de 2024 e que realizarem suas matriculas até o dia 07/07/2024 em um dos Cursos de MBAs e Especializações, na modalidade EAD ou EAD formato híbrido.


ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos.

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

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Professores do curso

O aluno de Gestão de Pessoas tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Adalberto Da Rocha Heck

Adalberto Da Rocha Heck

Possui graduação em Faculdade de Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978),Pós-graduado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Planejamento Urbano da Universidade de Dortmund, Alemanha (1986) e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Atualmente é professor adjunto II e coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: política e administração da educação, urbanismo, educação, formação de professores e planejamento urbano/participação popular, administração e políticas públicas.

Currículo Lattes
Alexandre Pereira

Alexandre Pereira

Co-Fundador da SFAP Consultores Associados, parceira operacional da V4 Company, com foco em estratégias de marketing digital e tração em vendas! Atua também como consultor de empresas nas áreas de restruturação de modelos de negócios, metodologias ágeis (Design Thinking, Lean Startup, Scrum, etc) e inovação. Mentor de Startups no Tecnosinos desde 2013.

Currículo Lattes
Andrea Armellini Ferreira Pinto

Andrea Armellini Ferreira Pinto

Mestre em Gestão e Negócios pela Unisinos e Université de Poitiers, atua há mais de 15 anos na área de Gestão de Pessoas. Conduziu projetos em diversos segmentos, incluindo educação, saúde e mídia. Sua expertise abrange gestão de equipes, transformação digital e cultural, desenvolvimento de liderança, gestão de desempenho, atração e engajamento de talentos, sucessão e comunicação interna. É apaixonada por criar ambientes de trabalho colaborativos e inovadores que impulsionem os resultados do negócio.

Currículo Lattes
Cláudia de Salles Stadlober

Cláudia de Salles Stadlober

Graduação em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Doutora em Educação pela PUC-RS (2010). Atualmente é professora integral da Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde atua como coordenadora Adjunta Administrativa do Curso de Medicina e professora do curso, professora do curso de administração, nas atividades de gestão em saúde, intraempreendedorismo, gestão de pessoas e diversidade e de empreendedorismo e inovação. Conselheira federal do CFA - 2015 a 2022. Diretora de formação Profissional no CFA. Foi Presidente do CRARS 2011 - 2014, Foi Diretora de Publicações da ANGRAD e consultora - Alta Consultoria e Gestão em Saúde.

Currículo Lattes
Claudia de Salles Stadtlober

Claudia de Salles Stadtlober

Graduação em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Doutora em Educação pela PUC-RS (2010). Atualmente é professora integral da Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde atua como coordenadora Adjunta Administrativa do Curso de Medicina e professora do curso, professora do curso de administração, nas atividades de empreendedorismo e inovação; Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Gestão Educacional. Foi Conselheira federal do CFA e Diretora de formação Profissional no CFA 2015 a 2022. Foi Presidente do CRARS 2011 - 2014, Foi Diretora de Publicações da ANGRAD. Atua como consultora organizacional desde de 2001, é parceira na consultoria Total Consultoria Empresarial Ltda. Conselheira da FUNDATEC. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, administração hospitalar, gestão de pessoas, instituições de saúde, educação, negócios de impacto social e empreendedorismo, inclusão e diversidade, ESG.

Currículo Lattes
Cristina Seibert Schneider

Cristina Seibert Schneider

Doutora em Planejamento Urbano e professora da UNISINOS. Possui larga experiência de mercado em gestão cultural, atuando principalmente nas área de comunicação e comportamento, negociação, gestão de conflitos e gestão de projetos, atendendo tanto setor público quanto privado.

Currículo Lattes
Janine Kieling Monteiro

Janine Kieling Monteiro

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela UFRGS. Vinculou-se à UNISINOS em 2000, onde é professora Titular, na Graduação em Psicologia e nos Programas de Pós-Graduação stricto senso de Psicologia e Gestão e Negócios. Desenvolve pesquisas relacionadas à saúde/adoecimento mental e trabalho. Atua como consultora de empresas, na área de Gestão de Pessoas há mais de 20 anos.

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Jonas Ismael da Silva

Jonas Ismael da Silva

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Unisinos (2021), na linha pesquisa de Contabilidade; Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010); e Bacharel em Ciências Contábeis pelo Universidade FEEVALE (2006). Atualmente é coordenador e professor do curso de Graduação em Ciências Contábeis e do MBA em Controladoria e Finanças da UNISINOS. Proprietário da empresa Altacon Escritório Contábil, onde atua com pequenas e médias empresas, prestando assessoria contábil, fiscal e de recursos humanos.

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Jose Carlos da Silva Freitas Junior

Jose Carlos da Silva Freitas Junior

Doutor em administração pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutorado-sanduíche na Simon Fraser University (Canadá). Mestre em administração pela Unisinos e mestre em operações militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército. Formação em Mentoria (Escola de Mentores, 2020). Ocupou cargos de direção e gestão em órgãos públicos e possui experiência de mais de vinte anos com desenvolvimento de lideranças. Cofundador da Liderarte - espaço de formação e intervenção, voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional. Na UNISINOS é Professor do PPG em Gestão e Negócios e é colíder do grupo de pesquisa em Liderança e Gestão de Pessoas. Os principais temas de interesse como pesquisador são: liderança, gestão de pessoas, capacidades digitais e transformação digital.

Currículo Lattes
Juliana Rondon

Juliana Rondon

Sócia fundadora da Planus Escolhas de Carreira e idealizadora da Plataforma ToFace, do protocolo de planejamento estratégico de carreira, intitulado, Terapia do Papel Profissional e dos Pilares de Sustentabilidade de Carreira, conceitualização utilizada nas organizações e com os profissionais que atende. Mais de 12 anos de vivência em desenvolvimento de líderes, condução de processos de Coaching Executivo e de Orientação Profissional. Conduz projetos corporativos em organizações de diferentes portes e segmentos. Palestrante de temas relacionados a escolhas de carreira e gestão de performance.

Currículo Lattes
Luciane Wolff

Luciane Wolff

Psicóloga, Administradora de Empresas, Professora e Consultora em Gestão de Pessoas. Atua como docente na Graduação de Psicologia e Medicina, MBAs na área de Gestão e Negócios, e na coordenação do MBA em Gestão de Pessoas e Pós-MBA em Inteligência Emocional para a carreira e performance nos Negócios, na Unisinos. Realiza atendimentos individuais em psicologia, capacitação para grupos e consultoria para empresas. Estuda sobre saúde ocupacional, psicologia cognitiva comportamental e psicologia positiva, além de temas sobre gestão e desenvolvimento de pessoas para a vida e trabalho. É Doutora em Psicologia Clínica, cursando especialização em Terapia Cognitivo Comportamental. Cursou Mestrado Profissional em Gestão e Negócios, especialização em Gestão Empresarial. Possui Certificação em Coaching Executivo Ontológico e Metodologia PROSCI para Gestão da Mudança.

Currículo Lattes
Rosemary Francisco

Rosemary Francisco

Rosemary Francisco é apaixonada por tecnologia e em sua aplicação para o desenvolvimento da sociedade. Com atuação de mercado de mais de 20 anos, participou e gerenciou vários projetos em empresas como: DELL, Gerdau entre outras. Atualmente dedica-se a atividades de consultoria e mentoria em Negócios e TI. Também é professora colaboradora no Programa de Pós Graduação da Administração, pesquisadora e gerente de projetos no SoftwareLab e Instituto de Inovação em Educação da Unisinos. É Doutora em Administração de Empresas, Mestre em Engenharia da Produção e Sistemas, Especialista em Engenharia de Software e Engenharia da Produção, Bacharel em Sistemas de Informação e Profissional certificada em Gerenciamento de Projetos (PMP). Tem como propósito auxiliar pessoas e empresas a alcançarem o seu melhor.

Currículo Lattes
Talita Raquel de Oliveira

Talita Raquel de Oliveira

Mentora e Coach de Líderes com mais de 25 anos de experiência, atuando em projetos como Consultora de Gestão de Pessoas e treinadora de líderes em empresas de médio e grande porte. Possui formação em Psicanálise e Mestrado em Administração, com área de pesquisa em Estratégias Organizacionais. Pós-graduada em Gestão Empresarial, com graduação em Administração de Empresas, com ênfase em Recursos Humanos, todas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Vinculou-se à Unisinos em 2011, atuando como Docente (EGN) envolvida no ensino em programas de graduação e pós-graduação no campo de Recursos Humanos da Business School (presencial e EAD) até 2020. Atualmente, é Professora convidada nos programas de Pós-graduação Lato Sensu em diversas instituições.

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Vera Susana Lassance Moreira

Vera Susana Lassance Moreira

Graduada em Psicologia, com Pós-Graduação em Psicologia Organizacional, Mestrado em Psicologia Social, Doutora em Administração de Empresas, e professora em diversos cursos da área. Revisora da Bookman Editora revisando livros na área de gestão e Coaching. Atuou como Executiva de Recursos Humanos em diversos segmentos de RH em empresas de grande porte. Consultora de empresas em avaliação e coaching de executivos, tendo atuado em empresas como: Pioneer, Grupo Simões, CP Eletrônica, Stemac, Petrobrás, Melnick Even, Rexnord, AFUBRA, Melnick, Agromac, WK Sistemas, e Freios Controil desenvolvendo atividades relacionadas a cultura, clima e desenvolvimento de executivos, bem como sucessão familiar.

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