Business Analytics
Local
Campus Porto Alegre
Dias de aula
Quinzenalmente
Carga horária
360 horas
Horários de aula
Nas segundas, terças e quartas-feiras, das 18h45 às 22h45. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.
Para quê
Gerenciar pequenas ou grandes quantidades de dados é um dos principais objetivos e, também, desafios das empresas atualmente. Isso porque é a partir da transformação deles em informações que as organizações conseguem tomar decisões melhores e mais rápidas, assim aumentando sua competitividade nos negócios.
Nesse contexto, o MBA em Business Analytics tem o propósito de desenvolver a capacidade analítica para a tomada de decisão estratégica baseada em dados. Alguns dos movimentos realizados no mundo corporativo a partir do gerenciamento de dados – e que você vai aprender ao longo do curso – são: segmentação de clientes, desenvolvimento de produtos personalizados, análise de riscos, auditorias e monitoramento de mercado, estudos concorrenciais e adequação à legislação sobre privacidade de dados.
Para estar preparado para realizar tudo isso, você estudará sobre modelos matemáticos, análises estatísticas descritivas e preditivas, algoritmos e modelos e ferramentas de análise para transformar dados de diversas fontes em conhecimento para as organizações.
Para quem
Este MBA se direciona a profissionais graduados que atuam em projetos de análise de dados para a tomada de decisões estratégicas e de inteligência de negócios, a partir do processamento de pequenos e grandes volumes de dados estruturados. Exemplos desses profissionais são empresários, executivos, gestores e consultores de setores econômicos.
A qualificação profissional pós-curso
Você estará preparado para gerenciar projetos analíticos para solução de problemas empresariais que envolvam bases de dados estruturadas e não estruturadas, independentemente do volume de dados. Também saberá gerir, de forma adequada, a governança, segurança e privacidade dos dados em alinhamento com o direito digital. Ou seja, compreenderá toda a lógica que envolve a gestão estratégica de empresas data-driven.
Ainda, aprofundará seus conhecimentos sobre métodos computacionais de inteligência artificial e machine learning, conhecerá ferramentas estatísticas para análises de dados, estará apto a utilizar técnicas de data mining e econometria básica para a implementação de projetos analíticos e saberá como analisar as redes sociais e ambientes de internet para coleta e análise de dados concorrenciais.
Ao final do MBA, estará capacitado para liderar e desenvolver equipes multidisciplinares de cientistas de dados e para aplicar o conceito de Competição Analítica e modelos de maturidade analítica nos negócios.
Confira também:
Coordenação do Curso
ESTRUTURA CURRICULAR
A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:
Gestão Estratégica de Negócios - 24h
Tomada de Decisão Baseada em Dados - 32h
Estatística Descritiva - 24h
Cultura Data-Driven e Liderança de Equipes Multidisciplinares de Cientistas de Dados - 32h
Transformação Digital - 24h
Data Mining - 24h
Social Media Analytics e Web Analytics - 24h
Inteligência Artificial e Machine Learning - 24h
Direito Digital - 24h
Modelo Analítico de Negócio e Modelo Analítico de Gestão - 32h
Estatística Preditiva - 24h
Storytelling com Dados - 24h
Pensamento Sistêmico e Solução de Problemas Complexos - 24h
Book de Conhecimentos Aplicados - 24h
COMO INGRESSAR
Veja as orientações para o processo seletivo do curso:
COMPROVANTE
Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.
AcessarPROFESSORES DO CURSO
O aluno do MBA em Business Analytics tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:
Bruna Martini Dalmoro
Mestre em Ciência da Computação, com pesquisa focada na análise estatística da percepção humana de imagens. Bacharel em Estatística. Atua como Cientista de Dados no Sicredi. Tem experiência em análise e modelagem estatística para concessão de crédito.
Cristiano Colombo
Advogado com experiência há mais de vinte anos, com atuação no consultivo e contencioso empresarial. Professor do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios da UNISINOS, Professor dos cursos de graduação em Direito, Comércio Exterior e Relações Internacionais da UNISINOS. Coordenador do LLM em Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Foi membro da Comissão de Ensino Jurídico (CEJ) da OAB/RS. Pós Doutor, Doutor, Mestre e Graduado em Direito. Bacharel em Ciências Contábeis.
Emir José Redaelli
Doutor em Administração na área de Competitividade Interorganizacional. Mestrado em Engenharia de Produção. Pós graduado em Marketing. Graduado em Engenharia Mecânica e em Direito; Diplomado pela ESG - Escola Superior de Guerra no ciclo de estudos de Estratégias e Geopolítica. Professor de Business Analytics. Atua como assessor e consultor para empresários com desenvolvimento de executivos e como mentor em projetos estratégicos. Head de Negócios do Grupo Estatcamp (São Carlos, SP) em analytics. Diretor do IBCA - Instituto Brasileiro de Competição Analítica. CEO da INTELLECTUM - Inteligência Estratégica. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9730-1437
Eva Seloi Santos Sarmento
Mestra em Gestão e Negócios, Área de Concentração: Estratégia e Competitividade; Especialista em Neurociência Aplicada a Gestão Organizacional; Especialista em Gestão de Recursos Humanos; Bacharel em Administração, Habilitação: Recursos Humanos. Terapeuta Comunitária Integrativa Sistêmica. Aromaterapeuta Clínica. Certificada em: Segurança Psicológica, Felicidade Interna Bruta (FIB), Neurociências para a Felicidade, Happiness Skills. Coordenadora do Comitê Metropolitano e Gerente Estadual de Articulação e Projetos da OSCIP Moradia e Cidadania onde desenvolve projetos emergenciais e estruturantes. Professora nas disciplinas de Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento de Lideres e equipes, Gestão da Mudança, Cultura Organizacional e Desenvolvimento de equipes de alta performance. Palestrante sobre liderança consciente; humanização das relações de trabalho; cultura organizacional; ética nas relações de trabalho e promoção de ambientes sustentáveis. Facilitadora in Company foco no desenvolvimento de lideres e equipes conscientes e humanização nas relações de trabalho.
Fabio Miguel Junges
Empreendedor na área de tecnologia. CEO da SOU.cloud (Cloud Computing) e Co-Founder da OnePercent (Blockchain, DeFi e NFT). Especialista em gestão e planejamento estratégico, finanças empresariais, liderança e times de alta performance, fusões e aquisições e governança gorporativa. Doutor em Administração.
Jose Jeronimo de Menezes Lima
Doutor e Mestre em Administração de Empresas. Bacharel em Ciência da Computação. Conselheiro, consultor, instrutor e palestrante. Presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Consultores. Coordenador dos MBAs em Business Analytics, Business Process Management e Gestão e Negócios de Tecnologia da Informação da Unisinos. Diretor do Instituto Brasileiro de Competição Analítica. CEO da Mettodo - Reflexão Estratégica.
Leandro Goulart Baldi
MBA em Gestão Empresarial. Auditor-líder de sistemas de gestão integrados de normas ISO. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Consultores (ABCO). Experiência em gestão da qualidade e de processos. Gerente de Projetos de consultoria organizacional.
Rafael Kunst
Rafael Kunst é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Brasil. Atualmente acumula a função de coordenador do PPGCA e é membro do Laboratório de Inovação de Software (SOFTWARELAB). Além disso, é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia, na mesma Universidade Ele também é consultor ad-hoc do Ministério da Educação do Brasil. Ele possui Doutorado e Mestrado em Ciência da Computação, ambos recebidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seus interesses atuais de pesquisa envolvem ciência de dados, aprendizado de máquina, Indústria 4.0, comunicações móveis de última geração, como 5G e 6G, redes militares e Internet das Coisas. Ele tem vasta experiência como consultor, coordenando e participando de projetos com universidades e empresas no Brasil e no exterior. Em 2009 e 2010 foi pesquisador convidado na Universidade de Pisa, na Itália. Em 2020 foi professor visitante no IBM Watson IoT Center, em Munique, na Alemanha
Regiane Daniella dos Santos
Fundadora da Bluma Hub, empresa de educação e marketing digital, onde atua como Diretora de Performance. Formada em Marketing e pós-graduada em Gestão Estratégica de Projetos e Tutoria em EAD. É Google Specialist certificada. Consultora e mentora em projetos de planejamento de estratégias digitais, tráfego pago de redes sociais e Google Ads.
Roberto Pinho Mazzilli
Mestre em Administração de Empresas UFGRGS. Pós LLM em Lei Geral de Proteção de Dados pela Unisinos. Graduado em Análise de Sistemas de Informação pela PUCRS. Diretor de Negócios da Domínio Consultoria em Informação. Diretor de Relacionamento com as Instituições de Ensino do Sindicato das Empresas de Informática do RS (SEPRORGS). Data Protection Officer (DPO) da Associação Brasileira de Consultores (ABCO). Consultor nas áreas de Proteção e Privacidade de Dados (LGPD). "
Sara Cecin
Mestre em Engenharia de Produção, Arquiteta e Urbanista Diretora de empresa por 15 anos, avaliadora sênior em Prêmios de Excelência por mais de 10 anos. Consultora com 20 anos de experiência em Planejamento Estratégico, Processos (BPM), Modelos de Excelência em Gestão e Pensamento Sistêmico.
Stanley Loh
Doutor, Mestrado e Bacharel em Computação. Analista de sistemas no Grupo Hospitalar Conceição. Fundador das empresas InText Mining, ADS Digital e Invênio
Vinicius Moreira Domingos
MBA em Business Analytics, Graduado em Processos Gerenciais. Especialista em Storytelling com Dados. Atua como analista de inteligência de negócios no Sicredi.