Pós Graduação Unisinos - Business Analytics - Presencial - Porto Alegre
MBA

Business Analytics

Presencial - Porto Alegre

Local

Campus Porto Alegre

Dias de aula

Quinzenalmente

Carga horária

360 horas

Horários de aula

Nas segundas, terças e quartas-feiras, das 18h45 às 22h45. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.

Para quê

Gerenciar pequenas ou grandes quantidades de dados é um dos principais objetivos e, também, desafios das empresas atualmente. Isso porque é a partir da transformação deles em informações que as organizações conseguem tomar decisões melhores e mais rápidas, assim aumentando sua competitividade nos negócios.

Nesse contexto, o MBA em Business Analytics tem o propósito de desenvolver a capacidade analítica para a tomada de decisão estratégica baseada em dados. Alguns dos movimentos realizados no mundo corporativo a partir do gerenciamento de dados – e que você vai aprender ao longo do curso – são: segmentação de clientes, desenvolvimento de produtos personalizados, análise de riscos, auditorias e monitoramento de mercado, estudos concorrenciais e adequação à legislação sobre privacidade de dados.

Para estar preparado para realizar tudo isso, você estudará sobre modelos matemáticos, análises estatísticas descritivas e preditivas, algoritmos e modelos e ferramentas de análise para transformar dados de diversas fontes em conhecimento para as organizações.


Para quem

Este MBA se direciona a profissionais graduados que atuam em projetos de análise de dados para a tomada de decisões estratégicas e de inteligência de negócios, a partir do processamento de pequenos e grandes volumes de dados estruturados. Exemplos desses profissionais são empresários, executivos, gestores e consultores de setores econômicos.


A qualificação profissional pós-curso

Você estará preparado para gerenciar projetos analíticos para solução de problemas empresariais que envolvam bases de dados estruturadas e não estruturadas, independentemente do volume de dados. Também saberá gerir, de forma adequada, a governança, segurança e privacidade dos dados em alinhamento com o direito digital. Ou seja, compreenderá toda a lógica que envolve a gestão estratégica de empresas data-driven.

Ainda, aprofundará seus conhecimentos sobre métodos computacionais de inteligência artificial e machine learning, conhecerá ferramentas estatísticas para análises de dados, estará apto a utilizar técnicas de data mining e econometria básica para a implementação de projetos analíticos e saberá como analisar as redes sociais e ambientes de internet para coleta e análise de dados concorrenciais.

Ao final do MBA, estará capacitado para liderar e desenvolver equipes multidisciplinares de cientistas de dados e para aplicar o conceito de Competição Analítica e modelos de maturidade analítica nos negócios.

Coordenação do Curso


José Jerônimo de Menezes Lima

DESCRIÇÃO

E-mail: jeronimol@unisinos.br

Ver currículo Lattes

ESTRUTURA CURRICULAR

A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:

Gestão Estratégica de Negócios - 24h keyboard_arrow_down

Filosofia organizacional e construção de sentido nas organizações. formulação, execução e monitoramento estratégico. Método de Gestão PDCL. Análise e solução de problemas lineares.

Tomada de Decisão Baseada em Dados - 32h keyboard_arrow_down

Tomada de decisão: fundamentos, implicações, limitações racionais e vieses na decisão. Processos decisórios: modelos, etapas e métodos. Modelo de tomada de decisão baseada em dados.

Estatística Descritiva - 24h keyboard_arrow_down

Organização, sumarização e interpretação de dados quantitativos e qualitativos. Medidas de tendência central (média, mediana, moda), medidas de dispersão (variância, desvio padrão, amplitude), gráficos e tabelas para apresentação de dados (histogramas, gráficos de barra, gráficos de caixa), e a compreensão do conceito de distribuição de frequências.

Cultura Data-Driven e Liderança de Equipes Multidisciplinares de Cientistas de Dados - 32h keyboard_arrow_down

Jornada e cultura data-driven. Gestão do conhecimento organizacional. Aprendizagem organizacional. Capacidade absortiva. Relevância do papel da liderança na era digital. Análise das abordagens de liderança de equipes multidisciplinares de cientistas de dados e o impacto no desenvolvimento das empresas.

Transformação Digital - 24h keyboard_arrow_down

Impacto das novas tecnologias no desenvolvimento econômico e social. Ondas de desenvolvimento da economia e a matriz tecnológica de suporte ao desenvolvimento das organizações e dos países. Premissas da nova economia e da economia do compartilhamento. Principais tecnologias de transformação dos modelos de negócio e das organizações. Dados e informações como diferencial competitivo das organizações. Transformações e os novos paradigmas nas dimensões trabalho, marketing, indústria e dinheiro. Organizações data driven.

Data Mining - 24h keyboard_arrow_down

Processo de descoberta de conhecimento sobre dados estruturados e não estruturados. Conceitos, técnicas e ferramentas para preparação, análise e mineração de dados. Interpretação de resultados de mineração de dados. Estratégias intelectuais para business intelligence.

Social Media Analytics e Web Analytics - 24h keyboard_arrow_down

Medição, coleta, análise e geração de relatórios de dados da Internet e das redes sociais. Entendimento e otimização do uso da Web e redes sociais. Tráfego de websites e das redes sociais.

Inteligência Artificial e Machine Learning - 24h keyboard_arrow_down

Introdução à Inteligência Artificial. Aspectos tecnológicos da Inteligência Artificial. Aplicações empresariais da Inteligência Artificial. Introdução à tecnologia de Machine Learning. Aspectos tecnológicos de Machine Learning. Aplicações empresariais de Machine Learning. Riscos e desafios associados a essas tecnologias.

Direito Digital - 24h keyboard_arrow_down

Constituição Federal e a Tecnologia da Informação. Marco Civil da Internet. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Propriedade Intelectual e Contratos Eletrônicos. Privacidade. Direito ao Esquecimento. Inteligência Artificial e Regulação. Metaverso.

Modelo Analítico de Negócio e Modelo Analítico de Gestão - 32h keyboard_arrow_down

Evolução da gestão do conhecimento organizacional em relação ao uso de análise de dados: Business Intelligence, Business Analytics, Competição Analítica. Modelo Analítico de Negócio. Competição Analítica. Modelo Analítico de Gestão.

Estatística Preditiva - 24h keyboard_arrow_down

Análise e modelagem preditiva de dados com técnicas como regressão linear e logística, árvores de decisão, florestas aleatórias, máquinas de vetores de suporte e redes neurais. Construção, validação e aplicação de modelos preditivos, e interpretação de seus resultados.

Storytelling com Dados - 24h keyboard_arrow_down

Análise e criação de visualização de dados orientada à tomada de decisão. Fundamentos e técnicas de design de informação e storytelling. Visualização de dados para tomada de decisão.

Pensamento Sistêmico e Solução de Problemas Complexos - 24h keyboard_arrow_down

Conceitos gerais de complexidade e pensamento sistêmico aplicados no contexto empresarial. Abordagem de Peter M. Senge e as cinco disciplinas como fundamento para solução de problemas complexos. Comunicação eficaz para diálogo de grupos heterogêneos. Análise e solução de problemas complexos.

Book de Conhecimentos Aplicados - 24h keyboard_arrow_down

Análise da compreensão e utilização dos conhecimentos apresentados nas disciplinas ministradas no curso para a solução de problemas e/ou melhoria de processos, produtos ou serviços empresariais, ou implementação de inovações. Construção de um Livro de Conhecimentos Aplicados que concatena os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas no decorrer do curso e que permitem aplicação prática nas organizações.

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

PROFESSORES DO CURSO

O aluno do MBA em Business Analytics tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Bruna Martini Dalmoro

Bruna Martini Dalmoro

Mestre em Ciência da Computação, com pesquisa focada na análise estatística da percepção humana de imagens. Bacharel em Estatística. Atua como Cientista de Dados no Sicredi. Tem experiência em análise e modelagem estatística para concessão de crédito.

Currículo Lattes
Cristiano Colombo

Cristiano Colombo

Advogado com experiência há mais de vinte anos, com atuação no consultivo e contencioso empresarial. Professor do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios da UNISINOS, Professor dos cursos de graduação em Direito, Comércio Exterior e Relações Internacionais da UNISINOS. Coordenador do LLM em Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Foi membro da Comissão de Ensino Jurídico (CEJ) da OAB/RS. Pós Doutor, Doutor, Mestre e Graduado em Direito. Bacharel em Ciências Contábeis.

Currículo Lattes
Emir José Redaelli

Emir José Redaelli

Doutor em Administração na área de Competitividade Interorganizacional. Mestrado em Engenharia de Produção. Pós graduado em Marketing. Graduado em Engenharia Mecânica e em Direito; Diplomado pela ESG - Escola Superior de Guerra no ciclo de estudos de Estratégias e Geopolítica. Professor de Business Analytics. Atua como assessor e consultor para empresários com desenvolvimento de executivos e como mentor em projetos estratégicos. Head de Negócios do Grupo Estatcamp (São Carlos, SP) em analytics. Diretor do IBCA - Instituto Brasileiro de Competição Analítica. CEO da INTELLECTUM - Inteligência Estratégica. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9730-1437

Currículo Lattes
Eva Seloi Santos Sarmento

Eva Seloi Santos Sarmento

Mestra em Gestão e Negócios, Área de Concentração: Estratégia e Competitividade; Especialista em Neurociência Aplicada a Gestão Organizacional; Especialista em Gestão de Recursos Humanos; Bacharel em Administração, Habilitação: Recursos Humanos. Terapeuta Comunitária Integrativa Sistêmica. Aromaterapeuta Clínica. Certificada em: Segurança Psicológica, Felicidade Interna Bruta (FIB), Neurociências para a Felicidade, Happiness Skills. Coordenadora do Comitê Metropolitano e Gerente Estadual de Articulação e Projetos da OSCIP Moradia e Cidadania onde desenvolve projetos emergenciais e estruturantes. Professora nas disciplinas de Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento de Lideres e equipes, Gestão da Mudança, Cultura Organizacional e Desenvolvimento de equipes de alta performance. Palestrante sobre liderança consciente; humanização das relações de trabalho; cultura organizacional; ética nas relações de trabalho e promoção de ambientes sustentáveis. Facilitadora in Company foco no desenvolvimento de lideres e equipes conscientes e humanização nas relações de trabalho.

Currículo Lattes
Fabio Miguel Junges

Fabio Miguel Junges

Empreendedor na área de tecnologia. CEO da SOU.cloud (Cloud Computing) e Co-Founder da OnePercent (Blockchain, DeFi e NFT). Especialista em gestão e planejamento estratégico, finanças empresariais, liderança e times de alta performance, fusões e aquisições e governança gorporativa. Doutor em Administração.

Currículo Lattes
Jose Jeronimo de Menezes Lima

Jose Jeronimo de Menezes Lima

Doutor e Mestre em Administração de Empresas. Bacharel em Ciência da Computação. Conselheiro, consultor, instrutor e palestrante. Presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Consultores. Coordenador dos MBAs em Business Analytics, Business Process Management e Gestão e Negócios de Tecnologia da Informação da Unisinos. Diretor do Instituto Brasileiro de Competição Analítica. CEO da Mettodo - Reflexão Estratégica.

Currículo Lattes
Leandro Goulart Baldi

Leandro Goulart Baldi

MBA em Gestão Empresarial. Auditor-líder de sistemas de gestão integrados de normas ISO. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Consultores (ABCO). Experiência em gestão da qualidade e de processos. Gerente de Projetos de consultoria organizacional.

Currículo Lattes
Rafael Kunst

Rafael Kunst

Rafael Kunst é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Brasil. Atualmente acumula a função de coordenador do PPGCA e é membro do Laboratório de Inovação de Software (SOFTWARELAB). Além disso, é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia, na mesma Universidade Ele também é consultor ad-hoc do Ministério da Educação do Brasil. Ele possui Doutorado e Mestrado em Ciência da Computação, ambos recebidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seus interesses atuais de pesquisa envolvem ciência de dados, aprendizado de máquina, Indústria 4.0, comunicações móveis de última geração, como 5G e 6G, redes militares e Internet das Coisas. Ele tem vasta experiência como consultor, coordenando e participando de projetos com universidades e empresas no Brasil e no exterior. Em 2009 e 2010 foi pesquisador convidado na Universidade de Pisa, na Itália. Em 2020 foi professor visitante no IBM Watson IoT Center, em Munique, na Alemanha

Currículo Lattes
Regiane Daniella dos Santos

Regiane Daniella dos Santos

Fundadora da Bluma Hub, empresa de educação e marketing digital, onde atua como Diretora de Performance. Formada em Marketing e pós-graduada em Gestão Estratégica de Projetos e Tutoria em EAD. É Google Specialist certificada. Consultora e mentora em projetos de planejamento de estratégias digitais, tráfego pago de redes sociais e Google Ads.

Currículo Lattes
Roberto Pinho Mazzilli

Roberto Pinho Mazzilli

Mestre em Administração de Empresas UFGRGS. Pós LLM em Lei Geral de Proteção de Dados pela Unisinos. Graduado em Análise de Sistemas de Informação pela PUCRS. Diretor de Negócios da Domínio Consultoria em Informação. Diretor de Relacionamento com as Instituições de Ensino do Sindicato das Empresas de Informática do RS (SEPRORGS). Data Protection Officer (DPO) da Associação Brasileira de Consultores (ABCO). Consultor nas áreas de Proteção e Privacidade de Dados (LGPD). "

Currículo Lattes
Sara Cecin

Sara Cecin

Mestre em Engenharia de Produção, Arquiteta e Urbanista Diretora de empresa por 15 anos, avaliadora sênior em Prêmios de Excelência por mais de 10 anos. Consultora com 20 anos de experiência em Planejamento Estratégico, Processos (BPM), Modelos de Excelência em Gestão e Pensamento Sistêmico.

Currículo Lattes
Stanley Loh

Stanley Loh

Doutor, Mestrado e Bacharel em Computação. Analista de sistemas no Grupo Hospitalar Conceição. Fundador das empresas InText Mining, ADS Digital e Invênio

Currículo Lattes
Vinicius Moreira Domingos

Vinicius Moreira Domingos

MBA em Business Analytics, Graduado em Processos Gerenciais. Especialista em Storytelling com Dados. Atua como analista de inteligência de negócios no Sicredi.

Currículo Lattes

DESEJA RECEBER CONTEÚDOS EXTRAS SOBRE O CURSO?