Especialização
Patologia, Perícias e Desempenho das Edificações
Garanta a excelência com uma especialização que transforma sua carreira.
Presencial
São Leopoldo
360 h
Horários de aula
Sextas-feiras (18h45 às 22h45), quinzenalmente.
Sábados (8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30), quinzenalmente.
Vá direto para:
Apresentação
A Especialização em Patologia, Perícias e Desempenho das Construções combina teoria e prática com docentes renomados e parcerias com instituições de destaque, como IBRACON, ALCONPAT e o itt Performance da UNISINOS, preparando profissionais para enfrentar os desafios do mercado.
A Pós-Graduação para transformar construções com eficiência e sustentabilidade
Entenda as causas de manifestações patológicas em edificações e como preveni-las.
Domine práticas de perícias e métodos para prolongar a vida útil das construções.
Aprenda a realizar vistorias, inspeções, monitoramentos e reforços em obras de diversos tipos.
Explore materiais e sistemas construtivos alinhados ao desempenho habitacional e à sustentabilidade.
Este curso é para você
Engenheiros, arquitetos, urbanistas e profissionais de áreas relacionadas que desejam se especializar em patologia, perícias e desempenho das edificações, além de atuar como consultores ou especificadores no setor da construção civil.
Confira a estrutura curricular
Veja o que você vai aprender. A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:
Desempenho das construções: garantias, depreciação, vida útil, durabilidade e sustentabilidade (24h)
▼A experiência de aprendizagem envolve a compreensão de aspectos de avaliação de imóveis e metodologia de perícias/atribuição de valor. A trajetória contempla, ainda, o conhecimento de métodos matemáticos de avaliação de imóveis. Também, a experiência de aprendizagem envolve a abordagem do alcance dos requisitos de desempenho, garantias e depreciação da edificação: relações existentes entre o desempenho e a ocorrência de manifestações patológicas das edificações. A trajetória envolve, ainda, a apresentação e a discussão de casos em que a falta de desempenho e/ou manutenção geraram tais manifestações patológicas, aplicação da sustentabilidade em edificações.
Patologia das estruturas de concreto armado: durabilidade, vida útil e técnicas de inspeção (36h)
▼A experiência de aprendizagem envolve a abordagem de conceitos concernentes à durabilidade das estruturas de concreto armado: mecanismos de deterioração, estimativa da vida útil das estruturas, técnicas de inspeção aplicáveis em perícias para verificação do estado de conservação das edificações e cuidados na execução das estruturas para garantir durabilidade. A trajetória envolve, ainda, a discussão de casos reais que envolvem a durabilidade e vida útil das edificações. A experiência de aprendizagem envolve também compreender como se dá a realização de inspeção e ensaios em estruturas, contemplando, ainda, a realização de ensaios de forma prática e a análise dos resultados obtidos. Além disso, há desenvolvimento de pensamento crítico em relação à seleção de técnicas de ensaio e diagnóstico em elementos e estruturas.
Estruturas de concreto armado: especificações do concreto, controle tecnológico, critérios de aceitação e reabilitação (reparo e reforço) (24h)
▼A experiência de aprendizagem envolve a apresentação dos conceitos relacionados à especificação das estruturas de concreto armado, características de composição, normas técnicas aplicáveis pertinentes, controle tecnológico do concreto, possíveis falhas no processo, boas práticas e prevenção à possíveis danos. Também, a trajetória de aprendizagem envolve o planejamento de tarefas relacionadas à especificação, ao uso e manutenção das estruturas. O aluno também aprenderá a interpretar resultados obtidos por meio de ensaios práticos, a fim de diagnosticar o sistema estrutural. A experiência de aprendizagem também envolve a abordagem dos temas de reforço e reparo em estruturas de concreto armado: mecanismos e técnicas de reforço utilizadas, especificações de reparo nas diversas situações em estrutura de concreto armado. A trajetória envolve a identificação do melhor ensaio a ser realizado em determinada inspeção. Também, compreender os principais procedimentos para elaboração de projeto de reforço e reparo de estruturas de concreto armado.
Dimensionamento e execução de reparos e reforços (20h)
▼A experiência de aprendizagem envolve a compreensão acerca do dimensionamento e da execução de reparos e reforços. A trajetória envolve, ainda, a identificação de estratégias de ação em diferentes casos de análise. Além disso, contempla a análise comparativa de diferentes estratégias de reforço, termos financeiros, técnicos e de execução.
Segurança das edificações em temperatura ambiente e em situação de incêndio (36h)
▼A experiência de aprendizagem envolve a apresentação dos critérios e requisitos normativos relacionados à segurança das edificações, preservando a vida e o patrimônio. A disciplina será baseada na Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575) a partir da segurança em temperatura ambiente e em situação de incêndio. Também, a experiência de aprendizagem apresenta os principais conceitos e conhecimentos relacionados à aerodinâmica das edificações frente à incidência dos ventos. Também, indicar quais os principais sistemas impactados pela ação dos ventos na edificação e os danos patológicos que podem vir a surgir. A experiência de aprendizagem envolve a abordagem dos aspectos pertinentes ao projeto arquitetônico e sua influência na segurança dos usuários quanto ao incêndio. A trajetória prevê a elaboração de uma integração dos requisitos de projetos e das normas regulamentadoras aplicáveis, visando à otimização de técnicas e necessidades.
Patologia das estruturas de aço e madeira (sistemas pesados e leves) (24h)
▼A experiência de aprendizagem envolve a discussão sobre os mecanismos e agentes de deterioração em estruturas de aço e de madeira. A trajetória contempla, ainda, a apresentação das principais medidas corretivas a serem incorporadas e a abordagem sobre corrosão de materiais metálicos. Também, discutir e aplicar as melhores técnicas de reparo e reforço para estruturas de aço e madeira. Também, a experiência de aprendizagem envolve a compreensão dos requisitos e critérios para sistemas de construção a seco e leves, bem como a identificação das principais manifestações patológicas que acometem estes sistemas. A trajetória contempla, ainda, o entendimento das diferenças entre os sistemas de construção a seco em relação aos sistemas convencionais.
Patologia dos sistemas de vedações verticais internas e externas (SVVIE) (24h)
▼A experiência de aprendizagem envolve a avaliação das propriedades de materiais, argamassas e substratos, a fim de especificar o tipo de argamassa a ser utilizado para uma determinada edificação. A trajetória, ainda, apresenta os conceitos acerca das principais unidades modulares aplicadas na construção civil.
Patologia dos sistemas de revestimento e pintura de fachada e pisos: durabilidade, vida útil e técnicas de inspeção (48h)
▼A experiência de aprendizagem envolve compreender como se dá a realização de inspeção e ensaios em revestimentos e fachadas. A trajetória contempla, ainda, a realização de ensaios de forma prática e a análise dos resultados obtidos. Além disso, contempla o desenvolvimento de pensamento crítico em relação à seleção de técnicas de ensaio e diagnóstico em elementos e estruturas. A experiência de aprendizagem envolve também a compreensão dos requisitos e critérios para tintas imobiliárias e sistemas de pintura, bem como a identificação das principais manifestações patológicas que acometem os sistemas de pintura. Além do mais, envolve a identificação dos principais parâmetros levados em consideração no desenvolvimento de um projeto de fachada composto por revestimentos aderidos. A trajetória envolve, ainda, a identificação de danos patológicos passíveis de ocorrência em uma fachada, bem como as principais técnicas de reparo e reforço. A experiência de aprendizagem envolve as fundações teóricos e práticos para identificação das manifestações patológicas que ocorrem no sistema de piso e, consequentemente, apresentar soluções para reparar/reforçar (reabilitação) nestes elementos. A trajetória de aprendizagem ainda indicará ensaios diagnóstico para avaliar a durabilidade dos sistemas de piso indústria.
Patologia dos sistemas de fundações e obras de contenção (12h)
▼A experiência de aprendizagem envolve a discussão de problemas relacionados às manifestações patológicas específicas em fundação e contenções. A trajetória contempla, ainda, a identificação de soluções tecnológicas para projetos de fundações e taludes, a fim de elucidar a técnica para as melhores soluções em projetos.
Habitabilidade das edificações: desempenho acústico, térmico e estanqueidade à água (48h)
▼A experiência de aprendizagem envolve a discussão da influência do projeto arquitetônico na habitabilidade da edificação, mais especificamente: desempenho térmico, acústico, lumínico e estanqueidade. Também, a experiência de aprendizagem envolve a abordagem da patologia e desempenho do sistema de impermeabilização, discutindo tecnicamente os principais sistemas de impermeabilização existentes e adotados nas edificações. Também, as principais manifestações patológicas a cerca destes sistemas, bem como as técnicas adotadas para o correto reparo/reforço dos danos. A experiência de aprendizagem envolve a compreensão das principais manifestações patológicas que afetam as esquadrias de edificações. A trajetória ainda contempla as orientações voltadas à especificações de projeto, com o intuito de evitar a ocorrência dos danos patológicos. Também, a experiência de aprendizagem envolve o conhecimento dos fundamentos teóricos sobre os sistemas de instalações elétricas e hidrossanitárias, sobre as especificações dos componentes de cada sistema com relação ao desempenho e as manifestações patológicas mais comuns com relação aos sistemas. A trajetória envolve, ainda, o entendimento da importância da correta especificação e projeto de cada sistema com relação ao desempenho e à segurança dos usuários. Além disso, contempla a identificação dos principais problemas encontrados nas construções com relação aos sistemas elétrico e hidráulico e suas influências acerca da durabilidade e da vida útil da edificação.
Perícias de engenharia e diagnósticos: vistorias, elaboração de laudos técnicos e inspeção pós-incêndio (36h)
▼A experiência de aprendizagem envolve a abordagem de conceitos referentes às perícias de engenharia: inspeções em edificações, inspeções em pontes, legislações pertinentes, funções dos profissionais, procedimentos periciais, modelos de petições. A trajetória envolve, ainda, a apreensão acerca de conhecer as atribuições que cada um dos profissionais envolvidos com perícias possui, bem como entender a elaboração de relatórios e laudos técnicos com foco pericial. A experiência de aprendizagem também envolve a proposta de atividade prática para exercício de laudo técnico através de vistoria em imóvel. A trajetória envolve o conhecimento de métodos de classificação de risco e descrição das intervenções do imóvel. Além dos pontos apresentados, a trajetória de aprendizagem apresentará os fundamentos acerca de perícias de obras as quais foram sinistradas por incêndio, indicando as principais técnicas para a tomada de decisão na investigação e análises de riscos à edificação pós-sinistro. A experiência de aprendizagem ainda busca indicar a compreensão dos processos de transformação física e química dos materiais e sistemas submetidos às altas temperaturas.
Serviços técnicos de engenharia e arquitetura: precificação, questões jurídicas e sociais (24h)
▼A experiência de aprendizagem envolve a apreensão de conceitos básicos de questões jurídicas e sociais. A trajetória envolve, ainda, a abordagem da estruturação de questões jurídicas, as quais têm carácter relevante na incorporação imobiliária, loteamentos e patrimônio de afetação. Durante a aprendizagem o aluno será exposto a situações de casos reais, a fim de compreender sua tomada de decisão para tais circunstâncias. A experiência de aprendizagem também envolve a abordagem e o desenvolvimento de uma estratégia clara de precificação de projetos e serviços voltada aos profissionais da engenharia civil e arquitetura e urbanismo.
Módulo externo: visitação de fornecedores (4h)
▼A experiência de aprendizagem envolve a realização de visitas técnicas a fornecedores de materiais e sistemas construtivos, os quais estão localizados na região metropolitana. As empresas a serem visitadas possuem relevância no mercado e elaboram produtos de qualidade que atendem às normas brasileiras (esquadrias, blocos cerâmicos, painéis estruturais leves, entre outras).
Recado da Coordenação
Preparamos um curso de Patologia, Perícias e Desempenho das Edificações pensando nas suas necessidades e no mercado atual. Com uma grade atualizada e conduzida por profissionais de destaque, incluindo professores com experiência acadêmica, autores técnicos reconhecidos e consultores com ampla vivência no mercado, você desenvolverá conhecimentos teóricos e práticos para resolver problemas reais ao longo de todo o curso. O curso oferece infraestrutura de ponta, com salas confortáveis e laboratórios de excelência em materiais e construção civil.Venha se especializar em áreas como patologia de estruturas, desempenho de edificações e outros temas com alta demanda. Torne-se uma referência no mercado e amplie suas oportunidades!
Aprenda com os melhores professores do mercado
Sua formação merece o melhor! Aqui, você terá acesso a um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Bernardo Fonseca Tutikian

Claudio de Souza Kazmierczak

Mônica Spinelli Couto Schneider
Por que investir em uma pós da Unisinos?
● Networking com quem já está no mercado.
● Você estuda em uma das instituições mais prestigiadas do Brasil.
● Aprenda com professores altamente experientes e renomados.
● Aproveite instalações equipadas com tecnologia de ponta.
Parcelas
O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos. A segunda parcela vence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês (exceto fevereiro, que terá o vencimento no último dia do mês), de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.
Pagamento
Para pagamento, o aluno deve utilizar o Boleto de Cobrança Registrado acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio. A Universidade também oferta outros meios de pagamento da mensalidade no Portal do aluno, além do Boleto Bancário, o aluno poderá quitar a mensalidade nas modalidades PIX QR CODE, Cartão de Crédito e Cartão de Crédito Recorrente. Acesse o portal do aluno, veja as opções e consulte as condições.
Desconto
Desconto não cumulativo, exceto com desconto de Egresso Unisinos. Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matrícula seja efetivada no período indicado na condição da promoção. Condição promocional exclusiva para novos alunos que ingressarem no primeiro semestre de 2025 e que realizarem a matrícula em Cursos de pós-graduação Lato Senso, nas modalidades Presencial e EAD.
ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos. O aluno deverá conferir os dados do beneficiário no momento do pagamento do seu boleto que deverá ser: Beneficiário: ASSOCIACAO ANTONIO VIEIRA e CNPJ Beneficiário Final: 92.959.006/0008-85.
Processo seletivo
Faça sua inscrição e realize a matrícula
Faça o pagamento da primeira parcela
Anexe os documentos solicitados
Sua matrícula foi realizada.
Fique atento às informações que serão enviadas!
Alunos Estrangeiros:
- Registro Civil (Certidão de Nascimento ou Casamento, se em outra língua não sendo português ou espanhol, precisa apresentar o documento original e o traduzido);
- RNM - Registro Nacional Migratório;
- Diploma de Graduação (frente e verso) / histórico ou equivalente (se em outra língua não sendo português ou espanhol, precisa apresentar o documento original e o traduzido).
Observações:
- Os documentos devem ser encaminhados através do Portal de Inscrições, por e-mail (atendimento@unisinos.br), pelo correio ou apresentados no Atendimento Unisinos;
- Os documentos emitidos por Instituição estrangeira devem ser traduzidos por tradutor juramentado (exceto os obtidos em países do Mercosul e os expedidos em língua espanhola) e conter o visto do Consulado Brasileiro no país de origem e regularização de situação no País.
IMPORTANTE: O Diploma de Curso Superior deve ter sua data de emissão anterior ao início do curso de pós-graduação.
* Dispensado para alunos da Unisinos.
Guia do aluno
Confira as informações acadêmicas e financeiras da pós graduação e a dinâmica dos cursos, desde a matrícula até a sua conclusão.
Como você vai aprender
Se informe sobre nossa metodologia, a estrutura do curso, a plataforma de ensino, a organização das disciplinas e os métodos de avaliação.
Porto Alegre
Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600, Boa Vista - RS
Laboratórios Didáticos e FabLab:
Av. Luiz Manoel Gonzaga, 744, Três Figueiras - RS
Fale conosco
Em caso de dúvidas ou para saber mais informações acadêmicas entre em contato conosco.