
MBA
MBA em Business Intelligence para Cooperativas
Potencialize decisões estratégicas com dados.
Semipresencial
Porto Alegre
360 h
Horários de aula
Sextas-feiras (18h45 às 22h45), quinzenalmente.
Sábados (08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30), quinzenalmente.
Vá direto para:
Apresentação
O MBA em Business Intelligence para Cooperativas da Unisinos qualifica profissionais para identificar, coletar, analisar e utilizar dados concorrenciais na tomada de decisões estratégicas, elevando a competitividade das organizações cooperativas.
Com foco prático, o curso desenvolve competências analíticas e visão sistêmica para resolver problemas de negócios dinâmicos, preparando você para liderar iniciativas que promovam sustentabilidade, inovação e reposicionamento competitivo.
O MBA para você se destacar no cooperativismo
Aulas semipresenciais combinam flexibilidade com experiências práticas essenciais no campus
Networking qualificado com cooperativas, associações e entidades de apoio
Professores com sólida experiência em gestão de dados e cooperativismo
Formação prática através de estudos de caso reais, laboratórios de BI e projetos integradores
Este curso é para você
Profissionais que atuam na gestão de cooperativas e buscam qualificação para a tomada de decisões orientadas por dados, baseadas em inteligência de mercado, métodos quantitativos e ferramentas digitais.
Confira a estrutura curricular
Veja o que você vai aprender. A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:
Identidade, Legislação e Fundamentos do Cooperativismo (28h)
▼Conceitos de identidade, fundamentos e legislação do cooperativismo. Exploração da compreensão da natureza singular da organização cooperativa e seu papel distintivo na sociedade e na economia globalizada. Exame dos pilares doutrinários e princípios essenciais do cooperativismo, visando a fortalecer a compreensão sobre como esses elementos fundamentais moldam e diferenciam as cooperativas, destacando o propósito singular que as torna agentes transformadores em diversos contextos sociais e econômicos.
Gestão Estratégica de Cooperativas (24h)
▼Modelagem e gestão de negócios de cooperativas com foco em sustentabilidade e eficácia estratégica. Evolução do pensamento estratégico e a implementação do método de gestão PDCL (Planejar-Executar-Verificar-Aprender) para a definição de estratégias e sua adaptação às mudanças de cenários, garantindo uma gestão alinhada às expectativas das partes interessadas.
Fundamentos de Business Intelligence (20h)
▼Processo de descoberta de conhecimento sobre dados estruturados e não estruturados. Conceitos, técnicas e ferramentas para preparação, análise e mineração de dados. Interpretação de resultados de mineração de dados. Estratégias intelectuais para business intelligence.
Analytics Economy, Modelo Analítico de Negócio e Modelo Analítico de Gestão (16h)
▼Gestão do conhecimento organizacional: conceitos e evolução. Analytics Economy. Data Science: conceitos, Business Intelligence, Business Analytics e Competição Analítica. Modelo Analítico de Negócio e Modelo Analítico de Gestão (MAG).
Governança, Privacidade e Proteção de Dados (20h)
▼Fundamentos de governança e privacidade de dados. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Brasil e aspectos essenciais para a adequação organizacional à LGPD. Regulamentação da Inteligência Artificial no Brasil.
Tecnologias Emergentes e Transformação Digital (24h)
▼Conceitos e princípios da transformação digital. Ondas de desenvolvimento da economia e matriz tecnológica de suporte ao desenvolvimento das organizações e dos países, a análise dos diferentes estágios de desenvolvimento da digitalização da economia e da sociedade, Web1.0, Web 2.0 e Web 3.0. Premissas da nova economia do conhecimento e a análise do framework de transformação digital. Principais tecnologias de transformação dos modelos de negócio e das organizações. Dados e informações como diferencial competitivo das organizações. Transformações e os novos paradigmas nas dimensões trabalho, marketing, indústria e dinheiro. Organizações data driven. Tecnologias emergentes e modelos de negócios inovadores.
Análise de Redes Sociais e Web Analytics (20h)
▼Importância e da complexidade das redes sociais. Teorias, técnicas e ferramentas para a análise de redes sociais. Métricas, coleta e análise de dados das redes sociais, tráfego de web e redes sociais, privacidade e ética em redes sociais.
Econometria e Estatística Descritiva (24h)
▼Conceitos e usos da Econometria em Business Intelligence. Conceitos e usos da estatística descritiva, análise exploratória de dados inferência estatística, regressão linear multivariada, regressão logística e análise de cluster.
Estatística Preditiva para Business Intelligence (24h)
▼Conceito, objetivos e implementações de estatística preditiva. Técnicas estatísticas e de modelagem para prever futuros comportamentos e tendências. Análise de regressão linear multivariada e análise em larga escala.
Visualização de Dados e Storytelling com Dados (16h)
▼Análise e a criação de visualização de dados orientada à tomada de decisão. Fundamentos e das técnicas de design de informação e storytelling. Visualização de dados para tomada de decisão e storytelling com dados.
Inteligência Artificial nos Negócios (20h)
▼Introdução à Inteligência Artificial. Aspectos tecnológicos da Inteligência Artificial. Aplicações empresariais da Inteligência Artificial. Introdução à tecnologia de machine learning. Aspectos tecnológicos de Machine Learning. Aplicações empresariais de machine learning. Riscos e desafios associados a essas tecnologias.
Gerenciamento de Projetos de Business Intelligence com Metodologias Ágeis (24h)
▼Manifesto Ágil como base filosófica e conceitual das práticas ágeis para a exploração de metodologias ágeis específicas. Implementação de metodologias ágeis para melhorar a eficiência, a adaptabilidade e a colaboração em projetos.
Liderança e Gestão de Equipes em Cooperativas (20h)
▼Competências de liderança de equipes para a excelência e resultados sustentáveis. Modelos contemporâneos de liderança. Perfil ideal de um líder e as competências-chave da liderança eficaz para a mobilização e o engajamento de equipes para alcançar alto desempenho de forma consistente.
Tomada de Decisão Baseada em Dados (32h)
▼Modelagem de negócios, assim como fundamentos, implicações, limitações racionais, vieses, modelos e métodos no processo de tomada de decisão baseada em dados.
Metodologia de Pesquisa (16h)
▼Fundamentos teóricos e práticos da pesquisa científica, com foco na elaboração, na execução e na análise de estudos voltados ao ambiente organizacional. Métodos qualitativos e quantitativos, técnicas de coleta e análise de dados. Normas para a escrita acadêmica e para a apresentação de resultados, a formulação de problemas de pesquisa, a estruturação de projetos científicos e a implementação de metodologias para a produção de conhecimento relevante e inovador no campo da inteligência competitiva no setor de cooperativismo.
Workshop de Business Intelligence para Cooperativas (32h)
▼Resolução de problemas reais dos alunos pela implementação prática de soluções para situações-problema em suas organizações. Seminário para a apresentação dos projetos e das soluções desenvolvidas individualmente.
Recado da Coordenação
Torne-se um profissional mais qualificado para identificar, coletar, analisar e utilizar dados concorrenciais para a tomada de decisões estratégicas a fim de melhorar a competitividade das empresas cooperativas.

Jose Jeronimo de Menezes Lima
E-mail: jeronimol@unisinos.br
Aprenda com os melhores professores do mercado
Sua formação merece o melhor! Aqui, você terá acesso a um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Bruna Martini Dalmoro

Emir Redaelli
Doutor em Administração na área de Competitividade Interorganizacional. Mestrado em Engenharia de Produção. Pós graduado em Marketing. Graduado em Engenharia Mecânica e em Direito, D...

Fabiano Cunha Raupp
.jpg)
Jose Jeronimo de Menezes Lima
Bacharel em Ciência da Computação, Mestre e Doutor em Administração. Conselheiro, consultor, instrutor e palestrante em empresas de classe mundial. Escritor, professor e p...

Luciane Marques Rache
Graduada em Direito, com especialização em Direito Processual Civil, ambos pela PUC/RS, com Pós-MBA em Governança Corporativa e Gestão de Riscos e MBA em Business Process Manageme...

Regiane Daniella dos Santos
Fundadora da Bluma Hub, é natural de Blumenau/SC e reside em Porto Alegre desde 2017. Graduada em Marketing pela Uniasselvi, possui especialização em Gestão Estratégica de P...

Roberto Pinho Mazzilli
Sócio da empresa Dominio Consultoria, atuo há mais de 30 anos com sistemas de gestão e projetos de desenvolvimento de software. Como diretor de expansão, gerencio equipes que com...

Stanley Loh
Possui doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e ...

Vinícius Moreira Domingos
Por que investir em uma pós da Unisinos?
● Networking com quem já está no mercado.
● Você estuda em uma das instituições mais prestigiadas do Brasil.
● Aprenda com professores altamente experientes e renomados.
● Aproveite instalações equipadas com tecnologia de ponta.
Parceria Sescoop/RS: 70% de subsídio no curso
A parceria com o Sescoop/RS oferece a possibilidade de você realizar este curso de pós-graduação com subsídio de 70% no valor total. Para solicitar o benefício, envie a documentação indicada na seção “Documentação necessária para os candidatos à Bolsa de Estudos do Sescoop”, disponível abaixo.
Público Geral
36 x de R$ 622,00
Valor total à vista: R$ 18.900,00
Valores válidos até 17/10/2025
Egressos
De 36 x de R$ 622,00 por
36 x de R$ 559,80
Valor total à vista: R$ 17.010,00
Valores válidos até 17/10/2025
Parceria
18 x de R$ 945,00
Valor total à vista: R$ 17.010,00
Valores válidos até 17/10/2025
Parcelas
O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos. A segunda parcela vence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês (exceto fevereiro, que terá o vencimento no último dia do mês), de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.
Pagamento
Para pagamento, o aluno deve utilizar o Boleto de Cobrança Registrado acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio. A Universidade também oferta outros meios de pagamento da mensalidade no Portal do aluno, além do Boleto Bancário, o aluno poderá quitar a mensalidade nas modalidades PIX QR CODE, Cartão de Crédito e Cartão de Crédito Recorrente. Acesse o portal do aluno, veja as opções e consulte as condições.
Desconto
Desconto não cumulativo, exceto com desconto de Egresso Unisinos. Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matrícula seja efetivada no período indicado na condição da promoção.
ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos. O aluno deverá conferir os dados do beneficiário no momento do pagamento do seu boleto que deverá ser: Beneficiário: ASSOCIACAO ANTONIO VIEIRA e CNPJ Beneficiário Final: 92.959.006/0008-85.
Processo seletivo
Realize sua matrícula
Faça o pagamento da primeira parcela
Anexe os documentos solicitados
Matrícula foi realizada. Fique atento às informações que serão enviadas!
Alunos Estrangeiros:
- Registro Civil (Certidão de Nascimento ou Casamento, se em outra língua não sendo português ou espanhol, precisa apresentar o documento original e o traduzido);
- RNM - Registro Nacional Migratório;
- Diploma de Graduação (frente e verso) / histórico ou equivalente (se em outra língua não sendo português ou espanhol, precisa apresentar o documento original e o traduzido).
Observações:
- Os documentos devem ser encaminhados através do Portal de Inscrições, por e-mail (atendimento@unisinos.br), pelo correio ou apresentados no Atendimento Unisinos;
- Os documentos emitidos por Instituição estrangeira devem ser traduzidos por tradutor juramentado (exceto os obtidos em países do Mercosul e os expedidos em língua espanhola) e conter o visto do Consulado Brasileiro no país de origem e regularização de situação no País.
IMPORTANTE: O Diploma de Curso Superior deve ter sua data de emissão anterior ao início do curso de pós-graduação.
* Dispensado para alunos da Unisinos.
Guia do aluno
Confira as informações acadêmicas e financeiras da pós graduação e a dinâmica dos cursos, desde a matrícula até a sua conclusão.
Como você vai aprender
Se informe sobre nossa metodologia, a estrutura do curso, a plataforma de ensino, a organização das disciplinas e os métodos de avaliação.
Porto Alegre
Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600, Boa Vista - RS
Laboratórios Didáticos e FabLab:
Av. Luiz Manoel Gonzaga, 744, Três Figueiras - RS
Fale conosco
Em caso de dúvidas ou para saber mais informações acadêmicas entre em contato conosco.