Image

MBA

MBA em Business Intelligence para Cooperativas

Potencialize decisões estratégicas com dados.

Semipresencial

Porto Alegre

360 h

Reconhecido pelo MEC

Horários de aula

Sextas-feiras (18h45 às 22h45), quinzenalmente.
Sábados (08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30), quinzenalmente.

Apresentação

O MBA em Business Intelligence para Cooperativas da Unisinos qualifica profissionais para identificar, coletar, analisar e utilizar dados concorrenciais na tomada de decisões estratégicas, elevando a competitividade das organizações cooperativas.

Com foco prático, o curso desenvolve competências analíticas e visão sistêmica para resolver problemas de negócios dinâmicos, preparando você para liderar iniciativas que promovam sustentabilidade, inovação e reposicionamento competitivo.

O MBA para você se destacar no cooperativismo

Aulas semipresenciais combinam flexibilidade com experiências práticas essenciais no campus

Networking qualificado com cooperativas, associações e entidades de apoio

Professores com sólida experiência em gestão de dados e cooperativismo

Formação prática através de estudos de caso reais, laboratórios de BI e projetos integradores

Este curso é para você

Profissionais que atuam na gestão de cooperativas e buscam qualificação para a tomada de decisões orientadas por dados, baseadas em inteligência de mercado, métodos quantitativos e ferramentas digitais.

Confira a estrutura curricular

Veja o que você vai aprender. A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:

Identidade, Legislação e Fundamentos do Cooperativismo (28h)

Conceitos de identidade, fundamentos e legislação do cooperativismo. Exploração da compreensão da natureza singular da organização cooperativa e seu papel distintivo na sociedade e na economia globalizada. Exame dos pilares doutrinários e princípios essenciais do cooperativismo, visando a fortalecer a compreensão sobre como esses elementos fundamentais moldam e diferenciam as cooperativas, destacando o propósito singular que as torna agentes transformadores em diversos contextos sociais e econômicos.

Gestão Estratégica de Cooperativas (24h)

Modelagem e gestão de negócios de cooperativas com foco em sustentabilidade e eficácia estratégica. Evolução do pensamento estratégico e a implementação do método de gestão PDCL (Planejar-Executar-Verificar-Aprender) para a definição de estratégias e sua adaptação às mudanças de cenários, garantindo uma gestão alinhada às expectativas das partes interessadas.

Fundamentos de Business Intelligence (20h)

Processo de descoberta de conhecimento sobre dados estruturados e não estruturados. Conceitos, técnicas e ferramentas para preparação, análise e mineração de dados. Interpretação de resultados de mineração de dados. Estratégias intelectuais para business intelligence.

Analytics Economy, Modelo Analítico de Negócio e Modelo Analítico de Gestão (16h)

Gestão do conhecimento organizacional: conceitos e evolução. Analytics Economy. Data Science: conceitos, Business Intelligence, Business Analytics e Competição Analítica. Modelo Analítico de Negócio e Modelo Analítico de Gestão (MAG).

Governança, Privacidade e Proteção de Dados (20h)

Fundamentos de governança e privacidade de dados. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Brasil e aspectos essenciais para a adequação organizacional à LGPD. Regulamentação da Inteligência Artificial no Brasil.

Tecnologias Emergentes e Transformação Digital (24h)

Conceitos e princípios da transformação digital. Ondas de desenvolvimento da economia e matriz tecnológica de suporte ao desenvolvimento das organizações e dos países, a análise dos diferentes estágios de desenvolvimento da digitalização da economia e da sociedade, Web1.0, Web 2.0 e Web 3.0. Premissas da nova economia do conhecimento e a análise do framework de transformação digital. Principais tecnologias de transformação dos modelos de negócio e das organizações. Dados e informações como diferencial competitivo das organizações. Transformações e os novos paradigmas nas dimensões trabalho, marketing, indústria e dinheiro. Organizações data driven. Tecnologias emergentes e modelos de negócios inovadores.

Análise de Redes Sociais e Web Analytics (20h)

Importância e da complexidade das redes sociais. Teorias, técnicas e ferramentas para a análise de redes sociais. Métricas, coleta e análise de dados das redes sociais, tráfego de web e redes sociais, privacidade e ética em redes sociais.

Econometria e Estatística Descritiva (24h)

Conceitos e usos da Econometria em Business Intelligence. Conceitos e usos da estatística descritiva, análise exploratória de dados inferência estatística, regressão linear multivariada, regressão logística e análise de cluster.

Estatística Preditiva para Business Intelligence (24h)

Conceito, objetivos e implementações de estatística preditiva. Técnicas estatísticas e de modelagem para prever futuros comportamentos e tendências. Análise de regressão linear multivariada e análise em larga escala.

Visualização de Dados e Storytelling com Dados (16h)

Análise e a criação de visualização de dados orientada à tomada de decisão. Fundamentos e das técnicas de design de informação e storytelling. Visualização de dados para tomada de decisão e storytelling com dados.

Inteligência Artificial nos Negócios (20h)

Introdução à Inteligência Artificial. Aspectos tecnológicos da Inteligência Artificial. Aplicações empresariais da Inteligência Artificial. Introdução à tecnologia de machine learning. Aspectos tecnológicos de Machine Learning. Aplicações empresariais de machine learning. Riscos e desafios associados a essas tecnologias.

Gerenciamento de Projetos de Business Intelligence com Metodologias Ágeis (24h)

Manifesto Ágil como base filosófica e conceitual das práticas ágeis para a exploração de metodologias ágeis específicas. Implementação de metodologias ágeis para melhorar a eficiência, a adaptabilidade e a colaboração em projetos.

Liderança e Gestão de Equipes em Cooperativas (20h)

Competências de liderança de equipes para a excelência e resultados sustentáveis. Modelos contemporâneos de liderança. Perfil ideal de um líder e as competências-chave da liderança eficaz para a mobilização e o engajamento de equipes para alcançar alto desempenho de forma consistente.

Tomada de Decisão Baseada em Dados (32h)

Modelagem de negócios, assim como fundamentos, implicações, limitações racionais, vieses, modelos e métodos no processo de tomada de decisão baseada em dados.

Metodologia de Pesquisa (16h)

Fundamentos teóricos e práticos da pesquisa científica, com foco na elaboração, na execução e na análise de estudos voltados ao ambiente organizacional. Métodos qualitativos e quantitativos, técnicas de coleta e análise de dados. Normas para a escrita acadêmica e para a apresentação de resultados, a formulação de problemas de pesquisa, a estruturação de projetos científicos e a implementação de metodologias para a produção de conhecimento relevante e inovador no campo da inteligência competitiva no setor de cooperativismo.

Workshop de Business Intelligence para Cooperativas (32h)

Resolução de problemas reais dos alunos pela implementação prática de soluções para situações-problema em suas organizações. Seminário para a apresentação dos projetos e das soluções desenvolvidas individualmente.

Recado da Coordenação

Torne-se um profissional mais qualificado para identificar, coletar, analisar e utilizar dados concorrenciais para a tomada de decisões estratégicas a fim de melhorar a competitividade das empresas cooperativas.

Aprenda com os melhores professores do mercado

Sua formação merece o melhor! Aqui, você terá acesso a um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

Conheça alguns professores do curso:

Por que investir em uma pós da Unisinos?

● Networking com quem já está no mercado.

● Você estuda em uma das instituições mais prestigiadas do Brasil.

● Aprenda com professores altamente experientes e renomados.

● Aproveite instalações equipadas com tecnologia de ponta.

Parceria Sescoop/RS: 70% de subsídio no curso

A parceria com o Sescoop/RS oferece a possibilidade de você realizar este curso de pós-graduação com subsídio de 70% no valor total. Para solicitar o benefício, envie a documentação indicada na seção “Documentação necessária para os candidatos à Bolsa de Estudos do Sescoop”, disponível abaixo.

Parcelas

O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos. A segunda parcela vence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês (exceto fevereiro, que terá o vencimento no último dia do mês), de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.

Pagamento

Para pagamento, o aluno deve utilizar o Boleto de Cobrança Registrado acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio. A Universidade também oferta outros meios de pagamento da mensalidade no Portal do aluno, além do Boleto Bancário, o aluno poderá quitar a mensalidade nas modalidades PIX QR CODE, Cartão de Crédito e Cartão de Crédito Recorrente. Acesse o portal do aluno, veja as opções e consulte as condições.

Desconto

Desconto não cumulativo, exceto com desconto de Egresso Unisinos. Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matrícula seja efetivada no período indicado na condição da promoção.

ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos. O aluno deverá conferir os dados do beneficiário no momento do pagamento do seu boleto que deverá ser: Beneficiário: ASSOCIACAO ANTONIO VIEIRA e CNPJ Beneficiário Final: 92.959.006/0008-85.

Processo seletivo

01

Realize sua matrícula

02

Faça o pagamento da primeira parcela

03

Anexe os documentos solicitados

04

Matrícula foi realizada. Fique atento às informações que serão enviadas!

Alunos Estrangeiros:

  • Registro Civil (Certidão de Nascimento ou Casamento, se em outra língua não sendo português ou espanhol, precisa apresentar o documento original e o traduzido);
  • RNM - Registro Nacional Migratório;
  • Diploma de Graduação (frente e verso) / histórico ou equivalente (se em outra língua não sendo português ou espanhol, precisa apresentar o documento original e o traduzido).

Observações:

  • Os documentos devem ser encaminhados através do Portal de Inscrições, por e-mail (atendimento@unisinos.br), pelo correio ou apresentados no Atendimento Unisinos;
  • Os documentos emitidos por Instituição estrangeira devem ser traduzidos por tradutor juramentado (exceto os obtidos em países do Mercosul e os expedidos em língua espanhola) e conter o visto do Consulado Brasileiro no país de origem e regularização de situação no País.

IMPORTANTE: O Diploma de Curso Superior deve ter sua data de emissão anterior ao início do curso de pós-graduação.

* Dispensado para alunos da Unisinos.

Guia do aluno

Guia do aluno

Confira as informações acadêmicas e financeiras da pós graduação e a dinâmica dos cursos, desde a matrícula até a sua conclusão.

Baixar
Como você vai aprender

Como você vai aprender

Se informe sobre nossa metodologia, a estrutura do curso, a plataforma de ensino, a organização das disciplinas e os métodos de avaliação.

Conheça

Como chegar na Unisinos?

Porto Alegre

Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600, Boa Vista - RS

Laboratórios Didáticos e FabLab:
Av. Luiz Manoel Gonzaga, 744, Três Figueiras - RS

Ver no mapa

São Leopoldo

Av. Unisinos, 950 - Cristo Rei - RS
Ver no mapa

Fale conosco

Em caso de dúvidas ou para saber mais informações acadêmicas entre em contato conosco.

Atendimento por e-mail

minhapos@unisinos.br

Atendimento pelo
WhatsApp

+55 51 30379060

Atendimento por telefone

+55 (51) 3591-1111

+55 (51) 3037-1000