Gestão de Compras e Cadeia de Suprimentos
Local
Campus São Leopoldo
Dias de aula
Quinzenalmente
Carga horária
360 horas
Horários de aula
Nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h45 e aos sábados, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.
Para quê
O setor de compras e suprimentos é excelente fonte de oportunidades para otimizar os processos organizacionais e maximizar os ganhos de uma empresa, seja melhorando o relacionamento com parceiros de negócio ou reduzindo custos.
Basta saber que a aquisição de materiais e serviços representa, em média, 60% dos custos de uma organização para ver que, quanto mais competitiva a área de atuação, mais decisiva é a participação da área de compras no sucesso do negócio.
A especialização tem foco na capacidade analítica para tomar decisões diante das condições complexas que compõem uma cadeia de produção, e assim identificar oportunidades de ganho a partir de uma visão sistêmica dos processos.
Para quem
O curso é adequado para profissionais graduados em todas as áreas do conhecimento que queiram aperfeiçoar seu conhecimento em gestão de compras, capacidade de negociação e de otimização de recursos.
A qualificação profissional pós-curso
Você será capacitado para analisar, negociar e tomar decisões em sistemas de compras complexos e globais. Terá uma visão sistêmica dos processos de compras, que possibilitará identificar oportunidades de redução de custos para a organização. O profissional especialista em Gestão de Compras contribuirá na criação de novos conceitos e práticas para a gestão de processos de compras, lançando mão de novas práticas empresariais, novas teorias e metodologias de vanguarda, como por exemplo o strategic sourcing (busca de fontes estratégicas de compras).
Confira também:
Coordenação do Curso
Lisiane Vasconcellos da Silva
E-mail: lvsilva@unisinos.br
Rosa Paula Pires
E-mail: rppires@unisinos.br
ESTRUTURA CURRICULAR
A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:
Módulo: Estratégias e Operações
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (24h)
Cenários Macroeconômicos (24h)
Estratégia Empresarial (24h)
Processos Organizacionais e Planejamento de Operações (24h)
Gestão da Qualidade para Compras e Cadeia de Suprimentos (24h)
Módulo: Gestão de Compras e Logística Integrada
Gestão de Compras Estratégicas (24h)
Gestão de Estoques e Armazenagem (24h)
Tecnologia da Informação no Supply Chain (24h)
Global Sourcing, Operações e Logística Global (24h)
Planejamento Tributário em Compras e Suprimentos (24h)
Módulo: Inovação, Negociação e Análise para a Tomada de Decisão
Business Analytics (24h)
Gestão de Custos em Compras e Suprimentos (24h)
Negociação em Compras e Suprimentos (24h)
Inovação em Compras e na Cadeia de Suprimentos (24h)
Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis (24h)
CARGA HORÁRIA 360 H
COMO INGRESSAR
Veja as orientações para o processo seletivo do curso:
COMPROVANTE
Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.
AcessarPROFESSORES DO CURSO
O aluno de Especialização em Gestão de Compras e Cadeia de Suprimentos tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:
Alexandre Fraga da Silva
Atuando há mais de 20 anos na área de Logística e Supply Chain, tendo trabalhado em grandes empresas, como Ambev, Grupo Gafor, Bebidas Fruki e Lojas Colombo. Gestão logística - Gerenciamento e controle de abastecimento, transportes, armazenagem e estocagem, movimentação interna de materiais, coordenação de distribuição, definição da cadeia logística. Planejamento logístico e operacionalização de unidades de distribuição, gestão da qualidade, gerenciamento de projetos. Gestão de equipes Gestão, formação, treinamento e desenvolvimento de equipe multidisciplinar direta e indireta e terceiros. Gerenciamento de contratos e fornecedores Negociações e manutenção de fornecedores, seleção e desenvolvimento de transportadoras e prestadores de serviços, movimentações de estoque, picking, expedição e controle de distribuição. Experiência na implementação de sistema de EDI. Experiência internacional transporte internacional de cargas, por vias terrestres e marítimas, de importação e exportação, e despacho aduaneiro para os países do Mercosul.
Alexandre Pereira
Co-Fundador da SFAP Consultores Associados, parceira operacional da V4 Company, com foco em estratégias de marketing digital e tração em vendas! Atua também como consultor de empresas nas áreas de restruturação de modelos de negócios, metodologias ágeis (Design Thinking, Lean Startup, Scrum, etc) e inovação. Mentor de Startups no Tecnosinos desde 2013.
Clairton Alexandre Guerra
Pós-Graduadao em Teconologia em Engenharia de Produção e em Teconologia em Engenharia de Produto e processo. MBA em Gestão Empresarial/FGV. Programa Strategic Sourcing/Funcação Dom Cabral. Desenvolvimento de trabalhos de melhoria na área de Compras e Gestão Empresarial em empresas de diversos ramos de atividades (Plásticos, Mineração, Têxtil, Calçadista, Metal Mecânico, dentre outros). Ampliação da atuação em programas de melhoria contínua (Semana Kaizen com a utilização de ferramentas Lean.
Cláudia de Salles Stadlober
Graduação em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Doutora em Educação pela PUC-RS (2010). Atualmente é professora integral da Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde atua como coordenadora Adjunta Administrativa do Curso de Medicina e professora do curso, professora do curso de administração, nas atividades de gestão em saúde, intraempreendedorismo, gestão de pessoas e diversidade e de empreendedorismo e inovação. Conselheira federal do CFA - 2015 a 2022. Diretora de formação Profissional no CFA. Foi Presidente do CRARS 2011 - 2014, Foi Diretora de Publicações da ANGRAD e consultora - Alta Consultoria e Gestão em Saúde.
Cleber Duarte Bado
Mestrando Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios, Pós-Graduação em CONTROLADORIA DE GESTÃO EMPRESARIAL e extensão em METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR pela UFRGS, graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS, formação pela UNISINOS no PADE (Programa Avançado de Desenvolvimento de Executivos) e formação pela ULBRA de professor para o ensino a distância. Como consultor assessora a 20 anos empresas de expressão no mercado Brasileiro, nas áreas de Gestão de Ativos, Recuperação Tributária, Auditoria, Controladoria e Gestão de Custos. Atuou como Coordenador de Curso na ULBRA no Curso de Graduação Tecnológica em Logística Empresarial. Atualmente é sócio e Consultor da Hub Tributário e 2B Empresarial, empresas com foco em Reestruturação Financeira, Gestão de Ativos e Compliance Tributária. Leciona disciplinas voltadas a área de Gestão e Tributação em MBAs na UNISINOS.
Douglas Rafael Veit
Mestre e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas e graduado em Administração. Atua como atua como pesquisador do Grupo de Pesquisa em Modelagem para Aprendizagem e atuou como consultor na Produttare Consultores Associados. Professor de graduação e pós-graduação na Unisinos. Tem experiência na área de Engenharia e Gestão da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Processos de Negócio, Mapeamento do Fluxo de Valor, Gestão dos Postos de Trabalho e Layout e Manufatura Aditiva e Indústria 4.0.
Fabio José Capecchi
Doutor em Administração, Mestre em Logística e possui MBA em Logística Operacional em Manufatura e Serviços). Atualmente, exerce a função de Professor Titular do Centro Universitário UniFTec e Adjunto da Assessoria de Gestão da 3ª Região Militar/Exército Brasileiro, Porto Alegre/RS. Professor visitante da UNISINOS, Professor Convidado da Laureate International Universities e Professor Convidado da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem experiência na área de compras, negociação de contratos, qualidade de processos, sustentabilidade, gestão de cadeias/redes de suprimentos, responsabilidade social corporativa, formação de equipes multifuncionais e de lideranças.
Felipe Busin
Graduado em Engenharia Mecânica, Especialista em Gestão Empresarial e de Pessoas (2013) e Especialista em Negociações estratégicas. Gerente Executivo responsável pela área de Operações e Assinaturas (B2C) e Business Development do Grupo RBS. Foi Presidente do Comitê Estratégico de Suprimentos do Rio Grande do Sul - AMCHAM. Gerente Executivo de Suprimentos, Infraestrutura Patrimonial e Saúde do Grupo RBS. Responsável pela implantação da metodologia Strategic Sourcing no Grupo RBS nos processos de aquisição (passagem do perfil operacional para o tático/ estratégico). Especialista de Supply Chain no Grupo Randon por mais de 10 anos, tendo liderado projetos de aquisição de alta complexidade. Possui experiência em negociações estratégicas, nacionais e internacionais atuando principalmente com foco em maximização dos resultados: TCO (Total Cost of Ownership), FEN (Ferramentas Estratégicas de Negociação) e Matriz Estratégica de Fornecimento. Morou na Ásia para abertura deste canal de aquisição aos itens seriados.
Fernando Atz
Mestre em Ciências Contábeis - Finanças e Controladoria, Doutor em Ciências Contábeis - Controles de Gestão. Atualmente é contador e administrador financeiro da empresa Unidão Transportes e Logística Ltda, professor assistente com Mestrado dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
Gisele Spricigo
Experiência em educação e orientação econômica, e formação econômica para os diferentes públicos. Graduada em Ciências Econômicas, doutora e mestre em Economia do Desenvolvimento e Desenvolvimento Rural. Coordenadora dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Gestão Financeira, professora nos cursos de graduação da Escola de Gestão e Negócios, nas especializações e professora colaboradora no PPG em Economia, da Unisinos.
Jose Carlos da Silva Freitas Junior
Doutor em administração pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutorado-sanduíche na Simon Fraser University (Canadá). Mestre em administração pela Unisinos e mestre em operações militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército. Formação em Mentoria (Escola de Mentores, 2020). Ocupou cargos de direção e gestão em órgãos públicos e possui experiência de mais de vinte anos com desenvolvimento de lideranças. Cofundador da Liderarte - espaço de formação e intervenção, voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional. Na UNISINOS é Professor do PPG em Gestão e Negócios e é colíder do grupo de pesquisa em Liderança e Gestão de Pessoas. Os principais temas de interesse como pesquisador são: liderança, gestão de pessoas, capacidades digitais e transformação digital.
Rodrigo Rocha Gutterres
Mestre em Filosofia. Desde 1992 possui experiência em cargos de gestão nas áreas de marketing, vendas e consultoria em empresas como Intelig Telecom, TIM , Unisinos e Linx Commerce. Atualmente é docente Curso de Gestão Comercial e no Bacharelado em Administração e dos programas de pós-graduação da Unisinos, nas áreas de marketing, vendas, comportamento organizacional e gestão de empresas inovadoras. Atuo também como professor convidado da pós-graduação da Faculdade Senac e Faculdade da Serra Gaúcha, nas áreas de comunicação, marketing digital e mídias sociais.
Rosemary Francisco (Colaboradora)
Rosemary Francisco é apaixonada por tecnologia e em sua aplicação para o desenvolvimento da sociedade. Com atuação de mercado de mais de 20 anos, participou e gerenciou vários projetos em empresas como: DELL, Gerdau entre outras. Atualmente dedica-se a atividades de consultoria e mentoria em Negócios e TI. Também é professora colaboradora no Programa de Pós Graduação da Administração, pesquisadora e gerente de projetos no SoftwareLab e Instituto de Inovação em Educação da Unisinos. É Doutora em Administração de Empresas, Mestre em Engenharia da Produção e Sistemas, Especialista em Engenharia de Software e Engenharia da Produção, Bacharel em Sistemas de Informação e Profissional certificada em Gerenciamento de Projetos (PMP). Tem como propósito auxiliar pessoas e empresas a alcançarem o seu melhor.