Pós Graduação Unisinos - Engenharia de Software - Híbrido - Porto Alegre
Especialização

Engenharia de Software

Ead (Híbrido) - Porto Alegre

Período

Início: 11/03/2024
Término: 16/12/2024

Local

EAD (Híbrido)

Dias de aula

Quinzenalmente.

Carga horária

360 horas

Horários de aula

Aulas ao vivo quinzenais em cada uma das disciplinas online do bimestre, predominantemente em terças, quartas e quintas-feiras, agendadas em um horário a partir das 19h30. Aulas presenciais são bimestrais aos sábados, das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, na Unisinos Porto Alegre, de acordo com o cronograma do curso. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.

Para quê

A Especialização em Engenharia de Software tem como objetivo a formação de profissionais para atuar na concepção da arquitetura e no desenvolvimento de produtos e soluções de software. O curso visa atender a uma carência de profissionais qualificados no mercado de Tecnologia da Informação nos níveis nacionais e internacionais, além de uma tendência crescente de demanda por esses profissionais especializados, nos próximos anos.

O curso combina atividades realizadas na modalidade a distância com atividades realizadas na modalidade presencial, perfazendo um curso com metodologia blended learning. Construído a partir de uma abordagem teórico-prática, a especialização busca aproximar o aluno de situações problemáticas reais e da realidade profissional, além de desenvolver habilidades sociais, em espaços dinâmicos de aprendizagem para interação e realização de projetos conjuntos, apoiados pelo uso de tecnologias, discussões de questões técnicas, conteúdos e atividades voltadas para o desenvolvimento de competências técnicas e sociais como comunicação, negociação e resolução de conflitos, cooperação, criatividade e trabalho em equipe.


Para quem

Profissionais com curso superior na área de Tecnologia da Informação (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Tecnologia da Informação, Segurança da Informação, Jogos Digitais, entre outras áreas correlatas) e/ou com experiência na área de desenvolvimento de software e sólidos conhecimentos em programação. Profissionais que atuam como arquitetos de software, engenheiros de software, projetistas de software, analistas, desenvolvedores, testadores, engenheiros de teste, integradores, gestores de projeto de software, gestores de configuração de software.


A qualificação profissional pós-curso

São diversas as áreas em que você enriquecerá a sua atuação em engenharia de software. Você sairá do curso pronto para atividades como análise, projeto, arquitetura, programação, teste, gerência de projetos e gerência de configuração. Treinado para reconhecer situações problemáticas reais do mercado de trabalho, você conseguirá avaliar e eleger as soluções técnicas mais adequadas em cada caso. Sensível à qualidade dos sistemas de software, você terá critérios para analisar e especificar requisitos de negócio e de diferentes domínios de aplicação. O seu desenvolvimento de software será marcado pela aplicação de métodos ágeis, e você conseguirá modelar sistemas utilizando orientação a objetos Unified Modeling Language (UML). Com tato para o empreendedorismo, você também identificará movas oportunidades de negócio e terá bagagem para inventar soluções inovadoras.

Coordenação do Curso


Josiane Brietzke Porto

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: josibrietzke@unisinos.br

Ver currículo Lattes

ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura do curso está organizada em dois módulos semestrais e independentes. Isso possibilita ingressar tanto no início como no meio do ano letivo e concluir o curso em 12 meses. Integram o currículo desta especialização as seguintes disciplinas:

 

Engenharia de Software e Análise de Negócio (20h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina visa desenvolver competências técnicas fundamentais sobre a Engenharia de Software e o processo de desenvolvimento de software. Além de desenvolver competências acerca da Análise de Negócio e a sua relação com a Engenharia de Software.

Inovação e Empreendedorismo (20h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina visa desenvolver competências de atitude e de comportamento inovador e empreendedor, em equipes de desenvolvimento de software e/ou no ambiente profissional de atuação, em busca de soluções inovadoras e benéficas à sociedade. Além de habilidades referentes à criatividade, resolução de problemas e geração de ideias, com base em Design Thinking.

Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho (20h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina visa desenvolver competências sociais, de gestão e de desenvolvimento de equipes de alto desempenho, na indústria de software, além da importância da liderança nesse processo e de como lidar com talentos e ambições de modo combinados. Compreensão de processos de gestão de pessoas como atração, aplicação, desenvolvimento, performance e clima organizacional.

Negociação e Resolução de Conflitos (20h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina visa desenvolver atitudes e habilidades no engenheiro de software referentes à comunicação, argumentação, concessão, negociação e resolução de conflitos, em situações do cotidiano de projetos de software. Compreensão de diferentes técnicas de resolução de conflitos, critérios para adoção e técnica de negociação.

Laboratório de Engenharia de Software I (16h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina visa praticar e experimentar conhecimentos teóricos, com foco em aspectos e em etapas fundamentais e especiais da Engenharia de Software. Busca desenvolver competências técnicas, sociais e gerenciais na resolução situações problemáticas reais ou fictícias, além de relacionar, debater, integralizar, analisar e avaliar os conteúdos estudados até o momento, por meio do uso de diferentes técnicas, ferramentas, processos da Engenharia de Software, para o desenvolvimento de soluções de software.

Análise e Modelagem de Sistemas (20h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina visa desenvolver competências de análise e modelagem de sistemas, conforme métodos ágeis, processo unificado e a Unified Modeling Language (UML). Além de boas práticas de análise e de modelagem de sistemas, benefícios e tendências em análise de sistemas.

Projeto e Arquitetura de Software (20h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina visa desenvolver competências acerca de padrões e boas práticas de projeto e de arquitetura de software. Conceitos gerais de princípios e adoção de padrões de projetos de software, benefícios e tendências em projetos arquiteturais. Aplicação de técnicas para a modelagem de arquiteturas de software flexíveis e com potencial de reuso

Projeto de Banco de Dados e de Interfaces (20h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina visa desenvolver competências de projeto e de modelagem de banco de dados e de interfaces humano-computador, a partir de uma situação problemática, usando ferramentas de apoio para modelagem. Aborda o projeto, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano, além de User Experience (UE), User Interface (UI) e Storyboard

Engenharia de Requisitos (16h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina articula teoria e prática, com vistas à resolução de um problema. Visa desenvolver competências referentes à produção e manutenção de requisitos, etapas e atividades do processo de Engenharia de Requisitos. Busca aplicar técnicas e métodos para elicitação, análise, especificação, validação e gestão de requisitos de uma solução software.

Seminários: Laboratório de Engenharia de Software II (16h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina visa praticar e experimentar conhecimentos teóricos, com foco em aspectos e em etapas básicas da Engenharia de Software. Busca desenvolver competências técnicas, sociais e gerenciais na resolução situações problemáticas reais ou fictícias, além de relacionar, debater, integralizar, analisar e avaliar os conteúdos estudados até o momento, por meio do uso de diferentes técnicas, ferramentas, processos da Engenharia de Software, para o desenvolvimento de soluções de software

Desenvolvimento Ágil de Software (20h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina visa desenvolver competências de desenvolvimento de software, conforme métodos ágeis, com ênfase em práticas do eXtreme Programming (XP) e sua relação com a Engenharia de Software. Além de boas práticas de codificação e de desenvolvimento de produtos de software, com qualidade, código limpo e de fácil manutenção.

Verificação, Validação e Teste de Software (20h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina visa desenvolver competências sobre verificação, validação e teste de software, com base em técnicas e estratégias recomendadas, que podem ser aplicadas ao longo do ciclo de desenvolvimento e de vida de um produto de software, para fins de controle da qualidade de produtos de software e garantia de atendimento das expectativas dos usuários.

Engenharia de Software para Web (20h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina visa desenvolver competências sobre metodologias, técnicas, ferramentas para desenvolvimento de aplicativos que funcionam via web. Além da arquitetura cliente-servidor e de aspectos gerais, envolvidos na definição da arquitetura de aplicações web. Aborda tecnologias atuais e emergentes em desenvolvimento web.

Gerência Projetos de Software (20h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina visa desenvolver competências de gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software, segundo práticas ágeis da metodologia denominada SCRUM, ferramentas, workflows e organização de equipes, além de práticas orientadas a planos, com base no Guia PMBOK®. Apresentação de métricas e do processo de medição e análise em engenharia de software, para gerenciamento do desempenho de projetos, processos e produtos de software.

Laboratório de Engenharia de Software III (16h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina visa praticar e experimentar conhecimentos teóricos, com foco em aspectos e etapas intermediárias e em práticas gerenciais da Engenharia de Software. Busca desenvolver competências técnicas, sociais e gerenciais na resolução situações problemáticas reais ou fictícias, além de relacionar, debater, integralizar, analisar e avaliar os conteúdos estudados até o momento, por meio do uso de diferentes técnicas, ferramentas, processos da Engenharia de Software, para o desenvolvimento de soluções de software.

Engenharia de Software Orientado a Aspectos (20h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina visa desenvolver competências acerca da abordagem e de conceitos de programação orientada a aspectos, separação de interesses e sua importância para viabilizar a decomposição de sistemas.

Engenharia de Software Distribuído (20h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina busca desenvolver competências sobre a abordagem e práticas avançadas da engenharia de software referentes à construção de sistemas distribuídos. Além de competências sobre a concepção de sistemas, que apresentam distribuição de controle e/ou dados e o desenvolvimento de solução de problemas, usando recursos computacionais distribuídos.

Engenharia de Software Aplicada (20h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina articula teoria e prática, com vistas à resolução de um problema correlato à área do curso. Também visa desenvolver competências acerca de estudos experimentais na área de Engenharia de Software e seus principais métodos empíricos. Além de discussão e reflexão sobre resultados de estudos aplicados, experimentais, replicação e transferência de tecnologias.

Seminário: Laboratório de Engenharia de Software IV (16h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina visa praticar e experimentar conhecimentos teóricos, com foco em aspectos e em etapas avançadas da Engenharia de Software. Busca desenvolver competências técnicas, sociais e gerenciais na resolução situações problemáticas reais ou fictícias, além de relacionar, debater, integralizar, analisar e avaliar os conteúdos estudados até o momento, por meio do uso de diferentes técnicas, ferramentas, processos da Engenharia de Software, para o desenvolvimento de soluções de software.

INVESTIMENTO

Valores referentes ao ano de 2024 primeiro semestre. O valor do curso pode ser financiado em 6 parcelas sem juros, ou em 12, 18, ou 24 vezes com juros.

 

Vagas limitadas! Escolha abaixo sua opção de pagamento.



Egressos Unisinos

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Desconto % Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.744,95 20% R$ 1.395,96
12 R$ 926,10 20% R$ 740,88
18 R$ 637,20 15% R$ 541,62
24 R$ 493,20 15% R$ 419,22
30 - - -
36 - - -

Participantes em Geral

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Desconto % Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.938,83 20% R$ 1.551,07
12 R$ 1.029,00 20% R$ 823,20
18 R$ 708,00 15% R$ 601,80
24 R$ 548,00 15% R$ 465,80
30 - - -
36 - - -

Orientações financeiras keyboard_arrow_down

PARCELAS
O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos.
A segunda parcela vvence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês (exceto fevereiro, que terá o vencimento no último dia do mês), de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.


PAGAMENTO
Para pagamento, o aluno deve utilizar o Documento de Cobrança (DOC) acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio.

A Universidade também oferta outros meios de pagamento da mensalidade no Portal do aluno, além do Boleto Bancário, o aluno poderá quitar a mensalidade nas modalidades PIX QR CODE, Cartão de Crédito e Cartão de Crédito Recorrente. Acesse o portal do aluno e veja as opções.


DESCONTO:
não cumulativo, exceto com desconto de Egresso Unisinos e desconto família.

Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matricula seja efetivada no período indicado na condição da promoção.


ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos.

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

PROFESSORES DO CURSO

O aluno de Engenharia de Software tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Alex Roehrs

Alex Roehrs

Professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Unisinos. Possui Mestrado e Doutorado em Computação Aplicada, além de Especialização em Redes de Computadores e Aplicações Internet, bacharelado em Ciência da Computação e certificações profissionais, como: OMG Certified UML Professional, Java Programmer e SAP Certified Consultant NetWeaver. Atua como professor no ensino superior, a nível de graduação e pós-graduação, desde 2012. Também atua profissionalmente como Gerente de Projetos, Analista e Arquiteto de Sistemas.

Currículo Lattes
Daniel Stefani Marcon

Daniel Stefani Marcon

Professor de graduação e pós-graduação da Unisinos e coordenador da especialização em Gestão de Segurança Cibernética. Possui doutorado e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), todos em Ciência da Computação. Presta consultoria nas áreas de segurança da informação e redes de computadores. Seus interesses de pesquisa são: segurança da informação, sistemas distribuídos, redes de computadores, otimização, Internet das Coisas, computação na nuvem, redes definidas por software e virtualização de redes. Possui publicações de alta relevância em periódicos e conferências nacionais e internacionais.

Currículo Lattes
Guilherme Silva De Lacerda

Guilherme Silva De Lacerda

Professor de Graduação e Pós-Graduação (Unisinos). Doutorando em Ciência da Computação (UFRGS), área de Engenharia de Software. Autor de livros, palestrante. Consultor associado (Wildtech). Pioneiro em metodologias ágeis no Brasil. Autor do http://drtools.site

Currículo Lattes
Jose Carlos da Silva Freitas Junior

Jose Carlos da Silva Freitas Junior

Doutor em administração pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutorado-sanduíche na Simon Fraser University (Canadá). Mestre em administração pela Unisinos e mestre em operações militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército. Formação em Mentoria (Escola de Mentores, 2020). Ocupou cargos de direção e gestão em órgãos públicos e possui experiência de mais de vinte anos com desenvolvimento de lideranças. Cofundador da Liderarte - espaço de formação e intervenção, voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional. Na UNISINOS é Professor do PPG em Gestão e Negócios e é colíder do grupo de pesquisa em Liderança e Gestão de Pessoas. Os principais temas de interesse como pesquisador são: liderança, gestão de pessoas, capacidades digitais e transformação digital.

Currículo Lattes
Josiane Brietzke Porto

Josiane Brietzke Porto

Doutora e Mestre em Administração, pela PUCRS. Especialista em Melhoria de Processos de Software pela UFLA. Bacharel em Ciência da Computação pelo UNILASALLE. Experiência de mais de 13 anos na indústria de software e serviços de Tecnologia da Informação (TI), com atuação na gestão de projetos de qualidade, de desenvolvimento de software, de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, em diferentes domínios de aplicação. Desde 2011, atua como Profa. na UNISINOS, em cursos nas modalidades a distância, híbridos e presenciais, nos níveis de graduação e pós-graduação. Coordenadora de cursos Lato Sensu nas Escolas Politécnica e de Gestão e Negócios da UNISINOS, desde 2012. Possui experiência profissional e acadêmica em Engenharia e Qualidade de Software, Governança de TI, Gerência de Projetos, PD&I, Educação a Distância, Design Science Research, Cidades Inteligentes e Sustentáveis.

Currículo Lattes
Luciane Wolff

Luciane Wolff

Sou a Luciane Wolff, psicóloga e atuo com educação elaborando estratégias para desenvolvimento das pessoas. Ajudo os profissionais com mentorias de vida e carreira. Acompanho as equipes para qualificar seu desempenho. Assessoro empresas a criar práticas humanistas de gestão de pessoas, aliando saúde mental com os resultados organizacionais. Supervisiono profissionais de RH e da Psicologia Organizacional e do Trabalho, apoiando na elaboração de intervenções em gestão de pessoas, saúde e desenvolvimento humano. Nos últimos anos pesquisei sobre Psicologia Positiva, Bem-estar Psicológico, Forças de Caráter, Gestão de pessoas em empresas e profissionais de TI.

Currículo Lattes
Margrit Reni Krug

Margrit Reni Krug

Mestre e doutora em Ciência da Computação e bacharel em Informática com ênfase em Análise de Sistemas. Professora universitária há mais de 20 anos, já trabalhou como desenvolvedora , analista de sistemas e gerente de projetos. Por 15 anos foi sócia de uma empresa de desenvolvimento de software. Atua como consultora na área de qualidade de software e avaliação de produtos.

Currículo Lattes
Rosemary Francisco (Colaboradora)

Rosemary Francisco (Colaboradora)

Rosemary Francisco é apaixonada por tecnologia e em sua aplicação para o desenvolvimento da sociedade. Com atuação de mercado de mais de 20 anos, participou e gerenciou vários projetos em empresas como: DELL, Gerdau entre outras. Atualmente dedica-se a atividades de consultoria e mentoria em Negócios e TI. Também é professora colaboradora no Programa de Pós Graduação da Administração, pesquisadora e gerente de projetos no SoftwareLab e Instituto de Inovação em Educação da Unisinos. É Doutora em Administração de Empresas, Mestre em Engenharia da Produção e Sistemas, Especialista em Engenharia de Software e Engenharia da Produção, Bacharel em Sistemas de Informação e Profissional certificada em Gerenciamento de Projetos (PMP). Tem como propósito auxiliar pessoas e empresas a alcançarem o seu melhor.

Currículo Lattes

DESEJA RECEBER CONTEÚDOS EXTRAS SOBRE O CURSO?

COMO VOCÊ IRÁ APRENDER