Educação Midiática
Local
Remoto
Dias de aula
Quinzenalmente
Carga horária
360 horas.
Horários de aula
Aulas online ao vivo, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h45 e aos sábados, das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.
Pra quê
A cultura digital mudou! Nos últimos anos, o número de pessoas conectadas aumentou consideravelmente e, em razão disso, o poder de disseminar informações ficou cada vez maior. Saber discernir o que é confiável na internet e seus efeitos na sociedade tornaram-se tarefas urgentes desde o período da infância.
Na Especialização em Educação Midiática, o aluno vai ter, desde o primeiro momento, um contato minucioso aos diferentes tipos de formatos das mídias, além de um acompanhamento com crianças e adolescentes em praticamente todas as rotinas cotidianas. Afinal, no ambiente digital, eles não são meros espectadores, mas também criadores de conteúdo e participantes ativos. Os riscos, a ética e as práticas de ensino também serão vistos com um olhar crítico para que a educação na internet seja aplicada pelos educadores dentro e fora das salas de aula com uma geração que está sempre conectada.
Para quem
Profissionais com curso superior em Licenciaturas, Pedagogia, Comunicação Social e áreas afins, professores da educação básica em todos os níveis de ensino e áreas de conhecimento da rede pública e privada; coordenadores e supervisores pedagógicos; diretores de instituições de ensino públicas e privadas; gestores de educação na esfera pública e privada; educadores sociais e comunitários; profissionais de comunicação com interface na educação e profissionais de demais áreas com afinidade profissional e que desejam expandir conhecimentos em educação para as mídias e combate à desinformação.
A qualificação profissional pós-curso
O aluno terá competências teóricas e práticas para acompanhar o desenvolvimento digital de crianças e adolescentes, a ponto de formar reflexões críticas sobre os riscos e a conduta ética na internet com os educandos. Além disso, também será possível compreender os impactos sociais do desenvolvimento das mídias sociais ao longo da história e questionar o funcionamento das plataformas digitais a ponto de conduzir experiências pedagógicas com recursos midiáticos como mediadores de aprendizagem, bem como o combate à desinformação.
Este curso tem a parceria da Agência Lupa.
Confira também:
Coordenação do Curso

Taís Seibt
E-mail: tseibt@unisinos.br

Luciana Kräemer da Silva
E-mail: lucianakr@unisinos.br
ESTRUTURA CURRICULAR
A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:
Fundamentos da Educação Midiática (16h)
Educação Midiática e Transdisciplinaridade na BNCC (16h)
Conceitos de Comunicação e Convergência (24h)
História da Imprensa e Democracia no Brasil (24h)
Identidades socioculturais e representações midiáticas (16h)
Leitura Crítica da Mídia (16h)
Internet, Redes Digitais e Plataformas (24h)
Cultura Digital e Narrativas Transmidiáticas (16h)
Comunicação Pública e Desertos de Notícias (16h)
Fake News, Desinformação e Fact-checking (24h)
Liberdade de Expressão e Direitos da Criança e Adolescente (24h)
Cyberbullying, Discurso de Ódio e Assédio Digital (16h)
Comunicação para prevenção da violência (16h)
Democracia Participativa e Cidadania Digital (16h)
Jornalismo Cidadão (16h)
Privacidade de Dados e Segurança Digital (16h)
Recursos Pedagógicos para Educação Midiática (32h)
Práticas de Educação Midiática (32h)
Projeto aplicado
COMO INGRESSAR
Veja as orientações para o processo seletivo do curso:
COMPROVANTE
Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.
AcessarPROFESSORES DO CURSO
O aluno do Educação Midiática tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional. Fazem parte do corpo docente profissionais da Agência Lupa, que apoia a realização do curso por meio da Lupa Educação.
Conheça alguns professores do curso:

Bruno Schimitt Morassutti
Advogado, mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e especialista em Direito Público e Processo Civil. É cofundador da agência de dados Fiquem Sabendo, especializada em Lei de Acesso à Informação (LAI) e transparência pública. Também é conselheiro da Open Knowledge Brasil, consultor e ativista em transparência pública e dados abertos.

Cybeli Almeida Moraes
Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (2012e 2007). Graduada em Jornalismo (UNISINOS 2004). Coordena a Agência Experimental de Comunicação (AGEXCOM), na mesma instituição. É professora nos cursos de Graduação da Escola da Indústria Criativa, UNISINOS. Integra, desde 2008, o Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura - Comunicação Memória e Design. Atuou como assessora de imprensa do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, onde editou a Revista do MARGS (Porto Alegre) e como assessora e consultora de comunicação do projeto Fronteiras do Pensamento, edição Porto Alegre. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Assessoria de Imprensa. Principais áreas de interesse: arte, fotografia, jornalismo cultural, semiótica, redes sociais na comunicação corporativa e gestão cultural aplicada a Comunicação.

DEBORA THAYANE DE OLIVEIRA LAPA GADRET
Experiência em jornalismo audiovisual e produção de conteúdo jornalístico para diferentes mídias. Professora da Escola da Indústria Criativa da Unisinos e pesquisadora de telejornalismo e jornalismo audiovisual do Nupejor (UFRGS/Cnpq).

Dominique Nogueira Gogolevsky
Graduada em Midialogia pela Unicamp com passagem pela Sorbonne Nouvelle, atualmente trabalha como analista de educação na Agência Lupa e de mensuração de comunicação no grupo Natura&Co. Já atuou como professora de mídia no Ensino Médio e com formação de professores, sendo certificada Google Innovator e fellow do programa de educação midiática Educamídia. Se interessa pela construção e análise de narrativas em seus diversos formatos, espaços e objetivos, tendo já passado pelo Festival de Cinema de Cannes e pelo ECOSOC Youth Forum da ONU.

Gilberto Scofield Junior
É consultor e professor de comunicação com especialização em comunicação, desinformação e educação midiática. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas da ECO-UFRJ. Possui graduação em Comunicação Social pela UGF e MBA em Marketing Digital pela FGV. Atualmente, é Consultor em Educação Midiática e Digital na Lupa, maior hub de combate à desinformação do Brasil. Chefiou a Assessoria de Comunicação e Marketing da ANCINE, foi diretor da agência de comunicação integrada Máquina Cohn & Wolfe, consultor de comunicação da SECOM da Presidência da República, editor do jornal e do site de O Globo. Pelo jornal, passou cinco anos como correspondente estrangeiro em Pequim, na China, e dois anos como correspondente em Washington, nos EUA. Começou em empresas digitais ainda em 2000 ao assumir o então inédito cargo de editor de conteúdo do portal de finanças iG Finance. De lá para cá vem trabalhando com conteúdos e estratégias digitais. Ao longo de uma carreira de 30 anos, escreveu para Revista Exame, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, Revista Época, IG Finance e O Globo.

Luciana Kramer da Silva
Professora da Escola da Indústria Criativa (Unisinos), integrante dos cursos de Jornalismo e de Realização Audiovisual da Universidade. Mestre em Ciências Sociais (PUC-RS) e doutora em Informática na Educação (PGIE-UFRGS). Seus temas de estudo aliam comunicação (audiovisual e também jornalismo), processos de aprendizagem, processos de subjetivação, tecnologias da informação e da comunicação (TIC) . Tem graduação em Jornalismo (UFRGS) tenho experiência de 14 anos no campo do jornalismo profissional (RBS TV/Globo) com ênfase no jornalismo televisivo e na investigação de temas sociais ligados à educação e violência envolvendo especialmente crianças e adolescentes.

Marcela Leitão Duarte
Marcela Duarte é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). É roteirista pela Academia Internacional de Cinema (AIC) e programadora pela Reprograma. Em 2018, traduziu para o português do Brasil o livro "A morte Da Verdade: Notas Sobre a Mentira Na Era Trump", de Michiko Kakutani. Foi coordenadora da Zero Hora online e trabalhou como editora e repórter em veículos como Valor Econômico, Correio do Povo e FFW. Colaborou em projetos e matérias para Folha de S.Paulo, Galileu, WGSN Londres, LArchitecture dAujourdhui e vários outros. Com passagem pela Accenture Interactive e New Content, atualmente é gerente de Produto da Lupa.

Maria Clara Jobst De Aquino
Doutora e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela UNISINOS. Coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC). Área de interesse: jornalismo digital; convergência; ativismo em rede; mercado de comunicação; inovação e questões de violência e gênero.

Micael Vier Behs
Micael Vier Behs é jornalista e doutor em Ciências da Comunicação. Atua como coordenador dos cursos de Jornalismo e do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Artes e Tecnologia na Unisinos. Ao longo da carreira, trabalhou como assessor de imprensa e repórter. Na área da pesquisa, desenvolve estudos na interface entre boato, midiatização, sociedade e circulação de informações em rede.

Raphael Kapa
Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Como repórter especializado em Educação e Política já atuou na Band, Jornal O Globo e na Agência Lupa. Foi vencedor do prêmio ExxonMobil (Esso) na categoria Educação e finalista no prêmio Gabriel García Márquez de Periodismo (Gabo).

Sabrina Franzoni
Professora do Curso de Jornalismo da Unisinos. Doutora em Comunicação e Informação. Mestre em Sociologia Política. Especialista em Estudos do jornalismo. Graduada em Jornalismo. Área de Interesse: Teoria da Comunicação, Radiojornalismo, Metodologia, História do Jornalismo, Jornalismo Especializado, Comunicação Institucional, Organizacional e Pública.

Taís Seibt
Jornalista, doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora na Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e no MBA em Jornalismo de Dados do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). É uma das líderes do Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional - DataJor (CNPq/IDP) e integra o Instituto de Cultura Digital da Unisinos. É gerente de Educação na agência de dados ?Fiquem Sabendo e criadora da ?Afonte Jornalismo de Dados?. Com mais de 15 anos de experiência profissional, já colaborou com veículos como Zero Hora, O Estado de S. Paulo, O Globo, BBC Brasil, The Intercept, Agência Pública, Yahoo Notícias, ((o))eco e outros, tendo recebido prêmios de jornalismo nacionais e internacionais. Sua tese de doutorado Jornalismo de verificação: a prática de fact-checking no Brasil recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2020.

Victor do Vale Terra
Victor Terra é jornalista e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, atualmente é Repórter e Analista de Educação na Agência Lupa e graduando em psicologia pela UVA. É autor de Sou Visto, Logo Existo: eficácia, imagens de si e a instrumentalização do outro no Instagram, pela Editora UFMG. Tem passagens pelas assessorias de imprensa da UFRJ. Como pesquisador, tem investigado temas como desinformação, subjetividades, empreendedorismo, imagens e consumo nas redes sociais.

Wagner Machado da Silva
Doutor e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É graduado em Jornalismo pela mesma instituição de ensino, especialista em Gestão Cultural (SENACRS), em Comunicação Pública e também Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Verbo Educacional) e cursou Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participa do Grupo de Pesquisa Tecnologias do Imaginário (GTI) da PUCRS e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Africanos e Indígenas (NEABI/UFRGS). É servidor no Núcleo de Apoio a Eventos e Comunicação da Faculdade de Educação da UFRGS e trabalhou na Zero Hora, Correio do Povo, Rádio Guaíba, Estado de São Paulo, O Sul e Gazeta Centro-Sul.