Pós Graduação Unisinos - Educação Midiática - Presencial - São Leopoldo
Especialização

Educação Midiática

Presencial - São Leopoldo

Local

Remoto

Dias de aula

Quinzenalmente

Carga horária

360 horas.

Horários de aula

Aulas online ao vivo, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h45 e aos sábados, das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.

Pra quê

A cultura digital mudou! Nos últimos anos, o número de pessoas conectadas aumentou consideravelmente e, em razão disso, o poder de disseminar informações ficou cada vez maior. Saber discernir o que é confiável na internet e seus efeitos na sociedade tornaram-se tarefas urgentes desde o período da infância.

Na Especialização em Educação Midiática, o aluno vai ter, desde o primeiro momento, um contato minucioso aos diferentes tipos de formatos das mídias, além de um acompanhamento com crianças e adolescentes em praticamente todas as rotinas cotidianas. Afinal, no ambiente digital, eles não são meros espectadores, mas também criadores de conteúdo e participantes ativos. Os riscos, a ética e as práticas de ensino também serão vistos com um olhar crítico para que a educação na internet seja aplicada pelos educadores dentro e fora das salas de aula com uma geração que está sempre conectada.


Para quem

Profissionais com curso superior em Licenciaturas, Pedagogia, Comunicação Social e áreas afins, professores da educação básica em todos os níveis de ensino e áreas de conhecimento da rede pública e privada; coordenadores e supervisores pedagógicos; diretores de instituições de ensino públicas e privadas; gestores de educação na esfera pública e privada; educadores sociais e comunitários; profissionais de comunicação com interface na educação e profissionais de demais áreas com afinidade profissional e que desejam expandir conhecimentos em educação para as mídias e combate à desinformação.


A qualificação profissional pós-curso

O aluno terá competências teóricas e práticas para acompanhar o desenvolvimento digital de crianças e adolescentes, a ponto de formar reflexões críticas sobre os riscos e a conduta ética na internet com os educandos. Além disso, também será possível compreender os impactos sociais do desenvolvimento das mídias sociais ao longo da história e questionar o funcionamento das plataformas digitais a ponto de conduzir experiências pedagógicas com recursos midiáticos como mediadores de aprendizagem, bem como o combate à desinformação.


Este curso tem a parceria da Agência Lupa.

Coordenação do Curso


Taís Seibt

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: tseibt@unisinos.br

Ver currículo Lattes

Luciana Kräemer da Silva

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: lucianakr@unisinos.br

Ver currículo Lattes

ESTRUTURA CURRICULAR

A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:

Fundamentos da Educação Midiática (16h)

Educação Midiática e Transdisciplinaridade na BNCC (16h)

Conceitos de Comunicação e Convergência (24h)

História da Imprensa e Democracia no Brasil (24h)

Identidades socioculturais e representações midiáticas (16h)

Leitura Crítica da Mídia (16h)

Internet, Redes Digitais e Plataformas (24h)

Cultura Digital e Narrativas Transmidiáticas (16h)

Comunicação Pública e Desertos de Notícias (16h)

Fake News, Desinformação e Fact-checking (24h)

Liberdade de Expressão e Direitos da Criança e Adolescente (24h)

Cyberbullying, Discurso de Ódio e Assédio Digital (16h)

Comunicação para prevenção da violência (16h)

Democracia Participativa e Cidadania Digital (16h)

Jornalismo Cidadão (16h)

Privacidade de Dados e Segurança Digital (16h)

Recursos Pedagógicos para Educação Midiática (32h)

Práticas de Educação Midiática (32h)

Projeto aplicado

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

PROFESSORES DO CURSO

O aluno do Educação Midiática tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional. Fazem parte do corpo docente profissionais da Agência Lupa, que apoia a realização do curso por meio da Lupa Educação.
Conheça alguns professores do curso:

Bruno Schimitt Morassutti

Bruno Schimitt Morassutti

Advogado, mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e especialista em Direito Público e Processo Civil. É cofundador da agência de dados Fiquem Sabendo, especializada em Lei de Acesso à Informação (LAI) e transparência pública. Também é conselheiro da Open Knowledge Brasil, consultor e ativista em transparência pública e dados abertos.

Currículo Lattes
Cybeli Almeida Moraes

Cybeli Almeida Moraes

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (2012e 2007). Graduada em Jornalismo (UNISINOS 2004). Coordena a Agência Experimental de Comunicação (AGEXCOM), na mesma instituição. É professora nos cursos de Graduação da Escola da Indústria Criativa, UNISINOS. Integra, desde 2008, o Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura - Comunicação Memória e Design. Atuou como assessora de imprensa do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, onde editou a Revista do MARGS (Porto Alegre) e como assessora e consultora de comunicação do projeto Fronteiras do Pensamento, edição Porto Alegre. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Assessoria de Imprensa. Principais áreas de interesse: arte, fotografia, jornalismo cultural, semiótica, redes sociais na comunicação corporativa e gestão cultural aplicada a Comunicação.

Currículo Lattes
DEBORA THAYANE DE OLIVEIRA LAPA GADRET

DEBORA THAYANE DE OLIVEIRA LAPA GADRET

Experiência em jornalismo audiovisual e produção de conteúdo jornalístico para diferentes mídias. Professora da Escola da Indústria Criativa da Unisinos e pesquisadora de telejornalismo e jornalismo audiovisual do Nupejor (UFRGS/Cnpq).

Currículo Lattes
Dominique Nogueira Gogolevsky

Dominique Nogueira Gogolevsky

Graduada em Midialogia pela Unicamp com passagem pela Sorbonne Nouvelle, atualmente trabalha como analista de educação na Agência Lupa e de mensuração de comunicação no grupo Natura&Co. Já atuou como professora de mídia no Ensino Médio e com formação de professores, sendo certificada Google Innovator e fellow do programa de educação midiática Educamídia. Se interessa pela construção e análise de narrativas em seus diversos formatos, espaços e objetivos, tendo já passado pelo Festival de Cinema de Cannes e pelo ECOSOC Youth Forum da ONU.

Currículo Lattes
Gilberto Scofield Junior

Gilberto Scofield Junior

É consultor e professor de comunicação com especialização em comunicação, desinformação e educação midiática. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas da ECO-UFRJ. Possui graduação em Comunicação Social pela UGF e MBA em Marketing Digital pela FGV. Atualmente, é Consultor em Educação Midiática e Digital na Lupa, maior hub de combate à desinformação do Brasil. Chefiou a Assessoria de Comunicação e Marketing da ANCINE, foi diretor da agência de comunicação integrada Máquina Cohn & Wolfe, consultor de comunicação da SECOM da Presidência da República, editor do jornal e do site de O Globo. Pelo jornal, passou cinco anos como correspondente estrangeiro em Pequim, na China, e dois anos como correspondente em Washington, nos EUA. Começou em empresas digitais ainda em 2000 ao assumir o então inédito cargo de editor de conteúdo do portal de finanças iG Finance. De lá para cá vem trabalhando com conteúdos e estratégias digitais. Ao longo de uma carreira de 30 anos, escreveu para Revista Exame, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, Revista Época, IG Finance e O Globo.

Currículo Lattes
Luciana Kramer da Silva

Luciana Kramer da Silva

Professora da Escola da Indústria Criativa (Unisinos), integrante dos cursos de Jornalismo e de Realização Audiovisual da Universidade. Mestre em Ciências Sociais (PUC-RS) e doutora em Informática na Educação (PGIE-UFRGS). Seus temas de estudo aliam comunicação (audiovisual e também jornalismo), processos de aprendizagem, processos de subjetivação, tecnologias da informação e da comunicação (TIC) . Tem graduação em Jornalismo (UFRGS) tenho experiência de 14 anos no campo do jornalismo profissional (RBS TV/Globo) com ênfase no jornalismo televisivo e na investigação de temas sociais ligados à educação e violência envolvendo especialmente crianças e adolescentes.

Currículo Lattes
Marcela Leitão Duarte

Marcela Leitão Duarte

Marcela Duarte é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). É roteirista pela Academia Internacional de Cinema (AIC) e programadora pela Reprograma. Em 2018, traduziu para o português do Brasil o livro "A morte Da Verdade: Notas Sobre a Mentira Na Era Trump", de Michiko Kakutani. Foi coordenadora da Zero Hora online e trabalhou como editora e repórter em veículos como Valor Econômico, Correio do Povo e FFW. Colaborou em projetos e matérias para Folha de S.Paulo, Galileu, WGSN Londres, L’Architecture d’Aujourd’hui e vários outros. Com passagem pela Accenture Interactive e New Content, atualmente é gerente de Produto da Lupa.

Currículo Lattes
Maria Clara Jobst De Aquino

Maria Clara Jobst De Aquino

Doutora e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela UNISINOS. Coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC). Área de interesse: jornalismo digital; convergência; ativismo em rede; mercado de comunicação; inovação e questões de violência e gênero.

Currículo Lattes
Micael Vier Behs

Micael Vier Behs

Micael Vier Behs é jornalista e doutor em Ciências da Comunicação. Atua como coordenador dos cursos de Jornalismo e do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Artes e Tecnologia na Unisinos. Ao longo da carreira, trabalhou como assessor de imprensa e repórter. Na área da pesquisa, desenvolve estudos na interface entre boato, midiatização, sociedade e circulação de informações em rede.

Currículo Lattes
Raphael Kapa

Raphael Kapa

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Como repórter especializado em Educação e Política já atuou na Band, Jornal O Globo e na Agência Lupa. Foi vencedor do prêmio ExxonMobil (Esso) na categoria Educação e finalista no prêmio Gabriel García Márquez de Periodismo (Gabo).

Currículo Lattes
Sabrina Franzoni

Sabrina Franzoni

Professora do Curso de Jornalismo da Unisinos. Doutora em Comunicação e Informação. Mestre em Sociologia Política. Especialista em Estudos do jornalismo. Graduada em Jornalismo. Área de Interesse: Teoria da Comunicação, Radiojornalismo, Metodologia, História do Jornalismo, Jornalismo Especializado, Comunicação Institucional, Organizacional e Pública.

Currículo Lattes
Taís Seibt

Taís Seibt

Jornalista, doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora na Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e no MBA em Jornalismo de Dados do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). É uma das líderes do Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional - DataJor (CNPq/IDP) e integra o Instituto de Cultura Digital da Unisinos. É gerente de Educação na agência de dados ?Fiquem Sabendo e criadora da ?Afonte Jornalismo de Dados?. Com mais de 15 anos de experiência profissional, já colaborou com veículos como Zero Hora, O Estado de S. Paulo, O Globo, BBC Brasil, The Intercept, Agência Pública, Yahoo Notícias, ((o))eco e outros, tendo recebido prêmios de jornalismo nacionais e internacionais. Sua tese de doutorado “Jornalismo de verificação: a prática de fact-checking no Brasil” recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2020.

Currículo Lattes
Victor do Vale Terra

Victor do Vale Terra

Victor Terra é jornalista e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, atualmente é Repórter e Analista de Educação na Agência Lupa e graduando em psicologia pela UVA. É autor de “Sou Visto, Logo Existo: eficácia, imagens de si e a instrumentalização do outro no Instagram”, pela Editora UFMG. Tem passagens pelas assessorias de imprensa da UFRJ. Como pesquisador, tem investigado temas como desinformação, subjetividades, empreendedorismo, imagens e consumo nas redes sociais.

Currículo Lattes
Wagner Machado da Silva

Wagner Machado da Silva

Doutor e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É graduado em Jornalismo pela mesma instituição de ensino, especialista em Gestão Cultural (SENACRS), em Comunicação Pública e também Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Verbo Educacional) e cursou Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participa do Grupo de Pesquisa Tecnologias do Imaginário (GTI) da PUCRS e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Africanos e Indígenas (NEABI/UFRGS). É servidor no Núcleo de Apoio a Eventos e Comunicação da Faculdade de Educação da UFRGS e trabalhou na Zero Hora, Correio do Povo, Rádio Guaíba, Estado de São Paulo, O Sul e Gazeta Centro-Sul.

Currículo Lattes