Pós Graduação Unisinos - Cultura Digital e Redes Sociais - Presencial - Porto Alegre
Especialização

Cultura Digital e Redes Sociais

Presencial - Porto Alegre

Local

Campus Porto Alegre

Dias de aula

Quinzenalmente

Carga horária

360 horas

Horários de aula

Nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h45 e aos sábados das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.

Para quê

A digitalização atingiu todas as esferas da vida, dissolvendo a separação entre online e offline. As paisagens contemporâneas são permeadas por telas móveis, onde interagimos, trabalhamos, jogamos e nos apaixonamos. A Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais estuda as implicações culturais e éticas desses fenômenos, oferecendo instrumental teórico e prático para que o aluno não só compreenda, mas também atue profissionalmente na articulação entre mídias, cultura digital e redes sociais.

Frente ao crescimento exponencial das atividades em sites de redes sociais e da diversidade de comportamentos expressados por pessoas, marcas e instituições, percebe-se a necessidade de um profissional habilitado para lidar com o ambiente digital e com ferramentas capazes de estabelecer processos comunicacionais. Sintonizadas a um cenário de convergência midiática, as aulas mostram como produzir conteúdo com sensibilidade ética e estética para diversas plataformas, estimulando o raciocínio criativo e crítico no processamento de linguagens transmidiáticas. A formação inclui reflexões sobre os novos modos de sociabilidade em rede e as relações desses processos com as cidades e a mobilidade, além de desenvolver ferramentas para a pesquisa aplicada na internet.

Contando com professores e profissionais especializados e com experiência de mercado, o curso incentiva uma reflexão conceitual aliada à prática. Questões sobre empreendedorismo, inovação, projetos de consultoria e análise de redes sociais são alguns dos temas recorrentes durante o curso, com objetivo de garantir uma melhor qualificação e possibilidades no mercado da cultura digital.


Para quem

O curso é de grande interesse para graduados interessados em compreender a cultura digital. As aulas travam forte interlocução com as áreas de comunicação (jornalismo, publicidade, fotografia, comunicação digital, jogos digitais, marketing, audiovisual, cinema, etc.), design, educação e ciências sociais e humanas em geral. A amplitude de interesses abrange as muitas profissões envolvidas a cultura digital e redes sociais, a fim de construir projetos e prestar consultorias para o desenvolvimento da presença de atores sociais e institucionais em sites e plataformas online.


A qualificação profissional pós-curso

Seja como produtor, gestor ou consultor, você finalizará o curso pronto para atuar em uma ampla gama de projetos de comunicação e cultura digital. A sua paleta de especialidades incluirá a convergência de linguagens, análise de redes e mídias sociais, planejamento e estratégias dos meios digitais, mídias locativas, gestão digital de políticas públicas e privadas e monitoramento online. Com uma perspectiva analítica diante do cenário de convergência, você saberá analisar e desenvolver linguagens transmidiáticas de forma criativa. Mais que produzir, você conseguirá fruir ética e esteticamente os produtos da cultura digital, com capacidade de contextualizá-los em sua atuação profissional. Ainda poderá elaborar estratégias e mensurar resultados de projetos em plataformas e ferramentas de produção de conteúdo em mídias e redes sociais, bem como articulará princípios teóricos relacionados aos conceitos de rede, interação social, convergência e ativismo em rede, entendendo o ambiente digital como um espaço político e social da cultura digital.

Coordenação do Curso


Lisiane Fagundes Cohen

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: lisianec@unisinos.br

Ver currículo Lattes

Polianne Merie Espindola

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: PMESPINDOLA@unisinos.br

Ver currículo Lattes

ESTRUTURA CURRICULAR

A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:

Cultura das Redes (36h)

Processos Criativos (20h)

Processos Midiáticos (20h)

Presença em Rede (20h)

Ativismos em Rede (24h)

Planejamento em comunicação digital (24h)

Arquitetura da Informação, UX e Interfaces Digitais (24h)

Gamificação e aplicativos sociais (24h)

Audiovisualidades em Rede e Narrativas Transmidiáticas (24h)

Análise e Métricas de Redes Sociais (36h)

IOT, Internet das Coisas e machine Learning (36h)

Data Science e Big Data (24h)

Preparação para o Projeto Aplicado (24h)

Inteligência Artificial (24h)

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

PROFESSORES DO CURSO

O aluno de Cultura Digital e Redes Sociais tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Ana Paula Silveira dos Santos

Ana Paula Silveira dos Santos

Doutoranda e mestra em Design Estratégico. À frente da própria empresa, atua como designer estratégica e comunicadora. Dedica-se aos projetos de design estratégico. Foco em processos criativos, projetação por cenários e design de serviços. Larga experiência em gestão de comunicação e negócios. Ênfase em conteúdo e relacionamento B2B para marcas nacionais e internacionais expressivas na moda, indústria, serviço e entretenimento: Cavalera, Forum, Toyota, Cyrela, Manjabosco Decor, Anexxo Self Storage e Post Frontier. Foi produtora executiva na Warner Music Brasil e Rádio Atlântida, Grupo RBS. Ultrapassa 1.700 shows e espetáculos comunicados: Phil Collins, Paul McCartney, Gilberto Gil e Caetano Veloso, Cirque du Soleil. No cinema, traz na bagagem o longa Prova de Coragem, da M. Schimedt, lançado nos Festivais de Montreal e Brasília em 2015. A série O Complexo, da Verte Filmes, e a minissérie Notas de Amor, de Liliana Sulzbach, roteirizada por Carol Bensimon e Fabrício Carpinejar. Coordenou a produção de megaeventos para Fibria, Natura e Memphis em mais de 10 capitais no Brasil. Projetos de entretenimento em 2020: Festival Isolamento Acústico e Festival Arte Salva, em formato streaming.

Currículo Lattes
Cybeli Almeida Moraes

Cybeli Almeida Moraes

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (2012e 2007). Graduada em Jornalismo (UNISINOS 2004). Coordena a Agência Experimental de Comunicação (AGEXCOM), na mesma instituição. É professora nos cursos de Graduação da Escola da Indústria Criativa, UNISINOS. Integra, desde 2008, o Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura - Comunicação Memória e Design. Atuou como assessora de imprensa do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, onde editou a Revista do MARGS (Porto Alegre) e como assessora e consultora de comunicação do projeto Fronteiras do Pensamento, edição Porto Alegre. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Assessoria de Imprensa. Principais áreas de interesse: arte, fotografia, jornalismo cultural, semiótica, redes sociais na comunicação corporativa e gestão cultural aplicada a Comunicação.

Currículo Lattes
Filipe Campelo Xavier Da Costa

Filipe Campelo Xavier Da Costa

Doutor em Administração pela USP, com pesquisas realizadas sobre design, comportamento do consumidor e experiência do usuário, atua em projetos nos campos de Food Design, design de serviços e retail design. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da UNISINOS. Coordena o projeto Dell Product Design Program para formação de designers de produtos digitais, em parceria entre a UNISINOS e a Dell Computadores. Mini Bio Profissional Doutor em Administração pela USP, com pesquisas realizadas sobre design, comportamento do consumidor e experiência do usuário, atua em projetos de inovação orientada pelo pensamento de Design, apoiando processos de modelagem de negócios, desenvolvimento de produtos e serviços e estratégias de marketing. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da UNISINOS.

Currículo Lattes
João Ricardo de Bittencourt Menezes (Colaborador)

João Ricardo de Bittencourt Menezes (Colaborador)

Doutor em Comunicação, mestre em Ciência da Computação e bacharel em Análise de Sistemas. É professor adjunto na UNISINOS no curso de Jogos Digitais, na qual também coordena, e na atividade transversal de Pensamento Computacional. Área de Interesse: Jogos (Digitais e Analógicos), Analítica Cultural, Tecnocultura do Jogar e Audiovisualidades

Currículo Lattes
Márcia Bernardes

Márcia Bernardes

Jornalista com foco em desenvolvimento social e cidadania, comunicação em ONGs, realização de projetos sociais, articulação, pesquisa e mobilização no terceiro setor. Especialista em História e Comunicação. Mestre e Doutora em Comunicação.

Currículo Lattes
Polianne Merie Espindola

Polianne Merie Espindola

Professora da Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos. Atualmente é coordenadora da especialização em Cultura Digital e Redes Sociais da Unisinos e do curso de extensão bilíngue da Unisinos. Doutora em Comunicação Social - PUCRS. Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Relações Públicas formada pela Unicap - Universidade Católica de Pernambuco. Área de concentração: Comunicação, cultura e tecnologia. Linha de Pesquisa: Práticas Profissionais e Processos Sócio-Políticos nas Mídias e na Comunicação das Organizações. Áreas de interesse: Comunicação, Tecnologia, Sociologia, Filosofia, Antropologia e áreas afins, e interdisciplinares.

Currículo Lattes
Rodrigo Portes Valente da Silva

Rodrigo Portes Valente da Silva

Mestre em Comunicação Social, MBA em Gestão empresarial. Tem larga experiência na área de criação e gestão, sendo sócio de agências de comunicação, tanto do RJ quanto do RS. Em mais de 20 anos de atuação, realizou projetos para White Martins, Michelin, Fiat Automóveis, Honda, Triunfo Concepa, John Deere, Simers, Sistema Indústria, entre muitas outros. É consultor nas áreas de gestão de relacionamento com o mercado, inteligência criativa e gamificação. Já teve trabalhos premiados com o Top de Marketing ADVB, no Top Cidadania e no Top Ser Humano, da ABRHRS e ABRHSC. Paralelamente, atua como professor na ESPM Porto Alegre nos cursos de graduação e na UNISINOS, na pós-graduação. Também é orientador da Start - Incubadora de Negócios da ESPM.

Currículo Lattes

DESEJA RECEBER CONTEÚDOS EXTRAS SOBRE O CURSO?