Pós Graduação Unisinos - Cultura Digital e Redes Sociais - Presencial - Porto Alegre
Especialização

Cultura Digital e Redes Sociais

Presencial - Porto Alegre
Presencial - Porto Alegre
keyboard_arrow_down

Período

Início: 15/04/2021
Término: 17/12/2022

Local

Campus Porto Alegre

Dias de aula:

Quinzenalmente nas quintas, sextas-feiras e aos sábados.

Carga horária

360 horas

Horários de aula:

Quintas e Sextas-feiras das 18h45 às 22h45.
Sábados das 8h30 às 12h30.


Para quê

A digitalização atingiu todas as esferas da vida, dissolvendo a separação entre online e offline. As paisagens contemporâneas são permeadas por telas móveis, onde interagimos, trabalhamos, jogamos e nos apaixonamos. A Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais estuda as implicações culturais e éticas desses fenômenos, oferecendo instrumental teórico e prático para que o aluno não só compreenda, mas também atue profissionalmente na articulação entre mídias, cultura digital e redes sociais.

Frente ao crescimento exponencial das atividades em sites de redes sociais e da diversidade de comportamentos expressados por pessoas, marcas e instituições, percebe-se a necessidade de um profissional habilitado para lidar com o ambiente digital e com ferramentas capazes de estabelecer processos comunicacionais. Sintonizadas a um cenário de convergência midiática, as aulas mostram como produzir conteúdo com sensibilidade ética e estética para diversas plataformas, estimulando o raciocínio criativo e crítico no processamento de linguagens transmidiáticas. A formação inclui reflexões sobre os novos modos de sociabilidade em rede e as relações desses processos com as cidades e a mobilidade, além de desenvolver ferramentas para a pesquisa aplicada na internet.

Contando com professores e profissionais especializados e com experiência de mercado, o curso incentiva uma reflexão conceitual aliada à prática. Questões sobre empreendedorismo, inovação, projetos de consultoria e análise de redes sociais são alguns dos temas recorrentes durante o curso, com objetivo de garantir uma melhor qualificação e possibilidades no mercado da cultura digital.


Para quem

O curso é de grande interesse para graduados interessados em compreender a cultura digital. As aulas travam forte interlocução com as áreas de comunicação (jornalismo, publicidade, fotografia, comunicação digital, jogos digitais, marketing, audiovisual, cinema, etc.), design, educação e ciências sociais e humanas em geral. A amplitude de interesses abrange as muitas profissões envolvidas a cultura digital e redes sociais, a fim de construir projetos e prestar consultorias para o desenvolvimento da presença de atores sociais e institucionais em sites e plataformas online.


A qualificação profissional pós-curso

Seja como produtor, gestor ou consultor, você finalizará o curso pronto para atuar em uma ampla gama de projetos de comunicação e cultura digital. A sua paleta de especialidades incluirá a convergência de linguagens, análise de redes e mídias sociais, planejamento e estratégias dos meios digitais, mídias locativas, gestão digital de políticas públicas e privadas e monitoramento online. Com uma perspectiva analítica diante do cenário de convergência, você saberá analisar e desenvolver linguagens transmidiáticas de forma criativa. Mais que produzir, você conseguirá fruir ética e esteticamente os produtos da cultura digital, com capacidade de contextualizá-los em sua atuação profissional. Ainda poderá elaborar estratégias e mensurar resultados de projetos em plataformas e ferramentas de produção de conteúdo em mídias e redes sociais, bem como articulará princípios teóricos relacionados aos conceitos de rede, interação social, convergência e ativismo em rede, entendendo o ambiente digital como um espaço político e social da cultura digital.

Coordenação do Curso


Polianne Merie Espindola

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: pmespindola@unisinos.br

Ver currículo Lattes

ESTRUTURA CURRICULAR

A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:

Cultura das Redes (36h)

Processos Criativos (20h)

Processos Midiáticos (20h)

Presença em Rede (20h)

Ativismos em Rede (24h)

Planejamento em comunicação digital (24h)

Arquitetura da Informação, UX e Interfaces Digitais (24h)

Gamificação e aplicativos sociais (36h)

Audiovisualidades em Rede e Narrativas Transmidiáticas (36h)

Análise e Métricas de Redes Sociais (36h)

IOT, Internet das Coisas e Machine Learning (36h)

Data Science e Big Data (24h)

Preparação para o Projeto Aplicado (24h)

Projeto Aplicado

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

INVESTIMENTO

Valores referentes ao ano de 2021. O valor do curso pode ser financiado em 6 ou 12 vezes sem juros, ou em até 36 vezes com juros. Confira abaixo os valores e as opções de parcelamento.

 

Desconto de 20% sobre o valor do curso*. Condição válida para novos ingressos no processo seletivo 2021/1.

Alunos e Egressos Unisinos

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 2.382,60 R$ 1.906,08
12 R$ 1.191,30 R$ 953,04
18 R$ 835,20 R$ 668,16
24 R$ 637,20 R$ 509,76
30 R$ 519,30 R$ 415,44
36 R$ 440,10 R$ 352,08

Participantes em Geral

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 2.647,33 R$ 2.117,87
12 R$ 1.323,67 R$ 1.058,93
18 R$ 928,00 R$ 742,40
24 R$ 708,00 R$ 566,40
30 R$ 577,00 R$ 461,60
36 R$ 489,00 R$ 391,20

Orientações financeiras keyboard_arrow_down

PARCELAS
O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos.
A segunda parcela vence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês, de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.


PAGAMENTO
Para pagamento, o aluno deve utilizar o Documento de Cobrança (DOC) acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio.


DESCONTO
O desconto concedido no curso (*) não é cumulativo com os descontos empresa, progressivo e para ex-alunos de escolas Jesuítas. Demais descontos também não são cumulativos, devendo optar-se pelo desconto de maior valor.
Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matricula seja efetivada no período regular.


ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos.

DESEJA RECEBER CONTEÚDOS EXTRAS SOBRE O CURSO?