"Um verdadeiro ecossistema de cursos e possibilidades."
Conhecimento sempre em movimento.
Preparamos nossos alunos para que sejam capazes de transformar sua área de atuação.
Um sólido portfólio de cursos que atendem a diferentes necessidades e momentos da sua carreira.
Professores mestres e doutores com experiência profissional, em muitos casos com reconhecimento internacional.
Orientada para a formação de líderes globais, a Unisinos possui o mais completo portfólio de cursos de pós-graduação do Sul do país. Ofertamos cursos de Lato Senso (Especializações e MBAs), para quem busca aperfeiçoamento e atualização profissional e cursos de Estrito Senso (Mestrados e Doutorados) para quem busca a formação científica e profissional, tanto na carreira acadêmica quanto na resolução de problemas das organizações e sociedade.
Dois novos formatos de aprendizagem chegam na Unisinos para derrubar barreiras como tempo e distância. Conheça os Cursos Híbridos e o Novo Modelo EAD, as modalidades que vão valorizar ainda mais a sua autonomia!
Conhecer todos os cursosA ideia de estudar pela internet combina com uma experiência de aprendizado dinâmica e intuitiva. E o Canvas vem para tornar esse cenário possível. Nessa plataforma virtual de aprendizagem, cheia de recursos e possibilidades de interação, você experimenta o conteúdo em diferentes formatos, interage com a turma e constrói conhecimento de forma colaborativa.
A ideia de estudar pela internet combina com uma experiência de aprendizado dinâmica e intuitiva. E o Canvas vem para tornar esse cenário possível. Nessa plataforma virtual de aprendizagem, cheia de recursos e possibilidades de interação, você experimenta o conteúdo em diferentes formatos, interage com a turma e constrói conhecimento de forma colaborativa.
Modalidade Presencial
Localidade Porto Alegre
Modalidade Presencial
Localidade Porto Alegre
Modalidade Presencial
Localidade São Leopoldo
Modalidade Presencial
Localidade Porto Alegre
Modalidade Presencial
Localidade São Leopoldo
Modalidade Híbrido
Localidade Porto Alegre
Modalidade EAD
Localidade Online
Modalidade Presencial
Localidade São Leopoldo
Do aperfeiçoamento em cursos de curta duração à formação mais longa, nossos conteúdos são aprofundados, e as disciplinas, integradas entre as diferentes áreas. Assim, você se sente preparado para resolver não apenas problemas específicos, mas também para visualizar um cenário macro. Tudo aquilo que é preciso para transformar o seu negócio e o mercado em que atua.
"Um verdadeiro ecossistema de cursos e possibilidades."
Conhecimento sempre em movimento.
Do aperfeiçoamento em cursos de curta duração à formação mais longa, nossos conteúdos são aprofundados, e as disciplinas, integradas entre as diferentes áreas. Assim, você se sente preparado para resolver não apenas problemas específicos, mas também para visualizar um cenário macro. Tudo aquilo que é preciso para transformar o seu negócio e o mercado em que atua.
"Um verdadeiro ecossistema de cursos e possibilidades."
Conhecimento sempre em movimento.
QUER SABER
MAIS SOBRE A
PÓS UNISINOS?
Deixe seu contato e nós te mandamos as informações :)
O Estágio de Docência, que é parte da formação do pós-graduando, integra o currículo dos programas e tem como meta a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação. Constitui-se em atividade obrigatória para os alunos previstos na Resolução da CPGPEx N.º 012/2018 e no Ofício Dir. UAPPG nº 510/2013, e em atividade optativa para os demais alunos. O estágio de docência poderá ser realizado a partir do segundo semestre de curso.
Confira abaixo as orientações para o Estágio de Docência no próximo semestre:
Solicite a sua matrícula em estágio de docência no portal.
Baixe o tutorial para realizar a solicitação e anexar documentos:
Tutorial
O projeto E-Co-Letiva promove ações com a comunidade, chamando a atenção para o consumo consciente e responsável. O projeto parte de uma linha de pesquisa em Comportamento de Consumo Sustentável e chega à comunidade sob a forma de um espaço de co-criação entre diferentes atores. Pesquisadores, alunos de Pós - Graduação, graduação, produtores agroecológicos e comunidade em geral são parceiros em intervenções sociais.
As ações de co-criação possuem conotação de laboratório de aprendizagem aberto onde os participantes realizam trocas significativas de saberes, reformulam conceitos e modificam comportamentos de produção e consumo sustentável. Desse modo, o Projeto contribui com o objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS 12 da ONU) relativo a “Consumo e Produção responsáveis."
O Programa de Prática Acadêmica de Extensão Universitária tem como objetivo proporcionar aos alunos a realização de diagnóstico, planejamento e proposição de ações que possam levar à transformação da sociedade. Entende-se que essa transformação deverá ocorrer por meio de práticas que visem o bem comum das pessoas. A interação entre a Universidade e a sociedade será fundamental para que o conhecimento produzido no ambiente acadêmico seja reconhecido na sociedade, do mesmo modo que os saberes dos diferentes grupos sociais sejam objeto de reflexão na Universidade. Desse modo, Universidade e sociedade em interação podem retroalimentar os seus saberes para produzir ações que contemplem o bem-estar das pessoas.
As atividades ocorrem no Espaço Unisinos (É-CO-LETIVA) e nas Escolas da Rede Básica de Educação. Há também eventos no ambiente online, como reuniões com os produtores Agroecológicos e seminários/oficinas com consumidores e público em geral.
O Projeto É-CO-LETIVA funciona de forma contínua. A feira agroecológica ocorre nas sextas-feiras em Porto Alegre. As demais atividades possuem fluxo contínuo.
Alunos, professores, egressos, funcionários da Unisinos, produtores de agroecologia, comunidade em geral, incluindo órgãos públicos e associações que tiverem ações alinhadas ao tema de consumo e sustentabilidade.
Será feita uma avaliação anual (balanço) dos principais resultados alcançados. Para tanto, serão usados instrumentos como formulários respondidos pelo público envolvido; registro das atividades realizadas na página do projeto na rede social @projetoecoletiva e entrevistas com os produtores agroecológicos participantes.
Com o objetivo de fazer a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade em meio digital, assegurando a visibilidade nacional e internacional da pesquisa produzida pela Unisinos, as teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo estão hospedadas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU).
Os documentos disponíveis no Repositório são de responsabilidade de seus autores, conforme a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.
Conheça abaixo as produções científicas do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo:
Trabalhos: Acesse as dissertações produzidas no Programa.
Com o objetivo de fazer a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade em meio digital, assegurando a visibilidade nacional e internacional da pesquisa produzida pela Unisinos, as teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Administração estão hospedadas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU).
Os documentos disponíveis no Repositório são de responsabilidade de seus autores, conforme a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.
Conheça abaixo as produções científicas do Programa de Pós-Graduação em Administração:
Acesse as dissertações produzidas no Programa.
Para a conclusão dos cursos de mestrado e doutorado o aluno deve comprovar conhecimentos em língua estrangeira por meio da realização do exame de proficiência. No mestrado, o aluno deve realizar o teste em um idioma, enquanto no doutorado é necessário aprovação em duas línguas. O regimento dos programas de Pós-Graduação estrito senso estabelecerá prazos e condições, como a especificação do(s) idioma(s) para o cumprimento desta exigência.
Consulte o regimento do Programa de Pós-Graduação ao qual você está vinculado. O exame é constituído por dois textos que abordam temáticas de cunho geral ou específico. As questões têm como objetivo avaliar habilidades de leitura e compreensão em língua estrangeira.
» Confira o calendário de proficiência em 2021 (PDF)
» Acesse a instrução normativa que regulamenta o exame de proficiência na Unisinos (PDF)
Confira o modelo de algumas provas de proficiência já aplicadas:
» Prova de proficiência em inglês (PDF)
» Prova de proficiência em espanhol (PDF)
» Prova de proficiência em francês (PDF)
- As respostas das provas devem ser elaboradas em português;
- O aluno poderá utilizar dicionário convencional (não eletrônico) que deve ser de uso exclusivo;
- O aluno que não comparecer no dia da prova e não solicitar o cancelamento antes da realização da prova caracterizará como desistência;
- O aluno deverá respeitar o prazo estabelecido em calendário para solicitar a revisão da prova;
- O resultado da prova estará disponibilizado no Portal "Minha Unisinos" e não será divulgado por telefone ou e-mail.
Devido às restrições impostas pela Pandemia (Covid-19), a matrícula em prova de proficiência será realizada somente para os alunos prioritários dos cursos de Mestrado e Doutorado da Unisinos. Para mais informações, consulte a secretaria do seu PPG.
Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).
A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.
» Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
» Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)
A solicitação deve ser realizada por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a partir de 04/01 até 05 dias úteis antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.
» Veja as ofertas de 2021/1 (.pdf)
Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.
Com o objetivo de fazer a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade em meio digital, assegurando a visibilidade nacional e internacional da pesquisa produzida pela Unisinos, as teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Biologia estão hospedadas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU).
Os documentos disponíveis no Repositório são de responsabilidade de seus autores, conforme a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.
Conheça abaixo as produções científicas do Programa de Pós-Graduação em Biologia.
Acesse as dissertações produzidas no Programa.
O Programa de Excelência Acadêmica - PROEX concede benefícios para os cursos acadêmicos avaliados pela CAPES com notas seis e sete. Na Unisinos o PROEX é destinado aos alunos dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Comunicação, Direito e Educação e é organizado em duas modalidades:
» Confira Portaria nº 034, de 30 de maio de 2006.
Modalidade I - Bolsa de Pós-graduação (integral):
- Pagamento de mensalidade para manutenção do bolsista: R$ 1.500,00 para Mestrandos e R$ 2.200,00 para Doutorandos.
- Mensalidade de auxílio para custeio de taxas escolares (deve ser repassado à Universidade mensalmente): R$ 1.100,00 para Mestrandos e R$ 1.400,00 para Doutorandos.
Modalidade II - Auxílio para pagamento de Taxas (taxa):
- Mensalidade de auxílio para custeio de taxas escolares (deve ser repassado à Universidade mensalmente): R$ 1.100,00 para Mestrandos e R$ 1.400,00 para Doutorandos.
Editais de bolsas específico para os candidatos que se inscreveram no Processo Seletivo ao curso do período de 28/09/2020 a 20/11/2020. Não válido para inscritos nos editais complementares.
O Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação - PROSUC concede Bolsas de Pós-graduação e Auxílios para o pagamento de Taxas escolares, para os melhores classificados nos processos seletivos de ingresso nos Programas de Pós-Graduação.
O PROSUC oferece para os mestrados e doutorados acadêmicos as seguintes benefícios:
Modalidade I - Bolsa de Pós-graduação (integral):
- Pagamento de mensalidade para manutenção do bolsista: R$ 1.500,00 para Mestrandos e R$ 2.200,00 para Doutorandos.
- Mensalidade de auxílio para custeio de taxas escolares (deve ser repassado à Universidade mensalmente): R$ 1.100,00 para Mestrandos e R$ 1.400,00 para Doutorandos.
Modalidade II - Auxílio para pagamento de Taxas (taxa):
-Mensalidade de auxílio para custeio de taxas escolares (deve ser repassado à Universidade mensalmente): R$ 1.100,00 para Mestrandos e R$ 1.400,00 para Doutorandos.
» Confira Portaria n° 149 de 1° de agosto de 2017 (pdf)
PROSUC/CAPES - EDITAIS COMPLEMENTARES - Cursos com início das aulas em MARÇO*
*Editais de bolsas específicos para os candidatos que se inscreveram no Processo Seletivo de Curso Regular - Complementar.
PROSUC/CAPES - EDITAIS COMPLEMENTARES - Cursos com início das aulas em ABRIL*
» Confira edital complementar do processo seletivo da bolsa PROSUC/CAPES (PDF)
» Confira a lista preliminar dos selecionados - Cursos com início das aulas em ABRIL (PDF)
» Confira a lista definitiva dos selecionados - Cursos com início das aulas em ABRIL (PDF)
PROSUC/CAPES*
» Confira edital do processo seletivo da bolsa PROSUC/CAPES (PDF)
» Confira o edital do processo seletivo da bolsa PROSUC/CAPES - PPG em Ciências Sociais (PDF)
*Edital de bolsas específico para os candidatos que se inscreveram no Processo Seletivo ao curso do período de 28/09/2020 a 20/11/2020. Não válido para inscritos nos editais complementares.
» Confira a lista definitiva dos selecionados (PDF)
» Confira a lista preliminar dos selecionados (PDF)
ATENÇÃO: Para candidatar-se ao processo de bolsas, faça antes sua inscrição no processo seletivo do curso de interesse.
As bolsas do Programa Ação Emergência (AE) concedidas pela CAPES ao Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva, buscam induzir a criação de conhecimento relacionado especialmente à prevenção e ao combate da atual pandemia, ou endemias e epidemias em geral que assolam o País, envolvendo áreas do conhecimento tais como infectologia, epidemiologia, imunologia, microbiologia, biotecnologia, bioinformática, bioengenharia, ou correlatas, cujos conhecimentos possam compor esforços coordenados de atuação perante tais situações. Tais bolsas seguiram as mesmas regras do PROSUC, quanto à seleção e acompanhamento do bolsista.
Modalidade I - Bolsa de Pós-graduação (integral):
- Pagamento de mensalidade para manutenção do bolsista: R$ 1.500,00 para Mestrandos e R$ 2.200,00 para Doutorandos.
- Mensalidade de auxílio para custeio de taxas escolares (deve ser repassado à Universidade mensalmente): R$ 1.100,00 para Mestrandos e R$ 1.400,00 para Doutorandos.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma fundação, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para o apoio à pesquisa brasileira. Contribuindo diretamente para a formação de pesquisadores (mestres, doutores e especialistas em várias áreas de conhecimento), o CNPq é uma das maiores estruturas públicas de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) dos países em desenvolvimento.
Os investimentos feitos pelo CNPq são direcionados para a formação e absorção de recursos humanos e financiamento de projetos de pesquisa que contribuem para o aumento da produção de conhecimento e geração de novas oportunidades de crescimento para o país.
Para candidatar-se ao processo de bolsas, faça antes sua inscrição no processo seletivo do curso de interesse.
Bolsa MAI/DAI/CNPq
Doutorado em Engenharia Mecânica
Mestrado Engenharia de Produção e Sistemas
Mestrado em Biologia
» Confira o edital do processo seletivo da bolsa MAI/DAI/CNPq
» Divulgação lista preliminar dos indicados bolsa MAI/DAI/CNPq - Edital N°1/2021
» Divulgação lista definitiva dos indicados bolsa MAI/DAI/CNPq - Edital N°1/2021
*Edital de bolsa específico para selecionados no Processo Seletivo de curso regular de ingresso em 2021/1, ocorrido até 04/12/20. Não é válido para inscritos nos editais complementares.
PROCESSO SELETIVO 2021/1
Bolsa CNPq Chamada 25/2020 - Mestrado em História
» Confira o edital de Seleção de bolsa 2021/1;
» Confira a lista preliminar dos selecionados
» Confira a lista definitiva dos selecionados
*Edital de bolsa específico para selecionados no Processo Seletivo de Curso Regular Específico para atender a Chamada do CNPq 25/2020.
As Bolsas de Estudo do Fundo Pe. Theobaldo Frantz de Formação Docente para Qualificação de Professores do Ensino Básico, buscam fomentar a formação de pessoas em nível de Pós-Graduação Estrito Senso, e o desenvolvimento de pesquisas com relevância para o desenvolvimento social.
O Programa concede bolsas para os candidatos, exclusivamente, dos cursos de Mestrados e/ou Doutorados em: Biologia, Ciências Sociais, Filosofia, História e Lingüística Aplicada.
Para candidatar-se ao processo de bolsas, faça antes sua inscrição no processo seletivo do curso de interesse.
Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Filosofia, História e Linguística Aplicada
» Edital do processo seletivo do Fundo Pe. Theobaldo Frantz - AULAS MARÇO/2021-1
» Confira a lista preliminar dos selecionados - Linguística Aplicada e Filosofia (PDF)
» Confira a lista definitiva dos selecionados - Linguística Aplicada e Filosofia (PDF)
Programa de Pós-Graduação em Biologia
» Edital do processo seletivo do Fundo Pe. Theobaldo Frantz - AULAS ABRIL/2021-1
*Edital de bolsas específico para os candidatos que se inscreveram no Processo Seletivo de Curso - Complementar.
O Programa de Bolsas Unisinos de Apoio à Pesquisa de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo é direcionado à estudos inovadores que visem à criação de conhecimento prático e específico orientado à eixos/temas estratégicos da Unisinos.
Tal concessão busca induzir a criação de conhecimento que envolva todas as áreas de conhecimento, estimulando a cooperação em pesquisa de forma transversal entre Programas de Pós-Graduação, e o desenvolvimento de pesquisa básica dirigida e pesquisa aplicada.
Áreas estratégicas da Unisinos
» Microeletrônica
» Saúde e Tecnologias
» Inovação e Empreendedorismo
» Humanidades e Tecnologias
» Edital do processo seletivo da Bolsa de Apoio à Pesquisa CTIE (PDF)
A divulgação da lista preliminar dos selecionados ocorrerá no dia 21/12/20.
*Edital de bolsas específico para os candidatos que se inscreveram no Processo Seletivo ao curso do período de 28/09/2020 a 20/11/2020. Não válido para inscritos nos editais complementares.
» Confira a lista preliminar dos selecionados (PDF)
Lista definitiva dos selecionados do processo seletivo da Bolsa de Apoio à Pesquisa CTIE (PDF)
O PPGAdm formou, até dezembro de 2020, 401 mestres e 104 doutores.
O Fundo de Apoio a Pesquisa do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Design é uma parceria com o Instituto Lojas Renner, que tem como objetivo promover pesquisas de inovação social e sustentabilidade orientadas pelo design para ativar o ecossistema criativo de moda sustentável no estado do Rio Grande do Sul, por meio de bolsas de estudo. O fundo oferece bolsas para o Programa de Pós-Graduação em Design parciais de 50% (cinquenta por cento), ou integrais, 100% (cem por cento) para o aluno.
Para candidatar-se ao processo de bolsa, faça antes sua inscrição no processo seletivo do curso.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande Do Sul – FAPERGS – em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, nos termos do Acordo de Cooperação CAPES/FAPERGS, lança os programas de bolsas de mestrado e bolsas nas áreas de ensino de ciências, matemática e humanidades - CMH.
O Programa visa a atender estudantes de pós-graduação, por meio da concessão de bolsas, em consonância com os requisitos e condições fixados em Edital. O objetivo é apoiar a formação de recursos humanos, por meio da concessão de Bolsas de Estudo a Programas de Pós-Graduação – PPG, recomendados pela CAPES e oferecidos por instituições de ensino superior, públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no Estado do Rio Grande do Sul.
O Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) é uma iniciativa promovida pela Capes, com o objetivo de fomentar o intercâmbio científico e qualificação acadêmica de discentes do Brasil. A bolsa permite que o doutorando realize 6 meses de pesquisa no Exterior.
Podem se inscrever no processo seletivo doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Biologia, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Direito, Economia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Filosofia, Geologia, História, Linguística Aplicada, Psicologia e Saúde Coletiva da UNISINOS.
» Resultado Final - Edital 12/2020 (PDF)
» Resultado Preliminar - Edital 12/2020 (PDF)
» Retificação II Edital 12/2020 (PDF)
» Retificação I Edital 12/2020 (PDF)
» Confira edital do processo seletivo da bolsa PDSE/CAPES 2020/2021 (PDF)
O Programa de Bolsas de Estudo do Fundo Loyola de Apoio Acadêmico tem por objetivo promover a formação acadêmica de estudantes do nível de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado, nas áreas de conhecimento das engenharias com inserção internacional em instituições de excelência acadêmica reconhecidas e parceiras da Unisinos. Nesse sentido, ao longo do curso, está previsto a realização de um período de mobilidade acadêmica, de até 12 (doze) meses, em instituição estrangeira conveniada.
O programa tem como critério a concessão de bolsas para os candidatos exclusivamente dos cursos em nível de Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Sistemas, Engenharia Civil e Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica.
Para candidatar-se ao processo de bolsas, faça antes sua inscrição no processo seletivo do curso de interesse.
» Resultado Final - Edital 2021/1 (PDF)
» Resultado Preliminar - Edital 2021/1 (PDF)
O programa Talentos Tecnosinos e SENAI tem por objetivo a formação e a qualificação de recursos humanos para atuação junto às empresas do Parque Tecnológico São Leopoldo e Unitec e do SENAI. Busca fomentar a formação de pessoas em nível de pós-graduação estrito senso e o desenvolvimento de pesquisas com relevância para o desenvolvimento social.
O programa tem como critério a concessão de bolsas para os candidatos exclusivamente dos cursos em nível de Mestrados Profissionais em Nutrição e Alimentos, Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo, e nos Mestrados Acadêmicos em Design, Computação Aplicada, Geologia, Engenharia de Produção e Sistemas, Engenharia Mecânica e Engenharia Civil.
Para candidatar-se ao processo de bolsas, faça antes sua inscrição no processo seletivo do curso de interesse.
- Confira o edital para bolsas Talentos Tecnosinos Senai (PDF)
*Edital de bolsas específico para os candidatos que se inscreveram no Processo Seletivo ao curso do período de 24/11/2020 a 04/12/2020. Não válido para inscritos nos editais complementares.
- Confira a lista preliminar dos selecionados (PDF)
- Confira a lista definitiva dos selecionados (PDF)
Com o objetivo de fazer a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade em meio digital, assegurando a visibilidade nacional e internacional da pesquisa produzida pela Unisinos, as teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva estão hospedadas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU).
Os documentos disponíveis no Repositório são de responsabilidade de seus autores, conforme a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.
Conheça abaixo as produções científicas do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.
Acesse as dissertações produzidas no Mestrado em Saúde Coletiva da Unisinos.
Veja os egressos de 2016 (PDF)
Veja os egressos de 2015 (PDF)
Veja os egressos de 2014 (PDF)
Veja os egressos de 2013 (PDF)
Veja os egressos de 2012 (PDF)
Veja os egressos de 2011 (PDF)
Veja os egressos de 2010 (PDF)
Veja os egressos de 2009 (PDF)
Veja os egressos de 2008 (PDF)
Com o objetivo de fazer a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade em meio digital, assegurando a visibilidade nacional e internacional da pesquisa produzida pela Unisinos, as teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Psicologia estão hospedadas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU).
Os documentos disponíveis no Repositório são de responsabilidade de seus autores, conforme a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.
Conheça abaixo as produções científicas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Acesse as dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unisinos.
Com o objetivo de fazer a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade em meio digital, assegurando a visibilidade nacional e internacional da pesquisa produzida pela Unisinos, as dissertações do Mestrado Profissional em Nutrição e Alimentos estão hospedadas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU).
Os documentos disponíveis no Repositório são de responsabilidade de seus autores, conforme a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.
Conheça abaixo as produções científicas do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos.
Acesse as dissertações produzidas no Mestrado Profissional em Nutrição e Alimentos da Unisinos.
O mestrado Profissional em Nutrição e Alimentos entende que a aproximação da Pós-graduação com o ensino médio é uma maneira de incentivar os alunos a buscarem qualificação, e nesse processo ajudar na escolha da carreira profissional. Dessa forma, possibilita vivências inovadoras dentro da Ciência e Tecnologia de Alimentos e Nutrição e oportuniza aos alunos a ampliação do seu processo de formação, além de propiciar aprofundamento teórico-prático dentro dessa temática.
Os alunos de ensino médio/técnico já desenvolvem algumas atividades práticas no ramo das ciências, dentro de suas escolas, no entanto, muitas vezes pela limitação de infraestrutura e espaço físico, a abordagem de algumas tecnologias de ponta e inovações, se tornam limitadas. O projeto tem caráter interdisciplinar e através de minicursos, palestras e treinamentos será possível estreitar as relações da universidade com algumas escolas de ensino médio/técnico da região do Vale dos Sinos.
O Programa de Prática Acadêmica de Extensão Universitária tem como objetivo proporcionar aos alunos a realização de diagnóstico, planejamento e proposição de ações que possam levar à transformação da sociedade. Entende-se que essa transformação deverá ocorrer por meio de práticas que visem o bem comum das pessoas. A interação entre a Universidade e a sociedade será fundamental para que o conhecimento produzido no ambiente acadêmico seja reconhecido na sociedade, do mesmo modo que os saberes dos diferentes grupos sociais sejam objeto de reflexão na Universidade. Desse modo, Universidade e sociedade em interação podem retroalimentar os seus saberes para produzir ações que contemplem o bem-estar das pessoas.
Instituto Tecnológico em Alimentos para a Saúde – itt Nutrifor
A cada 3 meses
As competências desenvolvidas nos participantes desse projeto serão as seguintes:
- Responsabilidade socioambiental;
- Senso crítico-reflexivo;
- Resolução de problemas;
- Atitude empreendedora;
- Pensamento Projetual;
- Autonomia e autogestão do conhecimento.
Alunos de ensino médio/técnico das escolas do Vale do Rio dos Sinos
O programa busca alcançar algumas escolas de ensino médio/técnico do Vale do Rio dos Sinos. O programa restringe-se a alunos de ensino médio vinculados a escolas situadas no Vale do Rio dos Sinos.
Estar matriculado no ensino médio ou ensino médio técnico de escolas situadas no Vale do Rio dos Sinos.
Proporcionar vivências com tecnologia e inovação em alimentos e nutrição para pelo menos 50 alunos de ensino médio/técnico vinculados a escolas situadas na região do Vale do Rio dos Sinos, por semestre de execução do projeto.
A cada semestre será feito um levantamento das ações realizadas para averiguar se os resultados esperados estão sendo atingidos. Após esse levantamento, alguns ajustes e ações corretivas por deram ser aplicadas.
Ao assumir uma concepção mais ampla de Linguística Aplicada, o PPGLA garante espaço para diferentes orientações teóricas e problemas empíricos relativos ao uso da linguagem nos mais diversos contextos sociais, para além das questões relativas ao ensino e à aprendizagem de línguas, fomentando, ainda, a interdisciplinaridade nas pesquisas aqui desenvolvidas. Nesse sentido, o PPGLA acolhe não apenas estudantes oriundos dos cursos de Letras, mas também de áreas com as quais a Linguística Aplicada pode estabelecer interfaces.
Por conta desta visão ampliada, o perfil do egresso que o Programa busca formar inclui:
- capacidade de assumir uma postura crítica em relação aos diferentes paradigmas de produção do conhecimento científico;
- conhecimento profundo da Linguística Aplicada e de suas subdisciplinas e capacidade de articulação com áreas afins para a construção de um conhecimento interdisciplinar;
- competência acadêmica para o trabalho científico, o que inclui a atuação como pesquisador e a produção de textos acadêmicos de qualidade, capazes de gerar impacto na área da Linguística Aplicada, em particular, e áreas afins, mais amplamente;
- capacidade de atuar com criticidade e ética como docente em diferentes segmentos de ensino e como pesquisador/a;
- capacidade de articular os conhecimentos teóricos e as habilidades analíticas adquiridos ao longo de sua formação para a resolução de problemas de uso da linguagem em diferentes contextos sociais.
Ao final do curso, o/a mestre/a e/ou doutor/a aqui formado, a partir das capacidades e competências arroladas, assume seu papel de liderança em seus locais de trabalho, na Educação Básica, no Ensino Superior e nas demais frentes profissionais em que pode agir na e pela linguagem.
Com o objetivo de fazer a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade em meio digital, assegurando a visibilidade nacional e internacional da pesquisa produzida pela Unisinos, as teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada estão hospedadas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU).
Os documentos disponíveis no Repositório são de responsabilidade de seus autores, conforme a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.
Conheça abaixo as produções científicas do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.
Acesse as dissertações produzidas no Mestrado em Linguística Aplicada da Unisinos
Prezado egresso, nosso desejo de promover o estreitamento dos vínculos com você busca atender uma série de objetivos. São eles:
a) ampliar e consolidar a rede de pesquisadores formados pela Unisinos;
b) estimular a formação e contribuir para a consolidação de grupos integrando os pesquisadores do PPGH e egressos atuantes em outras instituições de pesquisa e espaços educativos;
c) ampliar a circulação dos pesquisadores e de conhecimentos produzidos;
d) fortalecer pesquisas desenvolvidas em outras instituições e espaços educativos a partir da participação de egressos de nosso Programa em grupos de pesquisa credenciados e já consolidados no CNPq;
e) promover pesquisadores e nuclear novos grupos de pesquisas.
Atualize seus dados como egresso do PPG História da Unisinos (PDF)
Com o objetivo de fazer a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade em meio digital, assegurando a visibilidade nacional e internacional da pesquisa produzida pela Unisinos, as teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em História estão hospedadas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU).
Os documentos disponíveis no Repositório são de responsabilidade de seus autores, conforme a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.
Conheça abaixo as produções científicas do Programa de Pós-Graduação em História.
Acesse as dissertações produzidas no Mestrado em História da Unisinos
Com o objetivo de fazer a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade em meio digital, assegurando a visibilidade nacional e internacional da pesquisa produzida pela Unisinos, as dissertações do Mestrado Profissional em Gestão Educacional estão hospedadas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU).
Os documentos disponíveis no Repositório são de responsabilidade de seus autores, conforme a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.
Conheça abaixo as produções científicas do Mestrado Profissional em Gestão Educacional.
Acesse as dissertações produzidas no Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Unisinos
Com o objetivo de fazer a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade em meio digital, assegurando a visibilidade nacional e internacional da pesquisa produzida pela Unisinos, as teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas estão hospedadas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU).
Os documentos disponíveis no Repositório são de responsabilidade de seus autores, conforme a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.
Conheça abaixo as produções científicas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas.
Acesse as dissertações produzidas no Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas da Unisinos
Com o objetivo de fazer a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade em meio digital, assegurando a visibilidade nacional e internacional da pesquisa produzida pela Unisinos, as teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Geologia estão hospedadas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU).
Os documentos disponíveis no Repositório são de responsabilidade de seus autores, conforme a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.
Conheça abaixo as produções científicas do Programa de Pós-Graduação em Geologia.
Acesse as dissertações produzidas no Mestrado em Geologia da Unisinos
Veja a relação de estudantes que concluíram o Programa de Pós Graduação em Geologia da Unisinos nos últimos 3 anos.
Com o objetivo de fazer a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade em meio digital, assegurando a visibilidade nacional e internacional da pesquisa produzida pela Unisinos, as teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Filosofia estão hospedadas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU).
Os documentos disponíveis no Repositório são de responsabilidade de seus autores, conforme a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.
Conheça abaixo as produções científicas do Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
Acesse as dissertações produzidas no Mestrado em Filosofia da Unisinos
Veja a relação de estudantes que concluíram o Mestrado em Engenharia Mecânica da Unisinos nos últimos anos.
Veja os egressos de 2017 (PDF)
Veja os egressos de 2016 (PDF)
Veja os egressos de 2015 (PDF)
Veja os egressos de 2014 (PDF)
Veja os egressos de 2013 (PDF)
Veja os egressos de 2012 (PDF)
Com o objetivo de fazer a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade em meio digital, assegurando a visibilidade nacional e internacional da pesquisa produzida pela Unisinos, as teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica estão hospedadas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU).
Os documentos disponíveis no Repositório são de responsabilidade de seus autores, conforme a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.
Conheça abaixo as produções científicas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
Acesse as dissertações produzidas no Mestrado em Engenharia Mecânica da Unisinos
Veja a relação de estudantes que concluíram no Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica.
Com o objetivo de fazer a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade em meio digital, assegurando a visibilidade nacional e internacional da pesquisa produzida pela Unisinos, as teses e dissertações do Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica estão hospedadas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU).
Os documentos disponíveis no Repositório são de responsabilidade de seus autores, conforme a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.
Conheça abaixo as produções científicas do Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica.
Acesse as dissertações produzidas no Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica da Unisinos
Com o objetivo de fazer a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade em meio digital, assegurando a visibilidade nacional e internacional da pesquisa produzida pela Unisinos, as teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil estão hospedadas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU).
Os documentos disponíveis no Repositório são de responsabilidade de seus autores, conforme a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.
Conheça abaixo as produções científicas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
Acesse as dissertações produzidas no Mestrado em Engenharia Civil da Unisinos
Veja a relação de estudantes que concluíram o Mestrado em Engenharia Civil da Unisinos nos últimos anos.
Aluno: Daiana Fernandez Garcia
Orientador: Rosalia Figueiró Borges
Classificação: Material didático e institucional
O estímulo ao vínculo familiar deve ser iniciado antes mesmo do nascimento, não podendo ser interrompido ou atrasado em razão de uma internação que, algumas vezes, ocorre por um longo período, dependendo da doença do recém-nascido. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevista semiestruturada com irmãos e irmãs visitantes de pacientes internados em leitos de cuidados intermediários. Com base nas entrevistas, desenvolveu-se uma cartilha de orientação para crianças e pais sobre a visita na unidade neonatal. A Cartilha foi implementada na UTI Neonatal como forma de inserção da família na unidade para a formação de vínculos e em relação a orientações básicas, como rotinas da unidade e higienização de mãos.
Aluno: Ângela Maria da Silva Vieira
Orientador: Priscila Schmidt Lora
Classificação: Cursos de curta duração
O programa educativo de saúde do trabalhador que irá ajudar a identificar riscos e sinais que possam agravar a saúde dos trabalhadores no seu ambiente de trabalho e melhorando a qualidade da assistência de enfermagem.
Com o objetivo de fazer a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade em meio digital, assegurando a visibilidade nacional e internacional da pesquisa produzida pela Unisinos, as dissertações do Mestrado Profissional em Enfermagem estão hospedadas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU).
Os documentos disponíveis no Repositório são de responsabilidade de seus autores, conforme a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.
Conheça abaixo as produções científicas do Mestrado Profissional em Enfermagem.
Acesse as dissertações produzidas no Mestrado Profissional em Enfermagem da Unisinos
O constante investimento no estreitamento dos vínculos com egressos do Programa objetiva:
a) ampliar e consolidar a rede de pesquisadores formados pela Unisinos;
b) possibilitar condições para o desenvolvimento de pesquisas em grupo e para o amadurecimento e autonomia do pesquisador júnior;
c) fortalecer pesquisas desenvolvidas em outras universidades a partir da participação dos pesquisadores egressos da Unisinos nos grupos de pesquisa credenciados e já consolidados no CNPq;
d) promover pesquisadores e nuclear novos grupos de pesquisas capazes de alavancar pesquisas em outras instituições de ensino;
e) ampliar a circulação dos pesquisadores e a circulação de conhecimentos produzidos nos grupos de pesquisa por meio do Fórum Itinerante de Egressos.
O considerável número de professores que estão em programas de pós-graduação na área de Educação ou afins, comprova a crescente formação de pesquisadores egressos da universidade. Também é crescente o número de pesquisadores que estão ocupando ou que ocuparam cargos de gestão acadêmica.
Atualize seus dados como egresso da Unisinos
Veja os egressos de 2019 (PDF)
Veja os egressos de 2018 (PDF)
Veja os egressos de 2017 (PDF)
Veja os egressos de 2016 (PDF)
Veja os egressos de 2015 (PDF)
Veja os egressos de 2014 (PDF)
Veja os egressos de 2013 (PDF)
Veja os egressos de 2012 (PDF)
Com o objetivo de fazer a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade em meio digital, assegurando a visibilidade nacional e internacional da pesquisa produzida pela Unisinos, as teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação estão hospedadas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU).
Os documentos disponíveis no Repositório são de responsabilidade de seus autores, conforme a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.
Conheça abaixo as produções científicas do Programa de Pós-Graduação em Educação.
A pesquisa de Mestrado poderá ser registrada e entregue em dois formatos: dissertação e artigos científicos. No caso do formato artigos científicos, estes devem ser no mínimo dois, estar articulados à introdução, ao capítulo metodológico, às conclusões ou considerações finais e às referências. Deve constar o resumo e o abstract. A proposta de Dissertação e a Dissertação, bem como a finalização da pesquisa no formato artigo poderão ser escritas em português, espanhol e inglês, desde que o professor orientador e banca tenham condições de avaliar a qualidade da escrita do trabalho.
Acesse as dissertações produzidas no Mestrado em Educação da Unisinos
A formação tem como meta desenvolver o conjunto de competências para dar forma ao perfil do egresso mestrando e doutorando.
a) Desenvolver uma visão qualificada das questões educacionais da contemporaneidade, envolvendo leitura e interpretação do presente em suas dimensões econômicas, políticas, históricas, socioculturais e educacionais;
b) Avaliar de forma crítica o contexto educacional local, regional, nacional e internacional;
c) Atuar de forma competente e comprometida nos espaços profissionais que integra, mediante atitude investigativa fundamentada teórica e metodologicamente, valorizando o trabalho coletivo;
d) Inserir-se qualificadamente na vida acadêmica nacional e internacional;
e) Ampliar o seu repertório teórico e metodológico no campo educacional;
f) Comprometer-se com uma postura ética e com a pesquisa e a educação de qualidade social para todos.
O Curso de Mestrado forma mestres em educação. Ao final do curso, além das competências gerais já expressas acima, o egresso deverá ser capaz de:
a) Utilizar referencial teórico e metodológico adequado dentro de princípios éticos e de solidariedade na pesquisa;
b) Sistematizar conhecimentos acadêmico-científicos de forma a assumir posições de liderança nos espaços onde atua;
c) Dar continuidade à prática de pesquisa;
d) Explorar teórico-metodologicamente um tema relevante na área de educação;
e) Valorizar e promover práticas investigativas nos campos de atuação profissional.
O Curso de Doutorado forma doutores em educação. Ao final do curso o egresso, além das competências gerais já expressas acima, deverá ser capaz de:
a) Assumir a função de pesquisador em educação;
b) Produzir conhecimento teórico e metodológico consistente;
c) Inserir-se na produção nacional e internacional da área;
d) Integrar grupos de pesquisa destinados à produção coletiva de conhecimentos;
e) Atuar na formação de pesquisadores em nível de mestrado e doutorado;
f) Exercer a docência no ensino superior de forma articulada com a pesquisa e com a extensão.
g) Orientar estudantes da iniciação científica, graduação e pós-graduação, baseado nos princípios nos quais sua formação de doutorado desenvolveu-se.
Um Grupo de Pesquisa é, conforme a definição do CNPq, um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças, objetivando o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico, no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa, cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos. Além disso, por meio dos grupos de pesquisa, o programa de pós-graduação apresenta-se ao mercado para captar recursos, construir visibilidade e credibilidade, atendendo-se, assim, à premissa excelência acadêmica e sustentabilidade da universidade.
Grupo de Pesquisa Mediações Pedagógicas e Cidadania (UNISINOS/CNPq): coordenação do professor Emil Sobttka (PUC).
Grupo de Pesquisa História, Política e Gestão da Escola Básica (CNPq): Certificado pelo CNPq em 2002.
Grupo de Pesquisa Educação Digital (GPe-dU UNISINOS/CNPq): coordenação da professora Eliane Schlemmer (UNISINOS) e do professor Daniel Lopes (UFRGS). Certificado pelo CNPq em 2004.
Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq): coordenação da professora Maura Corcini Lopes (UNISINOS) e da professora Morgana Domênico Hattge (UNIVATES). Certificado pelo CNPq em 2010.
Grupo Interinstitucional de Pesquisas em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS/CNPq/UNISINOS): coordenação da professora Gelsa Knijnik (Professora voluntária). Certificado pelo CNPq em 2012.
Grupo de Pesquisa Educação no Brasil: memórias, instituições e cultura escolar (EBRAMIC/CNPq): coordenação da professora Luciane Sgarbi Santos Grazziotin (UNISINOS) e da professora Dóris Bittencourt Almeida (UFRGS). Certificado pelo CNPq em 2013.
Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/UNISINOS/CNPq): coordenação da professora Elí Terezinha Henn Fabris (UNISINOS) e da professora Maria Cláudia Dal’Igna (UNISINOS). Certificado pelo CNPq em 2015.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia da Educação (UNISINOS/CNPq): coordenação do professor Rodrigo Manoel Dias da Silva (UNISINOS). Certificado pelo CNPq em 2018.
As Redes são articulações regionais, nacionais e internacionais que mantem contato e relações para trocas e fortalecimento das pesquisas. No PPGEDU, são várias as redes que são acionadas pelos professores, mas de forma mais intensa são as seguintes Redes:
Núcleo Em Rede: além do PPGE da UNISINOS, compõem o Núcleo em Rede as seguintes instituições: UNIOESTE/Foz Iguaçu; UNESP/Marília; UFSC/SC. UPF/RS; URI/RS; IFRS; Centro Universitário La Salle; Universidade Federal da Fronteira Sul; e a Universidade do Minho/Portugal.
Rede Iberoamericana De Trabalho E Estudos Sobre Educação Profissional E Evasão Escolar – RIMEPES: é um grupo Iberoamericano e várias IES brasileiras fazem parte do grupo, incluindo a UNISINOS, instituições latino-americanas e europeias (Itália, Espanha, Portugal).
Red De Investigación Em Educación Y Pensamiento Contemporáneo: formada por pesquisadores do PPGEdu da UNISINOS e das seguintes instituições: UNICAMP; USP; UNIFESP; UFRGS; Universidad Nacional de Mexico (UNAM), Universidad Pedagogica y Tecnologica de Colombia (UPTC), Universidade Minuto de Dios (UNIMINUTO) e Universidad de Los Andes (UdeA).
Rede Interdisciplinar E Multidisciplinar De Pesquisa (RIMPS) Do Instituto Latino- Americano De Estudos Avançados (ILEA): com o Projeto "Cartografias do pensamento na infância: composições entre arte, educação e filosofia", composto pelas seguintes instituições: UFRGS, UNISINOS, UERJ, UNEB, UCS, UERGS, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, SMED/POA.
Rede De Pesquisadores Da Dinamarca (Aalborg University), Suécia (Malmo University), Colômbia (Universidad Nacional Pedagógica) e Brasil (UNISINOS). Sob coordenação da pesquisadora profa. Dra. Gelsa Knijnik e seu grupo de pesquisa participam dessa rede as pesquisadoras do GIPEMS/CNPq.
Red De Investigadores Y Gestores En Internacionalización De La Educación Superior De América Latina (REDALINT). Rede estabelecida por meio do Centro de Estudos sobre Internacionalização (PPGEdu/UNISINOS) com países da América Latina. Formada por pesquisadores do PPGEdu da UNISINOS e das seguintes instituições: Universidade Estadual Paulista, Univesidad Nacional del Comahue e Universidad Nacional del Sur.
CLACSO, por meio do Grupo de Trabajo: Educación popular y pedagogías críticas: O grupo é coordenado por Anahi Guelman, Secretaría de Investigación y Posgrado Universidad de Buenos Aires (Argentina), por Edgardo Leandro Álvarez Puga, do Programa Interdisciplinario de Investigaciones en Educación – (Chile), por Mónica Fernanda Salazar Castilla, do Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud Alianza, Universidad de Manizales (Colombia), e integrado por pesquisadores da América Central, do Caribe e da América do Sul.
Appeal – Alternativas Pedagógicas E Perspectivas Educativas Na América Latina: Programa de investigação latinoamericano iniciado em 1981 no México, com a Dra. Adriana Puiggrós. Participam ainda a Universidade Francisco José de Caldas (Colômbia), a Universidade Estadual do Ceará (Brasil) e a pelo Grupo Mediações Pedagógicas e Cidadania da UNISINOS.
The Immersive Learning Research Network (ILRN): Organização internacional de desenvolvedores, educadores e profissionais de pesquisa que colaboram para desenvolver o potencial científico, técnico e aplicado da aprendizagem imersiva.
Red De Inducción A La Docencia / Rede Inserçao No Ensino – Red de intercambio sobre los problemas y procesos de formación del profesorado principiante en cualquiera de los niveles educativos. Coordenado pelo prof. Carlos Marcelo Garcia de Espanha. Uma rede internacional de investigadores.
A avaliação da pesquisa compreende: acompanhamento por parte do professor orientador da formação e do desenvolvimento do pesquisador em diferentes atividades desenvolvidas nas orientações e nos Grupos de Pesquisa. Também compreende o desenvolvimento do projeto de pesquisa do mestrando e do doutorando e da dissertação ou da tese.
Sobre a avaliação nas bancas de qualificação e defesa final:O estudante deve observar os prazos regulamentares e ter a aprovação da banca constituída e a avaliação registrada, em parecer escrito, elaborado em conjunto pela banca, conforme previsto no Regimento e detalhado no Regulamento interno (o Regulamento interno é um documento mais flexível, construído no Programa e visa orientar as práticas cotidianas).
No mestrado: formada por dois professores doutores sendo um da instituição e outro externo à instituição. O professor orientador deverá presidir a banca, caso esteja impossibilitado de participar e sob justificativa, o coordenador do Programa poderá nomear um representante para coordenar a sessão. Será considerado presente o avaliador que estiver participando da banca de qualificação de projeto ou banca final de Dissertação ou de Tese, por webconferência ou modalidade afim. A participação dos avaliadores externos poderá se dar mediante a entrega de parecer por escrito.
A avaliação final da defesa de dissertação deve conter um parecer conclusivo da banca. Além disso, deve estar indicada na ficha de avaliação a condição da aprovação e entrega na secretaria do programa da versão final do trabalho.
No doutorado: formada por quatro professores doutores, dois da instituição e dois externos à instituição. O professor orientador deverá presidir a banca, caso esteja impossibilitado de participar e sob justificativa, o coordenador do Programa poderá nomear um representante. Será considerado presente o avaliador que estiver participando da banca de projeto ou final, por Skype ou modalidade afim. A participação dos avaliadores externos poderá se dar mediante a entrega de parecer por escrito. Para a banca final de tese deve ser emitido um parecer final conclusivo de todos os integrantes da banca e indicado na ficha de avaliação se a tese defendida deve ou não ser indicada para o prêmio de teses da Capes. Também deve estar indicada a condição para aprovação da tese e entrega na secretaria do programa da versão final do trabalho.
Na esquisa A avaliação da pesquisa compreende: acompanhamento por parte do professor orientador da formação e do desenvolvimento do pesquisador em diferentes atividades desenvolvidas nas orientações e nos Grupos de Pesquisa. Também compreende o desenvolvimento do projeto de pesquisa do mestrando e do doutorando e da dissertação ou da tese.
Sobre a avaliação nas bancas de qualificação e defesa final:O estudante deve observar os prazos regulamentares e ter a aprovação da banca constituída e a avaliação registrada, em parecer escrito, elaborado em conjunto pela banca, conforme previsto no Regimento e detalhado no Regulamento interno (o Regulamento interno é um documento mais flexível, construído no Programa e visa orientar as práticas cotidianas). Composição de bancas No mestrado: formada por dois professores doutores sendo um da instituição e outro externo à instituição. O professor orientador deverá presidir a banca, caso esteja impossibilitado de participar e sob justificativa, o coordenador do Programa poderá nomear um representante para coordenar a sessão. Será considerado presente o avaliador que estiver participando da banca de qualificação de projeto ou banca final de Dissertação ou de Tese, por webconferência ou modalidade afim. A participação dos avaliadores externos poderá se dar mediante a entrega de parecer por escrito. A avaliação final da defesa de dissertação deve conter um parecer conclusivo da banca. Além disso, deve estar indicada na ficha de avaliação a condição da aprovação e entrega na secretaria do programa da versão final do trabalho.
Confira as próximas Qualificações e Dissertações de Mestrado.
Confira as próximas Qualificações e Dissertações de Doutorado.
Formulário para a apresentação de trabalhos em eventos científicos (DOC)
Modelo de ppt para utilizar nas apresentações (PPT)
Ofício Circular Portaria CAPES nº 206 (PDF)
Portaria Capes n. 132.Auxílio Diário (PDF)
Nova Portaria da CAPES n. 227. (PDF)
Portaria da CAPES n. 2016. (PDF)
Critérios para aproveitamento de créditos (PDF)
Confira o edital para o processo de seleção para publicação de livros do PPG Educação (PDF)
Veja a lista de pré-inscrições para publicação de livros do PPG Educação (PDF)
Aditivo do edital do processo seletivo para publicação de livro do PPG Educação (PDF)
Lista de homologados para o edital de livros (PDF)
Aditivo 2 para o edital do processo seletivo para publicação de livro do PPG Educação (PDF)
Segundo os objetivos do PPG em Economia, o perfil do egresso deve compreender habilidades e competências que permitam:
a) exercer a docência e a orientação, em nível de graduação e de pós-graduação;
b) desenvolver pesquisa científica em nível superior;
c) ter capacidade de integrar teoria e prática;
d) compreender de forma crítica e socialmente responsável a realidade econômica e social em que está inserido;
e) entender os problemas e propor soluções, tanto no setor privado (empresas), quanto no setor público e em organizações diversas da sociedade civil.
O PPG em Economia formou, até dezembro de 2018, 149 mestres.