NOTÍCIAS

Image
Professores conhecem a proposta do programa Universidades + Engajadas

Professores conhecem a proposta do programa Universidades + Engajadas

Despertar os alunos para a relevância de gerar impacto social para além do negócio: foi com esse objetivo que um grupo de professores das disciplinas de empreendedorismo da Unisinos estiveram reunidos no Portal de Inovação na última sexta-feira, 23. Durante o encontro, os docentes conheceram o Universidades + Engajadas, programa que visa apoiar instituições de ensino superior a se tornarem referência nas agendas de inovação social, investimentos e negócios de impacto. A iniciativa é da Coalizão pelo Impacto, ação correalizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e parceiros. 

De acordo com o gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bitencourt da Silva, o movimento tem como foco desenvolver entre os estudantes a cultura empreendedora orientada para negócios que gerem impacto na sociedade. "A ideia é que possamos sensibilizar nossos alunos para os desafios socioambientais. A resolução dos problemas globais passa pelo empreendedorismo e aqui na Universidade e no Parque Tecnológico temos espaço para estimular essas ideias inovadoras", afirmou.  

Na abertura do encontro, a gerente da Academia Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Camila Aloi, apresentou aos professores o programa Universidades + Engajadas, relatando a proposta de organização do ecossistema dos negócios de impacto. Ela ressaltou o papel estratégico dos docentes para a expansão e formação de público. "A ideia é preparar cidadãos que estejam conectados com uma nova economia que combine geração de trabalho e renda com melhoria da vida das pessoas e do planeta", pontuou.  

Após a apresentação, o grupo liderado pelas professoras Cláudia Stadtlober e Gabriela Gonçalves começou a desenhar as primeiras ações para implementação do programa. "A intenção é promover nas disciplinas a temática de negócios de impacto de forma transversal e alinhada", explicou Gabriela. Para isso, serão realizados ciclos para troca de ideias, metodologias de ensino e compartilhamento de materiais a serem trabalhados em sala de aula. Também serão oferecidas oficinas de formação docente para fomento do tema.   

Sobre o Universidades +Engajadas 

O programa faz parte da Coalizão pelo Impacto e visa contribuir para que as instituições participantes sejam referências na agenda de Investimentos e Negócios de Impacto em suas localidades. 

Até 2027, a Coalizão pelo Impacto aportará 34 milhões de reais para desenvolver simultaneamente, em parceria com organizações locais, 6 Ecossistemas de Impacto em cidades das 5 regiões do Brasil: Belém, Fortaleza, Brasília, Campinas, Paranaguá e Porto Alegre. Por meio do fortalecimento de organizações com perfil de dinamizadoras do ecossistema de impacto, a Coalizão pretende apoiar negócios de impacto que movimentarão PIBs locais com produtos e serviços que respondem a problemas socioambientais.  

De acordo com definição do ICE, negócios de impacto podem resolver problemas sociais e ambientais de forma complementar às políticas públicas e à ação do terceiro setor.   

PORTAL DE INOVACAO.png

© 2024

Search