NOTÍCIAS

Image
Pesquisadores do itt Oceaneon realizam expedição antártica em busca de pistas climáticas

Pesquisadores do itt Oceaneon realizam expedição antártica em busca de pistas climáticas

Fósseis são verdadeiras cápsulas do tempo: rochas ou sedimentos podem preservar plantas, vestígios de animais e outros rastros que ajudam a contar a evolução do Planeta. Esses indícios valiosos revelam mudanças e fenômenos de milhões de anos e os pesquisadores do itt Oceaneon foram em busca dessas pegadas do passado em uma expedição antártica que durou quase dois meses.

O coordenador do itt Oceaneon, Gerson Fauth, a aluna de pós-doutorado do projeto Paleoclima da Geologia Unisinos, Leslie Márquez e a doutoranda do PPG em Geologia da Unisinos, Bruna Schneider embarcaram na Operantar 41, uma operação que faz parte do Programa Antártico Brasileiro. A saída do Brasil aconteceu no dia 28 de dezembro e a primeira parada foi em Punta Arenas, no extremo sul do Chile, onde a equipe realizou atividades de campo juntamente com pesquisadores do Instituto Antártico Chileno (INACH). Em seguida, embarcaram no navio Ary Rongel, atravessaram a Passagem de Drake e pararam na Base Brasileira sediada nas Ilhas King George.

Na sequência, o trio foi lançado de helicóptero na Ilha Seymour, onde aconteceu o trabalho de campo. A localidade reserva materiais ricos para os estudos geológicos: nela são encontrados fósseis que contam a história geológica da evolução do Atlântico Sul e do rompimento entre América do Sul e Antártica, fenômeno que causou uma importante mudança climática. Segundo Fauth, estudos desses eventos permitem traçar relações com as alterações climáticas atuais, ajudando a prever o que pode acontecer no futuro.

Por aproximadamente um mês, a equipe coletou fósseis e microfósseis nos afloramentos. "Realizamos caminhadas de até 20 km reunindo amostras e fazendo perfis geológicos destes sedimentos. Essas rochas que datam de 23 a 66 milhões de anos nos possibilitarão estudar momentos de aquecimento e esfriamento da terra", explica Fauth. Os pesquisadores foram resgatados pelo navio Ary Rongel para o retorno e chegaram em terra firme no Brasil no dia 22 de fevereiro.

De acordo com Fauth, o material seguirá agora para análise nos laboratórios do itt Oceaneon e o resultado da pesquisa será relatado em artigos científicos. "Recebemos com muita alegria a oportunidade de realizar uma expedição como essa, que nos dá acesso a amostras raras de serem coletadas, fósseis que contam a história da nossa evolução. Essa imersão de estudo das mudanças climáticas possibilita o desenvolvimento da pesquisa científica e estimula a formação acadêmica de mestres e doutores", finaliza.

PORTAL DE INOVACAO.png

© 2024

Search