NOTÍCIAS

Image
Participação do itt Performance no 64° Congresso do Concreto

Participação do itt Performance no 64° Congresso do Concreto


O itt Performance marcou presença no 64° Congresso do Concreto, realizado entre os dias 18 e 21 de outubro em Florianópolis. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), reuniu profissionais e especialistas do setor de estruturas de concreto e ofereceu uma série de atividades, incluindo palestras magnas internacionais, seminários e sessões técnico-científicas. 

Uma das novidades desta edição foi a apresentação da primeira estrutura em Ultra-high performance concrete (UHPC), ou Concreto de Ultra-Alto Desempenho, um material conhecido por sua notável resistência. Projetada como uma passarela que serviu de entrada para o evento, a estrutura foi dimensionada pelo escritório do professor Diego Schneider, docente licenciado da Engenharia Civil da Unisinos, com a colaboração de egressos do curso. A especificação do concreto, sua dosagem, mistura e lançamento, foram de responsabilidade do coordenador do itt Performance, professor Roberto Christ, seguindo o método UNISINOS de dosagem de UHPC, publicado em sua tese de doutorado. 

A equipe técnica do itt Performance também desempenhou um papel importante no congresso. Alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Unisinos organizaram as sessões científicas e os controles de mídia do local. O coordenador do itt Performance, professor Roberto Christ, a coordenadora do curso de Engenharia Civil e pesquisadora do itt Performance, Fernanda Pacheco, e o analista Henrique Kramer foram responsáveis por gerenciar as sessões e avaliar mais de 500 artigos científicos apresentados durante o encontro. 

Por fim, o engenheiro civil Hinoel Ehrenbring, que atua como responsável técnico pelo itt Performance, apresentou o seu livro, escrito em colaboração com o professor Bernardo Tutikian, abordando o tema ECC - Engineered Cementitious Composite, também conhecido como concreto flexível. Este livro marca o pioneirismo no Brasil, sendo o primeiro trabalho dedicado a esse assunto no país. 

"É importante destacar que o itt Performance se consolida como uma instituição de ponta, que tem atuado na pesquisa e no desenvolvimento de sistemas e materiais inovadores. O congresso proporciona visibilidade para o Instituto e as inúmeras oportunidades que ele proporciona reforçam nossa inserção na área", explica Fernanda.

PORTAL DE INOVACAO.png

© 2024

Search