itt Performance atualiza a acreditação das normas de resistência ao fogo

O Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil (itt Performance), vinculado a Unisinos, permanece alinhado aos padrões nacionais de qualidade. O reconhecimento foi avaliado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), após a atualização das normas de resistência ao fogo de elementos estruturais (NBR 5628) e sistemas de vedação vertical (NBR 10636) realizadas pelo órgão em 2022.

Após o acompanhamento dos ensaios realizados pelo itt Performance e uma série de aferições na infraestrutura, desempenho da equipe e armazenamento de dados, o Inmetro revalidou a acreditação do Instituto.

Com esse procedimento, o Laboratório de Segurança Contra Incêndio (LSCI) do Instituto segue habilitado para atendimento e agora passa a ter essas atualizações no escopo, acreditado pelo INMETRO, que afere a qualidade dos ensaios prestados.

Sobre as atualizações das normas do Inmetro

Em 2022, as normas de resistência ao fogo de elementos estruturais (NBR 5628) e sistemas de vedação vertical (NBR 10636) foram atualizadas, tornando a avaliação desses sistemas mais rigorosa.

Agora, a amostra ensaiada deve representar fielmente o sistema que é executado no canteiro de obras. Durante o ensaio, a amostra é submetida a uma curva de aquecimento padronizada que simula um incêndio, onde são observados os seguintes aspectos: isolamento térmico (I), estanqueidade (E) e resistência mecânica.

Para sistemas de vedação vertical, a resistência mecânica é avaliada por meio da aplicação de um impacto mecânico (M) e para sistemas estruturais, é avaliada por sua capacidade portante (R). Ao final do ensaio, é atribuído o período em que a amostra manteve cada um dos itens avaliados.

PORTAL DE INOVACAO.png