Um ensaio sobre framework para transformação digital

Resumo

transformação digital é massivamente discutida e apontada como fator-chave para que as empresas sejam capazes de sobreviver à era digital. Porém, há o risco de que as empresas adotarem soluções genéricas sem um alinhamento com enfoque estratégico, criando, assim, uma desvinculação das realidades da empresa e culturas organizacionais. Essa percepção tem sido destacada em diversos fóruns, na academia autores com Vial (2019) e Gupta (2018) apontam gaps de pesquisa nesse sentido, o que encontra eco nas empresas, e são destacados em publicações especializadas como a MIS Quarterly Executive. Assim, este ensaio teórico se justifica, tanto no campo prático, como no campo acadêmico, uma vez que se observa a necessidade de estudos que contribuam para que as empresas possam incluir na pauta de seu planejamento estratégico o tema da Transformação Digital. Vale ressaltar que este ensaio é parte de uma pesquisa maior, que tem como método a Design Science Research e buscará propor como artefato um Framework para o apoio da estratégia de transformação digital. Diante desse contexto, o presente estudo visa compreender os critérios que devem ser considerados e avaliados na concepção deste referido Framework direcionador do planejamento da estratégia de operação da transformação digital.

PORTAL DE INOVACAO.png

© 2024