O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil

 

Resumo

Este trabalho visa aprofundar o entendimento sobre a potencial dificuldade que os executivos, no varejo, podem apresentar em equilibrar as demandas por resultados de curto e longo prazo. A pesquisa tem como objetivo analisar como o paradoxo curto-longo prazo se manifesta e influencia o processo decisório de executivos do varejo brasileiro. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas: Papel Econômico do Varejo, Liderança e Paradoxos Estratégicos, e Tomada de Decisão. O método utilizado foi qualitativo, de natureza exploratório–descritivo. Foram coletados dados empíricos através de 12 entrevistas semiestruturadas, com executivos de empresas brasileiras do varejo alimentar. O tratamento dos dados foi através da Análise de Conteúdo, sendo identificadas categorias-chave e subcategorias. Os principais resultados mostram que alguns temas são percebidos como processos interligados de forma dinâmica e complementar. Ficou evidente a percepção da importância da gestão focada nos stakeholders, em que todas as partes interessadas são incluídas no processo de análise de possibilidades, tomada de decisão e elaboração dos planos de longo prazo, como tendo grande potencial de influência na gestão do paradoxo curto e longo prazo. Este estudo contribui com insights sobre os aspectos da organização e elementos que influenciam para um maior equilíbrio da gestão do paradoxo curto longo prazo.

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