Virada Sustentável discute como gerar impacto positivo na sociedade

Durante esta manhã, 30/3, foram apresentadas algumas marcas sustentáveis

Crédito: Divulgação

Evento sobre sustentabilidade movimentou o Campus Unisinos Porto Alegre, hoje (30/3). Os convidados discutiram formas de gerar impacto positivo através da força dos negócios, criando valor compartilhado para as marcas e para a sociedade. O evento faz parte da 2ª edição da Virada Sustentável em Porto Alegre.

Durante toda a manhã, painelistas apresentaram um pouco sobre suas empresas e como o assunto é trabalhado em cada uma. O público que lotou o espaço, teve a oportunidade de dividir um pouco do conhecimento e dúvidas sobre o assunto.

O primeiro painel teve como tema “Empresas B: como uma causa dá origem a um negócio”. O mediador foi Tomás de Lara, colíder do Sistema B no Brasil. Participaram o CEO e sócio da Mãe Terra, Alexandre Borges; sócio fundador da Zebu Mídias Sustentáveis, Amon Pinto; o designer, engenheiro ambiental e um dos fundadores do escritório de design MateriaBrasil, Bruno Temer; e o gerente da filial sul da Recicladora Urbana no Brasil, Gabriel Longo.

Tomás destacou a importância da participação das empresas na transformação sustentável. “Não basta pensar só em inovação na hora de fazer um produto. É inovar com produtos sustentáveis que conseguem gerar valor compartilhado para toda a cadeia que faz parte direta ou indiretamente, inclusive o meio ambiente”, ressaltou.

Crédito: Divulgação

Os participantes falaram sobre a geração de lucro sem gerar desigualdade e deterioração do meio ambiente. Eles destacaram suas opiniões sobre sustentabilidade e criação de valor compartilhado através dos negócios. Alexandre falou sobre a diferença que a transparência pode fazer para uma empresa, ao criar vínculo com as marcas e oportunizar o diálogo.

O segundo painel discutiu sobre “Como empresas reconhecidas estão inovando para resolver problemas da sociedade”. A mediadora foi Camila Viana, mestre em Gestão e Negócios pela Unisinos e pela Universidade de Poitiers na França. Os participantes foram: Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem (SP); Marta Valli, diretora jurídica e Lead de Recrutamento ThoughtWorks; e Jonathan Colombo, gerente responsável pelo investimento social da IBM Brasil.

Os representantes das empresas da área de inovação e tecnologia, falaram sobre geração de impacto socioambiental positivo através de projetos e processos ligados aos seus negócios. Jorge contou que a Braskem adere ao movimento sustentável de forma mais ampla. “Está sempre buscando ampliar a participação de outras empresas no engajamento sustentável”, enfatizou.

Até o próximo domingo, 2/4, a Virada Sustentável reúne diversas atrações e atividades, simultaneamente, em diferentes locais de Porto Alegre. As principais temáticas abordadas são: empreendedorismo e inovação sustentável; educação para sustentabilidade; ecogastronomia e alimentação saudável. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A Unisinos é parceira e patrocinadora do evento.

A programação completa no site da Virada Sustentável.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar