VI Windec promove discussões sobre segurança contra incêndio

Crédito: Melissa Alves

Um evento com casa cheia: o VI Workshop de Segurança contra Incêndio no Desempenho das Edificações (Windec) contou com público expressivo para conferir a programação de palestras e bate-papos que aconteceu na última sexta-feira, 4/11, no Anfiteatro Padre Werner, Campus São Leopoldo.

Com o objetivo de incentivar a pesquisa sobre a segurança contra incêndio, a iniciativa aproximou a cadeia construtiva da temática. Os painéis ministrados por especialistas e fabricantes do setor trouxeram novidades do mercado, atualizações das normas e estudos de caso para análise.

Crédito: Melissa Alves

A coordenadora do itt Performance, professora Maria Fernanda de Oliveira, abriu o evento falando sobre a importância de conectar o conhecimento acadêmico com a realidade do mercado. “Estamos cumprindo um papel social ao fazer essa interface entre a formação, pesquisa e a relação com o setor produtivo”, afirmou. O gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bitencourt, também enfatizou os esforços da Universidade para promover impactos sociais positivos para a sociedade. “Trabalhamos a tecnologia e a inovação aplicadas para transformar e preservar vidas”, frisou.

Crédito: Melissa Alves

Ensaios e oficinas

As demonstrações práticas também estiveram entre os destaques da programação: no sábado, 5/11, aconteceram as oficinas de aplicação de selagem corta fogo e de tinta intumescente. Fechando o evento, o workshop realizou o primeiro ensaio de reação ao fogo em fachadas. O foco das atividades foi apresentar o conhecimento técnico aos profissionais e estudantes que atuam na área da construção civil, bem como capacitar integrantes de Corpos de Bombeiros.

O professor do curso de Engenharia Civil e pesquisador do itt Performance, Roberto Christ, destacou a atuação do Instituto, que responde as demandas da sociedade. “Casos de desastres nos desafiam a encontrar soluções. Além do ineditismo de alguns ensaios, trabalhamos na avaliação de materiais, buscando mais segurança contra incêndios nas construções”, explicou.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar