Unisinos recebe R$ 8,5 milhões da Petrobras para projeto de educação socioambiental

Iniciativa visa promover sistemas agroflorestais e educação socioambiental, fortalecendo comunidades locais

Crédito: Bruno de Castro – Divulgação Petrobras

A Unisinos foi selecionada no Programa Petrobras Socioambiental 2023 e vai receber recurso de R$ 8,5 milhões. O objetivo do programa é fomentar a implementação de ações com potencial para promover transformações socioambientais nas populações residentes nas áreas de atuação da estatal. Com um investimento total de R$ 212 milhões, 31 projetos socioambientais voltados para comunidades do Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil foram contemplados nesta etapa. O anúncio aconteceu no dia 22 de agosto, durante uma cerimônia no Rio de Janeiro, que contou com a presença do professor Luiz Rohden, Decano da Escola de Humanidades da Unisinos.

Sob a título “Educar para crescer: uma abordagem transversal entre direitos humanos, inovação e sustentabilidade”, o projeto da Unisinos insere-se na linha de atuação dedicada à “Educação”. A proposta busca promover sistemas agroflorestais como um meio de cultivo de alimentos, contribuindo para a

recuperação de ecossistemas florestais, preservação da biodiversidade e melhorias na qualidade de vida. A iniciativa abrange uma série de atividades, incluindo a formação continuada de professores, gestores públicos e instituições educacionais. Além disso, envolve a criação de parques naturalizados, ações de educação socioambiental para crianças, jovens e suas famílias e capacitação de grupos vulneráveis, como mulheres, refugiados, migrantes em situação de vulnerabilidade e a comunidade afrodescendente e indígena.

A execução dessa iniciativa ocorrerá nos municípios de Esteio e Canoas, articulando diversos projetos sociais da Unisinos, incluindo aqueles ligados à Escola de Humanidades, ao Instituto de Educação, ao Programa Tarin e a outras Escolas da Universidade e seus subprojetos. Isso envolverá tanto estudantes de graduação quanto de pós-graduação. O escopo das ações visa facilitar o acesso à educação de qualidade, com ênfase no desenvolvimento de competências profissionais, a ampliação de inserção profissional e a promoção da geração de renda por meio da educação e da responsabilidade ambiental.

“A Unisinos reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o progresso social por meio de sua participação no Programa Petrobras Socioambiental. O projeto ‘Educar para Crescer’ reflete o empenho da Universidade com a formação integral das pessoas e com a promoção de mudanças positivas para o bem-estar das comunidades em que está inserida. A iniciativa fomenta a sustentabilidade ambiental entrelaçada com o desenvolvimento econômico regional e a melhoria da qualidade de vida”, explica Rohden.

Sobre o Programa

O Programa Petrobras Socioambiental estrutura os investimentos socioambientais da Companhia, procurando incentivar transformações positivas para o meio ambiente e para as comunidades onde a Petrobras atua por meio do desenvolvimento e fortalecimento de parcerias. O objetivo, segundo a estatal, é manter o respeito aos direitos sociais, ambientais, territoriais e culturais das comunidades e populações locais, gerando resultados positivos em temas socioambientais relevantes para o negócio e para a sociedade.

A Seleção Pública Petrobras Socioambiental 2023 contemplou projetos com duração prevista de 36 meses que atuam nas proximidades das operações da

Petrobras e/ou com temáticas prioritárias para o negócio, em quatro linhas de atuação: Educação, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Florestas e Oceano.

Neste ano, o número de inscrições superou as expectativas: 414 projetos não incentivados e 37 projetos incentivados.