Vestibular de Verão 2015/1

Confira tudo que rolou nesse sábado na Unisinos

Crédito: Rodrigo W. Blum

O vestibular chegou, e com ele, é hora de colocar em prática tudo o que foi aprendido nos últimos anos. Durante todo o sábado, 22 de novembro, vestibulandos lotaram os campi da Unisinos em Porto Alegre e São Leopoldo. Cada candidato, a seu modo, buscou técnicas para não esquecer o que foi estudado e afastar o nervosismo.

Nem eram 9h ainda e o movimento dos corredores já era grande, a expectativa tomava conta dos estudantes. Nesta seleção mais de sete mil vestibulandos disputaram uma vaga nos mais de 70 cursos de graduação oferecidos pela Unisinos. Familiares e amigos tiveram, na Praça do Vestibular, um espaço de lazer e descanso em meio a maratona de provas.

Mães que aguardavam seus filhos durante a prova de redação, que aconteceu essa manhã, deram dicas para manter a calma. “Não tem receita, o negócio é ter paciência e lembrar do que estudou”, afirmou Beatriz Tabasnik, de Porto Alegre, que veio acompanhar a filha Rafaela, que está fazendo vestibular para Comunicação Digital. Jaqueline Figueiró, mãe de Vivian, que disputa uma vaga para o curso de Gastronomia, contou que em sua casa foi feito todo um ritual para deixar a filha tranquila na hora da prova. “Viemos um dia antes aqui na Unisinos, conhecer a sala da prova para diminuir a ansiedade. Além disso, a Vivian tomou chá de camomila ontem à noite e teve alguns cuidados com a alimentação: evitou tomar leite e buscou ingerir alimentos leves, como saladas”, relatou.

As provas

A ansiedade deu lugar para a concentração quando os ponteiros do relógio apontaram para as 9h30, horário que marcou o início do vestibular de verão 2015/01 da Unisinos.  A primeira etapa da avaliação, que encerrou às 11h30, consistiu na Prova de Redação. Os vestibulandos puderam optar entre dois assuntos para construir um texto argumentativo. “Cheguei nervosa, mas fiquei tranquila durante a redação. A possibilidade de escolher entre dois temas e a orientação que recebemos colaboraram pra isso”, destacou Alina Rupp, que concorre a uma das vagas oferecidas para o curso de Psicologia.

Alina veio para Unisinos acompanhada da amiga Estefânia Ribas, que também prestou vestibular para Psicologia. Além da amizade e os anseios profissionais, elas compartilham a ansiedade pelos resultados e o ingresso na vida acadêmica. “A qualidade e credibilidade da Unisinos é reconhecida. Sonhamos há muito tempo em sermos psicólogas, em decorrência dos nossos contextos familiar e de trabalho. Será muito bom estudar aqui”, afirmou Estefânia.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O curso escolhido pelas amigas é um dos mais procurados no campus de São Leopoldo, dividindo o ranking com Direito, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Arquitetura. A sala que ficou sob a supervisão do fiscal Eduardo Martins, que é professor dos cursos de Engenharia, estava diversificada quanto ao número de cursos concorridos. “Temos pouquíssimas repetições entre as opções dos vestibulandos, um baixo índice de abstenção e nenhuma ocorrência de atraso. O clima ameno que tivemos pela manhã, sem a chuva que estava prevista pra hoje, colaborou com o deslocamento dos vestibulandos até a universidade”, registrou.

Eram quase 13h30 quando a grande movimentação da Praça do Vestibular passou a ocupar os corredores que guiavam os aspirantes da academia para as salas de aula, onde seria dada a largada para a Prova Objetiva. Tiveram que resolver 50 questões divididas entre Língua Portuguesa, Ciências Humanas e Cultura Geral (História, Geografia, Filosofia e Literatura), Ciências Exatas (Matemática e Física), Ciências da Natureza (Química e Biologia) e de Língua Estrangeira (opção entre Inglês e Espanhol).

A tranquilidade estava estampada no rosto do Maurício Azambuja que, embora não tenha certeza do resultado, acredita ter alcançado um bom número de acertos.  “Pretendo cursar Engenharia Civil. Minha proximidade com os números é maior do que com outras áreas, por isso acho que me saí bem na parte de Ciências Exatas”, constatou. Já Larissa Maria Hansen, que almeja o curso de Fotografia, teve mais facilidade na parte de Ciências Humanas e Cultura Geral, em especial Literatura. “Realmente fui testada por essa prova. Consegui fazer todas as questões, mas tive dificuldade nas questões de Exatas. De qualquer forma, acredito ter me saído bem”, concluiu.

Confira o gabarito da Prova Objetiva.  O listão dos aprovados será disponibilizado na quarta-feira, 26 de novembro.

Praça do Vestibular

Quem veio fazer o vestibular no campus São Leopoldo da Unisinos, ou acompanhar um candidato, encontrou na Praça do Vestibular, um ambiente acolhedor, com atividades de lazer e descanso. O espaço foi uma ótima opção para o intervalo das provas e para quem esperava os vestibulandos.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Café, guloseimas e chimarrão estiveram à disposição de quem passava pelo local durante todo o dia e das 10h30 às 14h houve distribuição de pipoca aos candidatos. O espaço net contou com computadores para uso coletivo, que ajudava a passar o tempo mais rápido, além de tomadas para recarga dos celulares.

Ações da Unidade Acadêmica de Educação Continuada também marcaram a programação do dia, entre elas o Projeto Verão 2015, que lançou os Cursos de Verão da graduação em Engenharia de Alimentos. Com uma atividade em parceria com a empresa Hexus, os vestibulandos puderam fazer testes sensoriais com os sorvetes feitos pelo curso. Patrícia Kotz, de Novo Hamburgo está concorrendo a uma vaga para o curso de Direito e aprovou a ideia. “É divertido”, disse, enquanto saboreava um sorvete verde, que segundo ela tinha sabor de morango. “Achei que fosse um brinde, não sabia que era um teste! Foi surpreendente”, concluiu.

O Instituto do Idiomas da Unisinos, Unilínguas também lançou uma campanha bem humorada para incentivar as pessoas a falar outras línguas. O Donut’s Unilínguas: Fale outro idioma tão bem quanto o Português! O objetivo da ação foi chamar a atenção de futuros alunos para o doce típico americano e estimular o estudo de outro idioma. Caroline Caetano, de São Sebastião do Caí, é vestibulanda de Pedagogia e experimentou a rosquinha. “Muito interessante a ideia, não estudo nenhuma língua, mas se for aprovada no vestibular talvez resolva cursar espanhol aqui”, afirmou.

Integrantes do Pasec, projeto social da Unisinos, estiveram distribuindo mil mudas de chás e temperos, das 9h ao meio dia. Entre as plantas oferecidas pelo grupo estavam manjericão, melissa, hortelã e alecrim. “O objetivo da iniciativa é incentivar o cultivo de hortas em pequenos espaços e promover a integração com a natureza e a terra”, explicou a bióloga do projeto, Daiani Santos.

Crédito: Rodrigo W. Blum

No intervalo entre as provas, a equipe do Pretinho Básico esteve presente na Praça do Vestibular. O grupo animou os vestibulandos com apresentações de alguns comunicadores, como o Mr. Pi, Porã e Potter. Piadas sobre vários temas ajudaram a descontrair, para que os candidatos estivessem tranquilos para as questões objetivas da prova da tarde.

Cristian Aquirre, candidato ao curso de Segurança da Informação, passou pela Praça do Vestibular e achou o espaço importante para trocas. “Aqui futuros alunos podem conversar com os coordenadores de seus cursos e tirar dúvidas e isso é muito importante”. O estudante escolheu o curso por causa de sua afinidade com a área. “Sempre fui de me aventurar em computadores e esse é um campo em expansão”, afirmou.

Em Porto Alegre

O vestibular na capital contou com a presença de alunos de Relações Internacionais para o esclarecimento de dúvidas quanto ao curso. O estudante Arthur Naiditch, 2º semestre, disse que os principais questionamentos de quem pretende ingressar nessa área dizem respeito ao mercado de trabalho e à atuação profissional em si. Ele contou, também, que os candidatos demonstravam tranquilidade nesta manhã. Rafael Wander, 4º semestre, destacou o atendimento da universidade ao vestibulando: “Essa proximidade que a Unisinos mantém com as pessoas é tradição, era assim já na época em que eu prestei vestibular, e isso ajuda a descontrair para as provas”.

Relações Internacionais, aliás, foi um dos cursos mais procurados em Porto Alegre. A candidata Alessandra Andreatta, de Capão da Canoa, tenta uma vaga nessa graduação. Sua irmã, Aléxia, preferiu Jornalismo – também um dos mais procurados. “Decidi com base naquilo que mais gosto de fazer”, disse Aléxia. “O Jornalismo vai me ajudar a dominar idiomas, e essa é minha intenção no momento.” A mãe das vestibulandas, Patrícia Andreatta, chancelou as escolhas das filhas, e acrescentou: “Sempre digo que elas são novas e têm tempo para experimentar, para testar os caminhos que surgem. Se forem aprovadas, que bom. Senão, tudo bem, fica a experiência”. No que depender da expectativa delas, o resultado será o melhor possível.

Assim como RI e Jornalismo, Enfermagem também fez os olhos de muitos candidatos brilharem – os de Marina Scherer, por exemplo, que veio de Osório para conseguir uma vaga na graduação. Ela, que vê a Enfermagem como uma “bonita profissão”, se considera preparada: “Já fiz o vestibular como treineira, agora é para valer”.

Também entre os preferidos, Psicologia foi a escolha de Ana Clara Reichert, de Porto Alegre. Enquanto ela fazia a prova de redação, pela manhã, sua mãe, Lisiane, e seu irmão Luis Gustavo, de apenas nove anos, aguardavam por ela na Praça do Vestibular. A família contou que Ana foi aprovada em outra instituição anteriormente, mas que pensou melhor e preferiu tentar a Unisinos. “Ela levou em consideração as referências da universidade, os resultados do curso e as indicações de amigos”, disse Lisiane.

Crédito: Rafael Casagrande

Assim como Lisiane e Luis Gustavo, quem esperava o retorno de alguém da sala de prova encontrava, na Praça do Vestibular, uma série de conveniências para passar o tempo: computadores com acesso livre à internet, água quente, erva, cuias e bombas para chimarrão, pipoca e café, além de exposição de trabalhos dos alunos de Design e entrega de revistas do curso de Gestão para Inovação e Liderança.

Cursos mais procurados em Porto Alegre: Psicologia, Moda, Relações Internacionais, Jogos Digitais e Jornalismo.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar