Vencedor de concurso de vídeos em japonês, aluno do Unilínguas se prepara para ir ao Japão 

Reprodução Youtube

Após vencer o 2º Concurso de Vídeo da Fundação Japão em São Paulo, o aluno do Instituto de Línguas da Unisinos (Unilínguas), Gregory Torres vai realizar um grande desejo: conhecer a Terra do Sol Nascente. Tendo como prêmio principal uma viagem até o Japão, este concurso nacional estimula o lado lúdico de aprender japonês por meio de vídeos em que cada participante transmite o seu entusiasmo em estudar o idioma.

Graduado em Jogos Digitais pela Unisinos e, há quatro anos, estuda no Unilínguas (atualmente, cursa o Pós-Avançado I), Torres sempre sonhou em trabalhar nesta área e no Oriente. “Curto animes e mangá desde que era guri e, com o passar do tempo, isso virou um amor pela cultura nipônica em si”, enfatiza.

Nesta edição do concurso, o tema proposto foi 3 minutos Dorama – as produções televisivas dramáticas japonesas. Juntamente com os seus colegas de universidade, David César Otto e Luísa Britto Spielman, Torres formou o grupo Nihongo Zen´in e produziram o filme O dia que disse “Gosto de Você(Suki te itta hi, em japonês). O roteiro relata os desencontros de uma paixão e as filmagens ocorreram no próprio campus da Unisinos em São Leopoldo. 

Vencedor na categoria “Prêmio do Juri”, o vídeo foi avaliado por representantes da Embaixada do Japão no Brasil, Câmara do Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e Centro Brasileiro de Língua Japonesas. 

Planos nipônicos

O aluno do Unilínguas já se inscreveu em um intercâmbio de trabalho e estudos pela agência Living Japan. “Vou partir em 2023 e ficar quatro anos lá. Com alguma sorte, arranjo um emprego ou entro em outra faculdade”, planeja.

A viagem, que foi adiada em decorrência da pandemia, ainda não tem roteiros definidos. “Tenho oito meses para começar o processo de elegibilidade com a imigração. Até lá, estou em um grupo de WhatsApp com outros intercambistas. Estamos nos conhecendo, pesquisando as várias opções de escola e, potencialmente, escolhendo companheiros de moradia”, analisa. 

O seu maior interesse é a Human Academy, uma escola de língua japonesa e de desenvolvimento de jogos e mangá/ilustração. “Eles oferecem alguns benefícios e corte de custo para quem migra da escola de línguas para escola técnica”, salienta.   

Orgulho da professora

A professora de língua japonesa do Unilínguas, Satomi Luci Ueda Ymay, enfatiza que o concurso exigiu todo um planejamento da escrita, da fala e até mesmo da atuação dentro do padrão japonês. “Mesmo sendo um filme romântico, dificilmente cenas de beijos são vistas nestas produções”, frisa. 

Satomi comenta que, sempre que possível, insere aspectos culturais e as novidades do Japão em suas aulas. “Muitos sites, vídeos, podcasts, recursos que estão disponíveis na internet, mas que, quando não bem direcionados, se perdem na imensidão do mundo virtual. Tenho muito orgulho e espalhar aos quatro ventos que os nossos alunos são muito ‘sugoi’, a minha expressão predileta, que seria o nosso ‘bah’ aqui no Rio Grande do Sul”, brinca. 

Saiba mais sobre o Unilínguas 

O Instituto de Línguas da Unisinos tem oito opções de idiomas para quem quer ter melhores oportunidades profissionais, participar de programas de mobilidade acadêmicas, fazer viagens internacionais ou estudar sobre uma nova cultura. São eles: Alemão, Coreano, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês e Português para Estrangeiros.  

Se interessou? Para mais informações e realizar sua matrícula ou até mesmo para descobrir o seu nível de proficiência, acesse unisinos.br/unilinguas.  

Unilínguas em novo local 

O Unilínguas está localizado no Centro Comunitário (Redondo) ao lado da entrada principal da Biblioteca no segundo piso, na sala A01 123b. O horário é das 14 às 18h. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar