Na última semana, dias 26 e 27/5, o curso de Psicologia da Unisinos promoveu a V Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais no Anfiteatro Padre Werner, no campus de São Leopoldo. Idealizada por uma comissão de alunos da graduação com interesse na abordagem cognitivo-comportamental, a Jornada contou com apoio acadêmico do curso, da gerência de Graduação e da Escola de Saúde, além de patrocinadores. “Trata-se da retomada dos grandes eventos que marcam a potência e a identidade do curso de Psicologia da Unisinos, um diferencial da nossa formação e que merece destaque”, comentou um dos coordenadores de Psicologia, Saulo G. Tractenberg.
Com o tema “Inovação, ciência e prática”, a 5ª edição do evento reuniu mais de 600 participantes, entre estudantes, professores, profissionais da Psicologia e público externo. A programação foi composta por workshops e mesas temáticas que abordaram, de forma integrada, os fundamentos, inovações clínicas e perspectivas atuais das Terapias Cognitivo-Comportamentais. Os temas contemplaram desde práticas baseadas em evidências até intervenções em contextos contemporâneos como saúde mental, dependência química, psicoterapia em casos complexos, com olhar das Terapias do Esquema e Comportamental Dialética, além de manejos e intervenções em situações de crise climática.

O evento contou com a participação de nomes de referência na área no cenário regional e nacional: Francisco Crauss, Franciele Peloso, Gibson Weydmann, Emanueli Ribeiro Beneton, Kelly Paim, Daiane Rocha de Oliveira, Ricardo Wainer, Leonardo Wainer e Wilson Melo, que trouxeram reflexões fundamentais para a prática clínica. Além disso, a Jornada teve a colaboração e participação de professores do curso de Psicologia, que atuaram como mediadores das discussões. Entre eles, os professores: Alice Willhelm, Ilana Andretta, Melina Lima, Murilo Zibetti, Saulo G Tractenberg e Priscila Lawrenz.
O evento reafirma o compromisso da Unisinos com uma formação crítica, atualizada e sensível às transformações sociais e às demandas da saúde mental.