Universitários apresentam planejamento de longo prazo para Esteio

Propostas foram feitas por alunos de Administração

Crédito: Cristiane Franco

Estabelecer um planejamento estratégico para a cidade de Esteio para os próximos 20 anos. Este foi o objetivo dos trabalhos apresentados por estudantes do curso de Administração da Unisinos ao prefeito Leonardo Pascoal, ao vice, Jaime da Rosa, e a secretários municipais, na noite de segunda-feira, 12 de novembro, durante a aula da disciplina de Administração e Estratégia. Ao todo, seis trabalhos foram expostos, abordando os temas competitividade, meio ambiente, qualidade de vida, esporte e lazer, mobilidade urbana, saúde e educação.

Pascoal destacou a parceria entre Esteio e a universidade e a importância de propor pesquisas que possam efetivamente ser aplicadas à sociedade. “São trabalhos que vão nos auxiliar a pensar a cidade a longo prazo, numa perspectiva diferente, pois via de regra, o planejamento é feito com uma perspectiva político-eleitoral, num horizonte de quatro anos, o que, mesmo tendo lógica, não constrói uma agenda mínima ou de convergência com a sociedade num projeto de longo prazo. Nossa intenção é, com a participação das pessoas, pensar Esteio num horizonte de tempo de quase 20 anos”, expôs.

Crédito: Cristiane Franco

O prefeito afirmou que a atividade dos alunos é o início desse grande projeto, que também será discutido com a sociedade. “Não se trata de uma pauta de governo, mas das pessoas que vivem na cidade, incluindo poder público, iniciativa privada e entidades dos mais diferentes segmentos, para que, independente das sucessões, possa haver um conjunto de estratégias e ações a serem colocadas em prática”, disse. “Quero agradecer aos alunos pelo trabalho. Estamos procurando aproximar a academia da gestão pública porque acreditamos que as mentes mais férteis, muitas vezes, estão no meio acadêmico e precisamos nos valer desse conhecimento e dessa capacidade”, afirmou.

Crédito: Cristiane Franco

“A proposta desse projeto é dar aos alunos a oportunidade, dentro do âmbito acadêmico, de sugerir algumas propostas e ações para o Município, dentro de uma visão a longo prazo. Foi extremamente desafiador para os alunos, pois eles pararam para entender qual a lógica e como funciona um município ao longo do semestre”, explicou o professor Lúcio Gonçalves de Carli, que ministra a disciplina. “Neste processo, os estudantes foram extremamente desafiados em pensar em ações e ideias completamente diferentes, podendo comparar com outros municípios do Brasil, outras histórias, e trazer, em alguns minutos, para o prefeito e a equipe, as ideias, com conceitos teóricos e as sugestões para cada umas das áreas apresentadas”, complementou.

De Carli destacou que trata-se de uma oportunidade única para os alunos. “São poucas as vezes que um acadêmico tem a oportunidade de apresentar suas ideias para quem toma decisão dentro de uma estrutura de governo ou dentro de uma empresa. É desafiador para eles e, com certeza, haverá boas sugestões para incrementar esse trabalho”, disse.