Acervo Prof. Dr. Cirne Lima é inaugurado

Evento marca a doação de milhares de livros da coleção particular do professor

Crédito: Marina Miorim

Em cerimônia realizada na última quinta-feira, 4 de novembro, foi inaugurado o Acervo Prof. Dr. Cirne Lima, onde a Biblioteca Unisinos recebeu a doação de mais de duas mil obras literárias de áreas como filosofia, história, literatura, artes, entre outras. Além disso, outros 250 exemplares da obra completa de Cirne Lima foram destinados aos alunos do curso de Filosofia.

Esteve no local acompanhando o evento a viúva do professor, Maria Tomselli Cirne Lima, que junto do Reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, participou do ato de descerramento do acervo.

Crédito: Marina Miorim

Conheça o Professor Cirne Lima

Nascido em Porto Alegre, em 01 de junho de 1931, Carlos Roberto Velho Cirne Lima possuía uma sólida carreira profissional e intelectual. Deixou um imenso legado para a filosofia brasileira, se colocando nos grandes debates que marcaram os rumos da Igreja Católica na segunda metade do século XX. Foi ainda colega do Papa emérito Bento XVI e aluno de Karl Rahner.

Na área acadêmica, após passagens pela UFRGS e PUCRS, inicia uma trajetória na Unisinos em 2000, onde atuou como professor-pesquisador até 2007 e recebeu o título de Professor Emérito em 2008.

Cirne Lima faleceu no dia 01 de julho de 2020.