Universidade em transformação digital

Tema será abordado durante a Capacitação Colegiado Unisinos

Crédito: Divulgação

Na próxima semana, dias 27 e 28 de julho, acontece a Capacitação Colegiado Unisinos 2020/2. O evento semestral terá como tema Universidade em transformação digital e será online com inscrição na hora. “Ao realizarmos a Capacitação no formato virtual, podemos nos encontrar e refletir sobre as aprendizagens construídas no primeiro semestre, além de olharmos juntos para o futuro da nossa universidade”, explica a coordenadora da Formação Docente, Viviane Inês Weschenfelder.

O objetivo é o compartilhamento de práticas e vivências pedagógicas entre os professores e tutores da Universidade. Esse é um momento de preparação dos docentes para recepção dos alunos no segundo semestre. O diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Pe. Sérgio Eduardo Mariucci destaca que o semestre contou com muito esforço dos professores e professoras no sentido de garantir a continuidade das atividades, em modelo presencial remoto.

“Aprendemos muito, mas novos horizontes de possibilidades se apresentam à nossa frente. A Capacitação, que ocorre a cada semestre, sempre foi uma oportunidade de retomar aspectos do nosso PDI e aprimorar a nossa prática pedagógica. O contexto em que vivemos torna essa “parada pedagógica” ainda mais estratégica”, afirma Pe. Sérgio.

As atividades da Capacitação têm como objetivo oportunizar a reflexão sobre a experiência do primeiro semestre e de mobilizar a (trans)formação docente no contexto digital, reafirmando o compromisso da universidade com a sociedade. A programação contará com a participação do reitor Pe. Marcelo Fernandes de Aqui e do vice-reitor, Pe. Pedro Gilberto Gomes.

“Cada uma das atividades está sendo pensada de modo a refletir sobre o momento que estamos vivendo e desenvolver competências para realizarmos a transformação digital necessária. Como professores universitários, estamos nos reinventando em muitos sentidos, produzindo outras formas de ser docente. Nesse sentido, entendo que toda a programação se complementa, e as atividades do segundo dia trarão ferramentas pedagógicas para o trabalho em sala de aula”, explica Viviane.

Para Pe. Sérgio, a experiência vivida no semestre que finda deixa questionamentos quanto a essa nova realidade que se apresenta. “É um contexto em que a Capacitação, que será inteiramente no ambiente virtual, ganha ainda mais significado. A programação foi construída com muito cuidado e pretende ser um momento de pausa reflexiva, de inspiração e de renovar nossas esperanças e a nossa confiança no que fazemos. A importância diferenciada, entretanto, está na possibilidade de nos encontrar, ainda que a distância, aprendermos juntos e expressar o nosso bem querer uns pelos outros e de todos pela Unisinos”, completa.

A programação da Capacitação leva em consideração assuntos que auxiliam na preparação dos docentes para o retorno das atividades, considerando o início das aulas presenciais do semestre 2020/2 no ambiente virtual. Além da Universidade em transformação digital, serão abordados outros temas relevantes e de muita importância no cenário atual como as perspectivas do pós-Covid-19.